Refrigeração na Antec P180

noup

Power Member
Viva.

Comprei uma Antec P180 e não sei bem como dispôr as 3 ventoínhas que vêm com ela. De origem, a caixa vem com duas ventoínhas atrás (uma em cima e outra por trás) e uma no "túnel" de baixo. Contudo, podia usar uma destas três (possivelmente uma das de trás) para server de intake, à frente, porque lá não tem nenhuma e assim refrigerava mais os discos.

O cpu é um Pentium 4 que aquece um bocado. A placa gráfica (Geforce 6600GT) também aquece um bocado, mas quer esta quer o cpu têm coolers da zalman.

Resumindo, onde é que ponho as ventoínhas? :)
 
Última edição:
Oi.
Eu tenho uma caixa dessas.

O que fiz (no meu caso funciona 5 estrelas) foi:

Substituí TODAS as ventoinhas por NB SX1.
Tirei a ventoinha de topo e tapei a rede com fita de aluminio.
Tapei os buracos atrás junto à ventoinha traseira.
Coloquei apenas as ventoinhas na frente a fazer de intake, em baixo junto à fonte, e atrás a extrair o ar.
Tenho os meus 4 discos na parte de baixo da caixa e não estão nada quentes.
A minha fonte é passiva (hibrida) e com a ventoinha a extrair o calor dos discos e a fazer passar o flow por dentro da fonte, é suficiente para tirar o calor dos discos e fazer circular o ar dentro da fonte de alimentação.

Na parte de cima, ao não ter discos, a fan de intake tem bastante air-flow para arrefecer a board e depois os zalman dão conta do resto.

Espero que tenha ajudado.

Cumps.
 
Obrigado pela resposta! Deu para fazer ideia de uma possível solução, mas no meu caso a disposição dos componentes é diferente.

Eu uso uma fonte da BeQuiet, que tem 2 ventoínhas, e só tenho um disco rígido. Pôr o disco em baixo seria interessante porque refrigerava melhor, mas como só tenho 1 e não me agrada a ideia de o pôr na vertical (tenho um disco que avariou por estar na vertical), vai ficar na parte de cima. Portanto, não tenho necessidade de usar a ventoínha junto à fonte, nem o módulo de HDs inferior. O VGA air duct acho que também não faz falta, pelo que tenho ouvido dizer...

Parece-me boa ideia tapar as aberturas com fita. Que fita é essa exactamente? Com isto tudo, fica-me a sobrar 1 ventoínha. Se as 2 que ficam derem conta do recado, isto fica assim. Senão, experimento usar a que sobra para fazer de intake na parte da frente (isto deve aumentar um bocado o barulho).

Btw, há uma cena que não percebo nesta caixa... a drive floppy, tive de a aparafusar às duas guias laterais, senão ía para trás à menor força. E o gravador de dvds, a mesma coisa... deve-me estar a escapar algo. :rolleyes:
 
Back
Topo