1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Refrigeração por convecção natural

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por mafas, 23 de Fevereiro de 2005. (Respostas: 9; Visualizações: 2371)

  1. mafas

    mafas Power Member

    Andei à procura de artigos sobre as várias combinações possíveis para as ventoinhas das caixas e encontrei muita informação, mas quando pesquisei sobre caixas refrigeradas por convecção natural não encontrei nada. Não estou a falar de caixas especiais como a da Zalman, estou a falar de adaptar uma tower/mid-tower normal, retirando as ventoinhas e cortando o topo e o fundo, por exemplo.

    Será que uma caixa com o topo e a base abertos (protegidos com grelha e filtro) não funcionaria melhor? É verdade que 3 ou 4 ventoinhas de 80 ou 120 mm movimentam uma grande quantidade de ar, mas é necessário ter em conta o custo, a fiabilidade, o ruído, o consumo e a limpeza. No caso das aberturas com grelhas, teríamos apenas um ligeiro acréscimo de ruído (com coolers silenciosos no processador e gráfica) devido às aberturas e a substituição ou limpeza dos filtros, que poderiam ser de nylon das meias, por exemplo.

    Como a caixa funcionaria como uma chaminé, penso que assim se evitariam as bolsas de ar quente onde não existe circulação de ar, situação típica das caixas convencionais.

    Eu até estou disposto a testar a teoria, o problema é a vítima seria um pentium II 300 com uma s3 virge, disco de 5400, fonte de 200W, etc... Ou seja, o calor produzido por estes componentes não é nem de longe comparável ao de um computador actual, por isso não vejo grande interesse.
    E não, não vou mutilar a minha bela Lian-Li!!!!! (por enquanto...)
     
  2. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Não rende

    Não rende teres apenas os furos/aberturas... A minha caixa 'a bem pouco tempo esteve so' com a abertura no topo para o calor sair (tava 'a espera da fan de 120mm para por la') e as temperaturas se baixaram foi no máximo 1º... Assim k meti a fan desceram +/- 7º ... Portanto so' a abertura n me parece k chegue :)
     
  3. mafas

    mafas Power Member

    Existe uma grande diferença entre a abertura para uma fan de 120 e uma abertura (quase) completa da face de topo da caixa.

    Fan:
    A=pi*6^2=113cm2

    Grelha do topo:
    A=40*20=800cm2

    Temos uma área 7 vezes maior. Para além disso, seria necessário abrir uma área igual ou um pouco menor no fundo da caixa.
     
    Última edição: 23 de Fevereiro de 2005
  4. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Expliquei-me mal

    Eu expliquei-me mal ja' tive a reler o meu post... Eu tirei mesmo a parte de cima da caixa, para lhe fazer os furos/cortes para meter a fan... E a temperatura sem a parte de cima desceu um grau... Agora com a parte de cima posta e com a fan de 120mm la' (silenciosa claro) desceu 7º a temperatura...

    Mas não tinha nenhuma abertura no fundo realmente... (Mas duvido k ajude mt devido 'as caixas fikarem no chão/secretária e o ar k podera' passar ser pouco...
     
  5. mafas

    mafas Power Member

    Assim sendo, e mesmo sem teres feito a abertura no fundo, isto já não me parece muito promissor...

    Mas de qualquer modo, gostava de saber como ficaria com a tal abertura no fundo e com a caixa um pouco elevada.
     
  6. Pretender

    Pretender Power Member

    Ideia interessante, só não sei se funcionará...
    Alguém que experimente :D
     
  7. Malcom115

    Malcom115 [email protected] Member

    Nem que o pc esteja montado numa caixa so com chassis (sem tampas de todo), continua a ser mais eficiente ter fans a fazer a circulacao de ar arefecendo mais rapidamente a face dos componentes que aquecem.
    Podem testar com um termometro digital.
     
  8. mafas

    mafas Power Member

    Parece-me que para isto funcionar, é preciso utilizar os painéis laterais como dissipadores, mas para isso é necessário utilizar heatpipes ligados a painéis em alumínio com alhetas.

    Por acaso tenho aqui na fábrica uma datadora computadorizada que tem na traseira um painel enorme de alumínio com alhetas e realmente aquilo atinge temperatura elevadas e é a única forma de refrigeração da máquina.
    Mas não sei se estes dissipadores gigantes se encontram com facilidade.
     
  9. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Trabalho

    O trabalho k tás a ter com isso tudo punhas uma ventoinha de 120 em cima e outra em baixo e ja' resolvias em mt o teu problema :) como ja' alguem disse aki, mesmo sem tampa nenhuma na caixa e' mais eficaz ter ventoinhas...
     
  10. Napalm_Death

    Napalm_Death Power Member

Partilhar esta Página