Refrigeração por convecção natural

mafas

Power Member
Andei à procura de artigos sobre as várias combinações possíveis para as ventoinhas das caixas e encontrei muita informação, mas quando pesquisei sobre caixas refrigeradas por convecção natural não encontrei nada. Não estou a falar de caixas especiais como a da Zalman, estou a falar de adaptar uma tower/mid-tower normal, retirando as ventoinhas e cortando o topo e o fundo, por exemplo.

Será que uma caixa com o topo e a base abertos (protegidos com grelha e filtro) não funcionaria melhor? É verdade que 3 ou 4 ventoinhas de 80 ou 120 mm movimentam uma grande quantidade de ar, mas é necessário ter em conta o custo, a fiabilidade, o ruído, o consumo e a limpeza. No caso das aberturas com grelhas, teríamos apenas um ligeiro acréscimo de ruído (com coolers silenciosos no processador e gráfica) devido às aberturas e a substituição ou limpeza dos filtros, que poderiam ser de nylon das meias, por exemplo.

Como a caixa funcionaria como uma chaminé, penso que assim se evitariam as bolsas de ar quente onde não existe circulação de ar, situação típica das caixas convencionais.

Eu até estou disposto a testar a teoria, o problema é a vítima seria um pentium II 300 com uma s3 virge, disco de 5400, fonte de 200W, etc... Ou seja, o calor produzido por estes componentes não é nem de longe comparável ao de um computador actual, por isso não vejo grande interesse.
E não, não vou mutilar a minha bela Lian-Li!!!!! (por enquanto...)
 
Não rende

Não rende teres apenas os furos/aberturas... A minha caixa 'a bem pouco tempo esteve so' com a abertura no topo para o calor sair (tava 'a espera da fan de 120mm para por la') e as temperaturas se baixaram foi no máximo 1º... Assim k meti a fan desceram +/- 7º ... Portanto so' a abertura n me parece k chegue :)
 
Existe uma grande diferença entre a abertura para uma fan de 120 e uma abertura (quase) completa da face de topo da caixa.

Fan:
A=pi*6^2=113cm2

Grelha do topo:
A=40*20=800cm2

Temos uma área 7 vezes maior. Para além disso, seria necessário abrir uma área igual ou um pouco menor no fundo da caixa.
 
Última edição:
Expliquei-me mal

Eu expliquei-me mal ja' tive a reler o meu post... Eu tirei mesmo a parte de cima da caixa, para lhe fazer os furos/cortes para meter a fan... E a temperatura sem a parte de cima desceu um grau... Agora com a parte de cima posta e com a fan de 120mm la' (silenciosa claro) desceu 7º a temperatura...

Mas não tinha nenhuma abertura no fundo realmente... (Mas duvido k ajude mt devido 'as caixas fikarem no chão/secretária e o ar k podera' passar ser pouco...
 
Assim sendo, e mesmo sem teres feito a abertura no fundo, isto já não me parece muito promissor...

Mas de qualquer modo, gostava de saber como ficaria com a tal abertura no fundo e com a caixa um pouco elevada.
 
Nem que o pc esteja montado numa caixa so com chassis (sem tampas de todo), continua a ser mais eficiente ter fans a fazer a circulacao de ar arefecendo mais rapidamente a face dos componentes que aquecem.
Podem testar com um termometro digital.
 
Parece-me que para isto funcionar, é preciso utilizar os painéis laterais como dissipadores, mas para isso é necessário utilizar heatpipes ligados a painéis em alumínio com alhetas.

Por acaso tenho aqui na fábrica uma datadora computadorizada que tem na traseira um painel enorme de alumínio com alhetas e realmente aquilo atinge temperatura elevadas e é a única forma de refrigeração da máquina.
Mas não sei se estes dissipadores gigantes se encontram com facilidade.
 
Trabalho

O trabalho k tás a ter com isso tudo punhas uma ventoinha de 120 em cima e outra em baixo e ja' resolvias em mt o teu problema :) como ja' alguem disse aki, mesmo sem tampa nenhuma na caixa e' mais eficaz ter ventoinhas...
 
Back
Topo