Refrigeração

nvilhena

Power Member
Ppl, chegou o tempo quente e o meu pc comecou a aquecer, apesar de eu achar que nem foi nada de especial (52ºc), mas queria saber quantas ventoinhas devo ter para amd phenom 2, board de topo da asus [n sei agr a referencia], grafica gf 8800, e dps o resto normal....
Sei tambem que ha ppl que tem as ventoinhas de um lado da kaixa, de uma maneira, e de outro lado da caixa de outra maneira, ou seja, umas viradas para fora outras para dentro... se é que me estou a explicar bem.

ja agr, q ventoinhas devo ter? onde é que devo ter os collers, sera que o normal do processador e grafica nao xegam?
 
boas,
52C nao e demais, e se nao estas a pensar em fazer overclocking nao vale la muito a pena gastar dinheiro em coolers ventoinhas etc...
Mas se de qualquer maneira estiveres a pensar em fazer overclocking, vais ter de acabar por comprar um cooler, quanto as ventoinhas nao e preciso exagerares (eu tenho 12 mas isto e um exagero, conheco muito boa gente com bons overclockings com menos de metade) basta que a caixa tenha uma circulacao de ar decente.
 
e precisamente a circulacao de ar que eu n sei fazer, vejo ppl a colocar as ventoinhas em pontos estrategicos... eu nao sei quais sao esses pontos e dps ha ventoinhas de nao sei qts milimetros...
 
Para comecar certifica-te que tens uma ventoinha na frente para entrar ar, e outra nas traseiras para tirar o ar quente, isto e o basico. Quanto ao tamanho da ventoinha, isso depende da caixa, nao podes por uma 120mm no espaco de uma 80mm (basta medires a distancia entre os furos), mas basicamente quanto maior for, mais quantidade de ar vai mexer.
Se quiseres ajuda mais promenorizada diz o modelo da caixa ou poe uma foto.
 
Aproveitando o tópico já aberto...
Caros amigos, como aí referiram, o tempo quente chega, e as caixas esquentam.

Ainda não tenho GPU no pc, e agora qdo vou a jogar (até no CS 1.6) isto bloqueia.

Em idle no CPU a temp anda pelos 55ºC (em load já nem tento), Cores 0/1/2/3 andam na casa dos 50ºC. Tenho neste momento 5 fans (2 NB XL2, uma Artic Cooling 120mm, e 2 Revoltec 92mm).
Duas no topo out-take, e 1 na frente in-take, e duas na parte de baixo também in-take.
No disco rígido tenho um Akasa Cooler, aliás, o HD é de momento o que tenho mais fresco.

Acho estranho qdo tenho a lateral colocada na caixa, as temps subirem, e qdo a tiro as temps descem 5ºC +/-, portanto tenho de andar sem a lateral, senão "temos Fire Party" dentro da case.

Em relação à massa térmica, há um tempo tive um problema e tive de tirar o stock cooler e voltar a colocar, e a massa já não ficou uniforme, mas mesmo assim... ando com temps brutas em idle. No Inverno as temps em idle andavam nos 35ºC.

Tenho uma caixa da treta, essa parte já sei e quero juntar uns trocos para mudar, mas mesmo assim, não tenho temps um bocado agrestes? É que ainda nem GPU tenho, senão gostava de ver...

Cumps.

PS: vi as temps no Everest e no SpeedFan
 
Com cooler de origem nao me admiro muito que o CPU chegue a essas temperaturas, eu proprio com o meu cooler antigo andava por ai mesmo com esta caixa. Quanto a temperatura subir com a caixa fechada, acho que isso e normal, agora sem caixa nova nao tou a ver como melhorar mais ainda o airflow....
 
Com cooler de origem nao me admiro muito que o CPU chegue a essas temperaturas, eu proprio com o meu cooler antigo andava por ai mesmo com esta caixa.

Pois, com um CPU desses...

Não é por nada, mas um Pentium D a 4.5GHz deve dissipar uns 150W de calor, no mínimo.

Um simples a E1200/1400 a 3.0GHz (e tens mboard para isso) deve consumir cerca de metade, e deve equivaler o Pentium D a uns 5GHz+.
 
Eu sei que sim, mas por agora nao ha dinheiro para isso... E eu tava-me a referir nas temperaturas sem overclocking, com este OC o cooler nao aguentava sequer, ia logo aos 80C em idle. Com o meu novo Triton 88 tou a 34C em idle e nao ultrapassa os 50C em load mesmo no linpack. Nao e por nenhum gosto especial que estou a usar um CPU com mais de 3 anos.
Mas mesmo assim tou bastante contente com ele!
 
Essa caixa parece bem fixe por fora, mas acho que nao e o ideal em termos de airflow... Portanto tens so 2 ventoinhas de 80mm, uma atras e outra de lado, com opcao de mais 2 para os discos. A de tras deve estar a extrair o ar quente e a outra deve servir de entrada de ar.
Nessa caixa, sem a modificares, tens poucas opcoes onde instalar outras ventoinhas, mas para melhorar podes sempre substiuir a 80mm das traseiras por uma 120mm. Nao que isto adiante grande coisa, o que faz realmente diferenca e um bom cooler para o CPU.
Alem disso o airflow deve ser construido tendo em vista o funcionamento do cooler, se a ventoinha for paralela ou perpendicular a motherboard, e no ultimo caso, o sentido em que puxa o ar.
 
Back
Topo