1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

REGRAS ADICIONAIS - forum classificados leia por favor

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por Poiuy, 24 de Outubro de 2004. (Respostas: 20; Visualizações: 1353)

1. Poiuy

Poiuy Zwame Advisor

Novas regras para os Forums de Classificados

A pedido de vários users, e tambem porque entendemos que vai beneficiar e acelarar os processos de negocio, vão ser implantadas as seguintes regras a entrar em funcionamento dia xx Nov 2004.

Forum Compras e Forum Vendas:

- Para se abrir Threads neste forum é obrigatório abrir (caso não exista já), uma thread no forum de avaliação de Vendedores e compradores. (ver abaixo)

- Depois de concluir um negocio, os users devem fechar a thread para que seja mais facil para todos os users visualizarem os negocios que ainda estão abertos nos respectivos indices do forum compras e vendas.

- Como os users podem apagar os próprios posts, pedimos que "limpem" a thread sempre que facam um "bump", para que todos tenham uma melhor visualização.

Forum de avaliação de Vendedores e Compradores.

-Quem quiser anunciar alguma coisa nos foruns de compras e vendas terá primeiro que abrir uma thread aqui.

- Este forum é isento de Spam. Posts de SPAM, ou comentários OFF-TOPIC serão eliminados, e o user ficará impossibilitado de escrever naquele forum.

- Quem quiser dos users powermember, poderão responder ás threads que lá estão, dando sempre uma justificação de um negocio que tenha sido efectuado. Se não for indicado um negocio, o post será apagado.

- O primeiro post da Thread deve ter um formato igual a este:

Contacto:
    Localidade:
    Envia pelo Correio:
    Recebe pelo correio:
    Condições venda:
    Condições de compra:

Links de negocios concluidos:

Notas adicionais:

Alguns exemplos de como preencher:

Contacto: PM; Mail: [email protected]; msn: [email protected] telefone; etc
    (não exigimos a ninguem que ponha o mail/msn, e recomendo vivamente a ninguem por o telefone, contudo fica á vossa descrição porem o que quiserem)

Localidade: Aqui devem indicar o local onde fazem habitualmente os vossos negocios, quem envie coisas pelo correio, deve indicar na mesma o local onde reside.

Envia pelo Correio: Aqui devem por, se sim, ou não, /ou mesmo talvez..) existem users que vão sempre enviar coisas pelos correios, outros que depende do negocio, e alguns casos que nunca o vão fazer.

Recebe pelo correio: A mesma coisa de cima, referente a receber pelo correio.

Condições venda: Exemplo: "Só contra entrega de dinheiro em mão"

Condições compra: Exemplo: "Só depois de ver o material a funcionar"

Links de negocios concluidos:

Podem por o numero de links que entenderem de vendas/compras efectuadas aqui no forum techzone. (Vou aceitar tambem do forum *****, e Globaldata se o user tiver pelo menos 1 operação realizada aqui)

Notas adicionais:
    Este campo é livre para poderem escrever alguma coisa que achem necessário, um exemplo seria "Tenho carro e facilidade de me deslocar dentro da zona sul" ou "Tenho uma grande disponibilidade de horários"

O objectivo destas regras é melhorar dramaticamente o funcionamento dos foruns de classificados, deixa de haver percas de tempo com questões do genero "onde moras".... "envias pelo correio" etc....

Os users podem ir actualizando o próprio perfil caso o entendam, adicionando links de negocios concluidos por exemplo.

Apenas os users PowerMember (com mais de 2 meses no forum) e o Staff poderão responder neste forum, contudo qualquer pessoa poderá abrir uma thread neste forum. Ninguem poderá abrir uma thread em nome de outra pessoa, se isto acontecer poderá levar á expulsão do forum techzone.

Serão aceites todas as propostas construtivas para melhorar este sistema.

O Sistema entrará em vigor uma semana depois de ser feito um anuncio em todos os foruns da techzone.

2. Poiuy

Poiuy Zwame Advisor

upa...............

3. Biker_

Biker_ Power Member

Uma pergunta, a que thread te referes, à da venda/compra, ou à da avaliação?

4. Poiuy

Poiuy Zwame Advisor

Refiro-me á thread da avaliação.

5. Biker_

Biker_ Power Member

Foi o que entendi, mas sendo assim há coisas que a meu ver fazem pouco sentido...
    Pelo menos eu, logicamente compro e envio pelo correio e tb logicamente dependendo de quem esteja a vender ou comprar só faço negócio com dinheiro à vista ou a ver primeiro o material a trabalhar...
    Ou seja, ao fim ao cabo tanta informação e não adiantou grande coisa sobre mim.
    Tudo depende da compra/venda e do vendedor/comprador.
    Acho que como eu, a maioria do pessoal daqui é assim...

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

adorei a ideia de podemos fechar as threads de classificados e apagar bumps anteriores, parabéns, assim já evita-se spam e não é preciso melgar os mods "podem bloquear XPTO"

;)

p.s.- pena não poder apagar posts dos outros users (ex. perguntas sobre material já vendido)

7. Poiuy

Poiuy Zwame Advisor

Mas ha users que não.

Por exemplo eu nunco envio eu recebo pelo correio, e fasso questão tanto a comprar como a vender, que a outra pessoa teste o material á minha frente.

Independentemente a quem eu estaja a comprar ou vender quero sempre ver o material a funcionar, e pago sempre depois.

Ou seja se achas que pode variar, mete que "varia" ou "depende do negocio", contudo deve haver mais users alem de mim, que nunca vão receber coisas pelo correio. Assim já eliminas uns quantos quando estás a negociar. :)

8. Biker_

Biker_ Power Member

Okis, sendo assim vai com "depende" em todos os campos. :P
    Obrigado.

9. Poiuy

Poiuy Zwame Advisor

A ideia disto é ser uma info previa dos vendedores ou compradores, para quem quiser consultar.

No fundo isto vai ser o voso prefil, e com o tempo podem ir actualizando, caso fassam mais compras ou vendas... (pondo mais links).

A nossa ideia não é recolher informação de nonguem, mas sim tentar facilitar as coisas nos foruns de classificados, para evitar as perguntas do genero... " de onde és???" etc....

Por exemplo era util, cada vez que se abre uma thread no compras ou vendas, que se terminasse a thread sempre com um link directo para o perfil de vendedor, para facilitar a vida a quem está a ler :)

10. P4rthen0n

P4rthen0n Power Member

Axo mal os vendedores poderem fexar as threads das suas vendas. A fexar, so acho coerente ser o comprador ou um membro do staff do forum.

11. Poiuy

Poiuy Zwame Advisor

Porquê ?

Se uma pessoa faz uma thread para vender alguma coisa, porque não a há-de fechar quando acaba???? Acho que temos de partir do principio que as pessoas estão a agir de boa fê.

Não devo estar a ver bem o teu ponto de vista.... Explica lá isso melhor sff :)

12. P4rthen0n

P4rthen0n Power Member

O meu ponto de vista eh exactamente quando nao se esta a agir de boa fe. Para prevenir isso, eke digo k apenas o comprador e algum membro do staff eke deveria ter possibilidade para fexar threads (o k limita a apenas o staff, visto k nao da pra por o comprador a fexar a thread).

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

E se tivermos a vender montes de material??? pois... Se eu tiver 50 coisas a vender, vo criar 50 threads?

eu concordo com a ideia, quem criou a thread pode controlar ela como quizer, se tiver abusos, é simples, reportar aos moderadores/admin

;)

Ao menos evita aquele "podem blokear", passa despercebido (acontece as acarradas no forum da aqua) e depois ficam la a postar ou ressucitar topics. >(

14. P4rthen0n

P4rthen0n Power Member

Nonsense!

Seria tal e qual o modelo actual, mudanca do nome do topico de forma a k um moderador fexe a thread.

15. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

sim, mas ao menos sendo os proprios criadores da thread poderam fazer isso tirava carga dos moderadores :)

Qual a diferença entre eu pedir "podem bloquear" e eu mesmo ir la e...
    TAU!

:004:

16. cusca

cusca Power Member

regras

Em termos gerais parecem-me correctas as agora apresentadas . Gostaria de acrescentar algo que ultimamente me tem feito alguma confusão; repetem-se as threads que começam por " um amigo pediu-me para por à venda ..." ; e que temos com isso ? A responsabilidade será sempre de quem vende ...ou não ?! Penso que se esses amigos todos se registassem a comunidade só teria a ganhar..ou não ?! Em resumo , penso ser de desencorajar este tipo de abordagem às vendas , uma vez que estamos a tentar tornar tudo mais claro , rápido e eficiente.
    Obrigada e bom trabalho

17. Chip

Chip Zwame Advisor

quanto ao fechar as threads, dado que quem desejar vender algo tem de criar uma thread no fórum de avaliação dos users, então não há problema em que a thread da venda seja encerrada, pois o feedback, positivo ou negativo, será dado na thread de avaliação do user.

cusca, agree, mas parcialmente, apenas consigo compreender essas vendas para casos de alguém que não tem net (isso ainda existe?) e acho que quando se faz negócio então é bom que quem dá a cara pelo amigo confie nele e aque com a responsabilidade, ou que clarifique muito bem no início da thread que deve ser contactada a pessoa xpto através do contacto abcd para tratar do negócio e que a participação de quem abre a thread fica por ali.

Poiuy, we got to talk :D

18. Biker_

Biker_ Power Member

cusca, tal como o Chip referiu ainda há pessoal sem Net.
    Eu já vendi e já tentei vender material que não era meu. Umas vezes pq não têm Net, outras pq embora tenham Net, não percebem ou têm o ávontade suficiente para serem eles mm a efectuarem a venda.
    O facto de se referir isso na venda, já o referi e tb já vendi sem o referir, é pq por vezes surgem "contra-propostas", então é para o pessoal estar ciente que qq "contra-proposta" terá de ser comunicada ao verdadeiro dono do material, logo escusam de estar a falar que o pessoal já leu a PM e não respondeu e não se interessa pelo negócio e etc, etc... :P
    Logicamente, quem faz uma venda deste tipo tem de dar a cara e sujeitar-se às mm regras a que estaríam sujeitos caso o material fosse seu.

19. cusca

cusca Power Member

amigos

Há gente sem net , mas ultimamente aparecem "amigos" demais! Se algum de nós colocar à venda material de outrem é um problema entre nós e o outrem e quem pensa comprar não tem nada com isso nem deve ser induzido na dúvida " o tipo x é de confiança , e o amigo será ?! "

20. Karski

Karski Power Member

Sinceramente acho que isto é complicar o que é fácil. Aqueles foruns servem para vender e comprar coisas não há necessidade de se complicar. Para fazer pesquisas sobre o user X ou Y existe a função Search no fórum.

Sinceramente as infos que se vai ter de meter na avaliação de compradores não vão servir para absolutamente nada pois ninguém vai ler aquilo. Se precisarem de infos existem as pms tal como existiam até hoje e as pessoas não deixavam de fazer negócios por isso.

Just my 2 cents

Partilhar esta Página