REGRAS das REDES! NECESSITA-SE AJUDA!

EUU

Membro
Boa tarde,
é a primeira vez que posto aqui neste forum, apesar de já vir cá quando necessito de ajuda, mas como desta vez não encontrei o que precisava, decidi criar a conta e postar...:001:

então cá vai a minha duvida...

sou estudante(12º ano, tec. informáticas), e a minha especificação é redes...e como tal tenho de fazer um projecto ligado com as redes...

o projecto já sei qual é e como fazer, mas no relatório do projecto, tenho de incluir uma data de coisas, como por exemplo as regras das redes, como por exemplo, porque é que não se deve usar só HUB's mas sim SWITCH, etc, etc....
e para tal, pedia a vossa ajuda, já que são os craques das redes, pelo que tenho vindo a ler por aqui...

pedia que me ajudem, a ter as principais regras a ter em conta ao montar uma rede...
já que eu sei montar e configurar, mas não sei dizer la muito bem porque é que usei um switch no meio de 4 hubs, e por ai fora, é estúpido eu sei, mas enfim...xD

bem espero que me possam ajudar....fico a espera de novidades...

um abraço...
 
Tenta fazer isto

Caro amigo, é o seguinte eu ja passei pelo mesma situação, porque tambem fui estudante desse curso, e acontece que sei o que é fazer um relatório ( palha) certo.

Olha procurei por ti alguma coisa sobre Regras de redes tenta este site ok:

http://www.apostilando.com/download.php?cod=2195&categoria=Redes

caso nao dê, regista-te no site:

http://www.apostilando.com/pagina.php?cod=1

E depois tenta procurar algumas coisas sobre redes ok;

Agradecia que disse alguma coisa se o que sitei servio- meu email pessoal

[email protected]

um abraço
 
obrigado

Obrigado pela ajuda...

se me permites fazer uma pergunta, já que fizeste o mesmo curso que eu, qual foi o tema do teu projecto final ??

se é que posso perguntar isso....xD

um abraço...
 
obrigado kikofra, continua a estudar para seres o comandante de uma missão da nasa...xDse alguém tiver mais info para me ajudar, no meu projecto agradecia...toda a info é bem-vinda...:001::001::001:


um abraço...
 
Bem vindo.

Faz lá estas perguntas a ti mesmo:

- O que é um Hub?
- O que é um Switch?
- O que é Cabo Cat. 5, 5e , 6?
- O que é Cabo utp e stp?
- O que é uma rede?
- Para que serve uma rede?

Boa sorte

Gu@rdian
 
Projecto Redes

Para começar tens de saber a diferença entre um HUB e um Switch para saber porque eh preferivel usar um switch em vez de um hub.

Depois... tens de saber mais coisas, como os tipos de cabo, cabo straight-through (cabo normal de rede, cabo cruzado (crosslink) e cabo de consola).

Geralmente usa-se o cabo UTP CAT 5 para redes estruturadas, pois eh eficaz e barato mas nao podes estende-lo por mais que 100 metros, a partir dai tens de usar um repetidor ou um switch, hub, etc... mas esquece os hub's... nao ponhas hub's no teu projecto, os hub's morreram... se quiseres que explique mais diz algo.... ah muita coisa ainda por dizer :) explica o teu projecto, o que tens de fazer? Aposto que nem o teu prof sabe do que esta a falar...
 
Gu@rdian, sem querer ser mal educado, mas isso que disses-te é para ser uma piada ? :001: xD

Tristan tipo o meu projecto, não precisa de nada do que eu estou aqui a falar, o projecto já eu sei que dispositivos vai levar e os que não vai, mas o que estou aqui a perguntar, que é o que não sei, são as regras de uma rede, porque para além de fazer o tal projecto também tenho de fazer um relatório do mesmo, ou seja, meter palha, porque os profs acham que é bonito, enfim...uma palhaçada...

o que eu estou a perguntar se alguém sabe e me pode ajudar é as tais regras que uma rede deve seguir, eu vou por aqui algumas que já encontrei:

"REGRAS:

Não ligar mais de 4 HUB’s seguidos. Utilizar o HUB para pequenas redes!

O comprimento máximo entre um posto e um HUB ou Switch não deve exceder os 100 Metros.

Para evitar problemas de performance ou de comunicação nas redes devemos respeitar o comprimento máximo dos cabos e usar tipos adequados."

é esse tipo de regras que eu procuro...

acho que agora me fiz entender correctamente...

Quanto ao meu projecto, eu vou fazer um novo mapa de redes para a escola...já que o que existe neste momento, é uma valente mer**, dentro da mesma sala, que tem 30 computadores só 10 é que tem acesso a Internet, e não da para ter acesso as pastar partilhadas nos computadores da mesma sala...enfim aquilo é o verdadeiro degredo...

E depois tem a rede wireless, que se apanha em qualquer ponto da escola, em perfeitas condições, mas só os portáteis da escola, que só podem ser requisitados por ordem de um professor e para as aulas, é que tem acesso a rede wireless...ah e os portáteis dos senhores professores, agora os alunos é que são os que deviam ter, não tem...enfim...

basta dizer a palavra PORTUGAL, acho que diz tudo...LOOL...

um abraço...

ps: Gu@rdian não leves a mal, eu entendi o que querias dizer com isso...XD


-----
Eu vivo noutro planeta, mas preferem chamar-lhe Portugal. --'
 
Outra regra... NAO USES HUB's :)

Os hub's sao equipamentos estupidos, nao sao inteligentes como os switch's. Podem causar uma rede mais lenta por causa de colisoes de pacotes :)

usa somente swicth's, router's, repetidores, cablagem apropriada, cabo utp cat 5 ou cat 10 se for para 1 gbit, fibra optica se nao quiseres que o cabo seja afectado por interferencias magneticas e queres maiores distancias, etc.
 
yah, eu já não ia usar hub's no projecto, não os uso na rede de casa, quanto mais num projecto final de curso...xD, ia usar os switch porque são inteligentes, e fazem melhor a distribuição da rede...xD

abraço...

-----
Eu vivo noutro planeta, mas preferem chamar-lhe Portugal. --'
 
Outra regra... NAO USES HUB's :)

Os hub's sao equipamentos estupidos, nao sao inteligentes como os switch's. Podem causar uma rede mais lenta por causa de colisoes de pacotes :)

usa somente swicth's, router's, repetidores, cablagem apropriada, cabo utp cat 5 ou cat 10 se for para 1 gbit, fibra optica se nao quiseres que o cabo seja afectado por interferencias magneticas e queres maiores distancias, etc.

Sim, os hubs usavam-se por questoes economicas, coisa que agora nem se pensa. Podes pensar é em fibra optica }> Pelo menos eu penso, cá pa casa :D
Também podes usar já uma rede Gbit que tb já não é cara ao contrario do cabo optico...
Podes pensar em Qos... redundancia... vlan...

Vai de encontro as necessidades dos utilizadores e sempre com uma boa margem de manobra.
Acho que este é o ponto essencial.

Aí podes perguntar aqui qual a melhor placa de rede, se se justifica a utilização de fibra optica para x utilzadores, para determinada situação será melhor o switch x, etc.
Exemplos concretos.

Que tal, ajuda?

Boa sorte:)
 
Penso que este livro te vai ajudar..."Engenharia de Redes Informáticas" Edmundo Monteiro e Fernando Boavida
Procura em algumas bibliotecas ke penso ke iras encontrar...

espero ke te tenha sido util...
 
boas
peço desculpa por só responder agora aos post, mas tenho andado todo partido...xD chego a casa e vou directo pa cama...xD

é boa ideia isso de perguntar quais são os melhores routers, switch, é grande ajuda, apesar de que estou a pensar usar tudo da SMC, são muito bons, no meu ponto de vista...pelo menos em comparação ao meu router asus wl500g, que esta parado, são muito bons...mais para a frente quando já tiver o numero de routers, switch, etc, necessários, provavelmente vou perguntar :001:.



Boleador vou procurar o tal livro, vou a ***** ver se tem la, assim tambem já fica na biblioteca..xD

comps, e obrigado pela ajuda...:001::001::D

-----
Eu vivo noutro planeta, mas preferem chamar-lhe Portugal. --'
 
já agora, até parece estúpido perguntar isto mas pontos...ca vai...xD

tipo posso ligar ROUTER(distribui a Internet) - SWITCH(1)- SWITCH(2) - SWITCH(2.1) - PC1, PC2, PC3, ... PCx...

tipo a ideia é a seguinte...

o ROUTER faz a distribuição da Internet e tem as configurações todas(como por exemplo, bloquear downloads por torrent's, p2p, e afins, de forma a Internet estar sempre rápida)...

o SWITCH(1) faz a ligação ao SWITCH(2) que é um pavilhão, e depois tem o SWITCH(2.1) que é a sala 1, e tem os PC's la ligados, e no SWITCH(2) são ligados os varios SWITCH de cada sala...

entao temos a seguinte configuração:

1 Router que faz a distribuição da Internet e as configurações...
1 Switch que faz a distribuição da Internet pelos pavilhões...
1 Switch por cada sala, que faz a distribuição da Internet nos PC's da sala...

ps: quando falo em distribuição da Internet, falo também na partilha de ficheiros, e impressoras , etc...

será que deu para entender?? :001::001::001::001:


espero que sim...

obrigado pela ajuda....

abraço...

-----
Eu vivo noutro planeta, mas preferem chamar-lhe Portugal. --'
 
entao temos a seguinte configuração:

1 Router que faz a distribuição da Internet e as configurações...
1 Switch que faz a distribuição da Internet pelos pavilhões...
1 Switch por cada sala, que faz a distribuição da Internet nos PC's da sala...

Se ligares os switchs ao router (sem criares nenhuma regra especifica) ficas com internet em toda a rede.

Deves ter em atenção o nivel de desempenho que queres na rede. Se vais ligar tudo tens de ter em mente que se ligares um switch de 24 portas( por exemplo) 10/100 a um outro switch de 24 10/100 vais criar um bottleneck ( a menos que uses portas especificas de uplink)

Pelo esquema que falas ai da ideia que queres um router ligado a um core switch onde dps vais ligar todos os outros.
Se assim for o core switch tem de ser um bom equipamento com um nivel de throughput e de preferencia um layer 3
 
[off topic]
Saway não digas asneiras pahh...já viste bem a tua "citação?", parece daqueles historias inventadas para tentar ter piada, para TENTAR engatar miúdas...ve se atinas pahh...
[off topic]

Kain claro que vou usar um switch com portas uplink para ligar os outros switch, se não ia ser uma grande confusão...mas tb estou a pensar em fazer a ligacação entre os pavilhões/salas por wireless, talvez seja mais facil...ainda tenho de pensar bem....

abraço...
 
Última edição:
aconselho-te a ir a uma biblioteca e ir ver um livro chamado Redes de Computadores Curso Completo 3ºEdição de José Gouveia e Alberto Magalhães da editora FCA. eu ando no 12º em Tecnologico informática tb tou a dar ixo. o livro foi o prof que m aconselhou...Tem todo lá.
Cumpz
 
Também sou aluno do Tec. Informatica 12º ano..

O teu projecto parece.me bom, tb pensei em fazer isso, mas a minha escola está bem servida com a rede que tem (foi renovada a 1 ano).. Com rede Wireless a funcionar relativamente bem e a outra a funcionar bem..

Já agora é o projecto ou a PAT??.. Eu quanto á PAT ainda estou a 0.. bahh
 
[off topic]
Saway não digas asneiras pahh...já viste bem a tua "citação?", parece daqueles historias inventadas para tentar ter piada, para TENTAR engatar miúdas...ve se atinas pahh...
[off topic]

Para quem é novo... falas muito.

Caso não tenhas reparado, ele não criticou a tua assinatura, ele criticou o facto de tu escreveres a assinatura no post.

Se fores ao teu perfil, escreves lá essa frase na parte que diz "ASSINATURA", e ela é escrita automáticamente sempre que tu fazes um post.

E sim, é simplesmente estúpido andarmos a escrever a "assinatura" sempre que se faz um post pá! Até porque cada vez que alguém te fizer quote a um post completo, vai aparecer a assinatura também... e não é suposto.

Portanto, antes de criticares os outros vê lá é se atinas tu!! Aprende a usar as funcionalidades do forum como deve ser, para não fazeres figuras...

Btw... aquilo que ele tem na assinatura, foi retirado de um post de uma thread de análise dos serviços das lojas em Portugal, onde cada um contava as suas "historias reais" de algo que aconteceu, e como tal... a citação nem é dele, o que tinhas visto claramente se soubesses interpretar as várias secções do post... para alem de que é de uma secção do fórum que nem sequer tens acesso.

(ainda tive a ver se encontrava por aqui a "historia" completa desse post, mas não encontrei).

Cumprimentos
 
Última edição:
Back
Topo