Regras de escrita

Status
Fechado a novas mensagens.
Sim mas por exemplo, se existem indivíduos com nicks semelhantes ao teu (uterrorista), quer dizer, será de supôr que por vezes existam indivíduos com linguagem semelhante à nossa :P

Um nick é um nick, um texto é outra coisa. Como nick eu posso ter " G33K_M@2T3R " que ninguém pode reclamar comigo. É apenas um nome, eu faço-o como quiser e bem entender. Agora, não o queiras comparar a um texto. Um texto exige uma leitura atenta e se o mesmo estiver cheio de linguagens não identificadas pelo nosso dicionário, torna-se de muito maçadora leitura. E a que leva isso? A um desinteresse de quem até poderia saber/querer ajudar.

Eu não percebo a diferença entre escrever "quando" e "kuando". Note-se que uma coisa é escrever "qdo" ou "qd", isto são meras abreviaturas reconhecidas por, penso eu, 90% de nós. Outra coisa é simplesmente querer mudar a língua portuguesa e trocar os Q's por K's, S's por X's, etc.

Abreviaturas, desde que não utilizadas em demasia, todos nós aceitamos/toleramos. Pitês, não sff.
 
Sim mas por exemplo, se existem indivíduos com nicks semelhantes ao teu (uterrorista), quer dizer, será de supôr que por vezes existam indivíduos com linguagem semelhante à nossa :P

não percebi mesmo a comparação do nick com o a linguagem. a sério que não

quando escreves um post, escreves para toda a comunidade, e não apenas para um grupo restrito "dos que sabem falar pitês". ou seja o mais correcto será escrever de maneira a que toda a gente consiga perceber sem ter que googlar por "tradutor pitês -> português"

e quando falo em "toda a gente" não falo só em users do forum, falo mesmo em TODA A GENTE. porque muita da informação que fica aqui é depois mostrada no google a pessoas que pesquisaram determinado assunto, e vêm assim parar ao forum.

será que, digamos, um professor de Português de 50 anos, muito conservador quanto à linguagem e que não percebe nada de abreviaturas, vai conseguir encontrar a resposta à sua duvida se esta não estiver escrita de maneira decente?
 
eu não tenho o corrector.e não percebi porque precisaste de reler.não entendo o porque de usar virgulas e tal num forum e muitos dos erros e "k" e assim é de já se estar habituado ao messenger.habitos são dificeis de mudar.

achasrealmnte que não precisas deusar virghulas num textodst, e kenãoprecisas.de. reler umaccoisa asim escrita destam aneira?éke olha eu até acho ke vais konseguri ler istotudo deu ma soveze ke naovaisprecsar de relernennadaporke afinaldecontastuatéconsegues perceberisstotudoceto?eparealmerntetens razão,estes gajsodsãomesmounsxatos..tss..ts..

Traduzindo: Achas realmente que a correcta escrita num fórum é uma coisa que não faça falta, e que pode-se escrever tudo o que vem à baila, sem vírgulas, nem pontuação nem pontos finais num post; que mesmo assim toda a gente vai perceber à primeira?

Epa, o exemplo que dei acima foi exagerado, é certo, mas é um exemplo "empolado" da vergonhosa descúria a que muitas vezes assistimos aqui no fórum...

Tal como em qualquer actividade humana que se digne de respeito, seja a politica (era bom, era), a advocacia, o professorado, o jornalismo, a facturação,.etc,. e sim tambem a escrita num fórum; não carece de regras e cuidados de ortografia. Pelo menos os mínimos!

É certo que aqui ninguem é 100% perfeito a escrever, tambem dou os meus erros de tempos a tempos, mas acho que esforçarmo-nos um mínimo para sermos bem compreendidos deve ser essencial num sítio que se pretende que seja um fórum "respeitável", e não um amontoamento de frases vergonhosas que em nada dignificam esta nossa actividade!

\w/
 
Última edição:
Por mais que, moralmente, concorde com o Morais, é impraticável aplicar esse tipo de medidas.

Há que enfrentar a realidade - ao contrário dos países nórdicos e Alemanha, em que a taxa de analfabetismo já em 1900 era inferior a 1%, em Portugal rondava os 80%. Está certo que assistimos a uma evolução significativa desde então, tendo esses países um grau de literacia de 100%, e ficando-se Portugal pelos 92.5% (com tendência a aumentar com cada estudo realizado, devo dizer). Isto significa que, para além da moda irritante de escrever com as letras erradas e abreviaturas descabidas, estamos num país em que os hábitos de leitura - de avós, pais e filhos - estão longe do ideal e, como consequência (pelo menos parcial), não dão o devido valor à forma da expressão escrita.

Como tal, não digo que se seja fundamentalista ao ponto de linchar os autores de erros ortográficos pontuais (isso acontece a todos!), mas confesso que me incomoda ler posts cujo autor não se dá ao trabalho de incluir vírgulas e pontos finais. Nem falo nos acentos (até porque há membros fora do país, com teclados sem os acentos que utilizamos). Vírgulas e pontos finais. Isso parece básico, não?
 
achasrealmnte que não precisas deusar virghulas num textodst, e kenãoprecisas.de. reler umaccoisa asim escrita destam aneira?éke olha eu até acho ke vais konseguri ler istotudo deu ma soveze ke naovaisprecsar de relernennadaporke afinaldecontastuatéconsegues perceberisstotudoceto?eparealmerntetens razão,estes gajsodsãomesmounsxatos..tss..ts..

Traduzindo: Achas realmente que a correcta escrita num fórum é uma coisa que não faça falta, e que pode-se escrever tudo o que vem à baila, sem vírgulas, nem pontuação nem pontos finais num post; que mesmo assim toda a gente vai perceber à primeira?

Epa, o exemplo que dei acima foi exagerado, é certo, mas é um exemplo "empolado" da vergonhosa descúria a que muitas vezes assistimos aqui no fórum...

Tal como em qualquer actividade humana que se digne de respeito, seja a politica (era bom, era), a advocacia, o professorado, o jornalismo, a facturação,.etc,. e sim tambem a escrita num fórum; não carece de regras e cuidados de ortografia. Pelo menos os mínimos!

É certo que aqui ninguem é 100% perfeito a escrever, tambem dou os meus erros de tempos a tempos, mas acho que esforçarmo-nos um mínimo para sermos bem compreendidos deve ser essencial num sítio que se pretende que seja um fórum "respeitável", e não um amontoamento de frases vergonhosas que em nada dignificam esta nossa actividade!

\w/
sim li á primeira.há coisas fantasticas não há?:004:
 
eu não tenho o corrector.e não percebi porque precisaste de reler.não entendo o porque de usar virgulas e tal num forum e muitos dos erros e "k" e assim é de já se estar habituado ao messenger.habitos são dificeis de mudar.

Então vê lá se começas a mudar esses hábitos antes que seja tarde de mais.
E se não percebes a utilidade das vírgulas num texto (não interessa onde) então devias passar outra vez pela primaria para reaprenderes algumas coisas, ou então bom remédio, começa a ler uns livros de vez em quando, pode ser que se faça luz para a utilidade das virgulas.
 
eu a escrever,escrevo muito bem diga-se de passagem, e sim até leio uns livros de vez em quando,mas não implica que no teclado não esteja habituado a escrever assim,pois dá-me mais jeito e até agora ninguém reclamou.se quiseres vai ver as minhas threads e tópicos.
cumps---->Cumprimentos
 
eu a escrever,escrevo muito bem diga-se de passagem, e sim até leio uns livros de vez em quando,mas não implica que no teclado não esteja habituado a escrever assim,pois dá-me mais jeito e até agora ninguém reclamou.se quiseres vai ver as minhas threads e tópicos.
cumps---->Cumprimentos
Pa, isso não é necessariamente uma prova de que ninguém fica incomodado, mas mais uma prova de que a malta é, na maior parte dos casos, respeitadora ;)
 
eu a escrever,escrevo muito bem diga-se de passagem, e sim até leio uns livros de vez em quando,mas não implica que no teclado não esteja habituado a escrever assim,pois dá-me mais jeito e até agora ninguém reclamou.se quiseres vai ver as minhas threads e tópicos.
cumps---->Cumprimentos

O que tens de perceber é que quando escreves algo num forum, muitos dos utilizadores desse forum vao ler esse mesmo post. Ou seja, pontuação, uso de letras capitais no sitio certo, paragrafos, tudo ajuda para se ler o post de uma maneira mais natural, em vez de se estar a forçar para perceber o que diz ali. Ninguem pede que escrevas de maneira perfeita, eu muitas vezes salto alguns acentos, no entanto tento verificar se a mensagem passa bem sem ser preciso esforço.
 
Eu tenho 12 anos e falo perfeitamente bem no fórum e em todo o lado.
A nossa língua é portuguesa e tem de ser tratada como tal.
 
Quem escreve com "k" e "x" a substituir tudo e mais alguma coisa deve ser simplesmente ignorado. É a solução.

O problema nem está aqui no fórum, mas é que depois vão escrever da mesma maneira para os testes na escola, porque "é difícil mudar hábitos", e depois um gajo só se ri a corrigir testes.

Deixem-nos continuar assim, que vão longe na vida.
 
As pessoas deviam ter um pouco de atenção ao escreverem. Erros todo o pessoal dá, nem vai andar o staff do fórum a controlar isso.

Eu optei por ignorar todos as mesagens escritas em pitês. Perde é quem as escreve.
 
ya, na minha modesta opinião, acho que dar erros, todos damos, muitos, poucos, graves, menos graves, acontece...e ser corrigido é sempre bom, mas ver exkrtuh xenas axim n fax gandh xentido...é mais isso, apenas a linguagem "in morangos com açucar"...just that =)
 
Eu tenho 12 anos e falo perfeitamente bem no fórum e em todo o lado.
A nossa língua é portuguesa e tem de ser tratada como tal.

ora aqui esta um belo exemplo...!

estou de acordo em que se deve ter cuidado com a nossa escrita...nao falo em abreviar palavras, nem de acentos, mas sim de trocas de letras.. e neste caso penso e sou da opiniao que a esses users deviam ser avisados para tentarem cuidado na sua escrita, nao so pelos admnistradores como pela toda comunidade deste forum...
 
E nós, enquanto comunidade TZ, avisamos quem tem uma escrita dessas. Desde que não se entrem em sarcasmos e exageros, acho muito bem que eles sejam avisados.

Mas o mais importante de tudo é que o maior cego é aquele que não quer ver, portanto se eles não quiserem mudar o tipo de redacção, quem somos nós para os fazer mudar?
 
Não é sequer preciso punir, já que dessa forma seria basicamente insustentável para os admins e mods... A solução passa por avisar à primeira e ignorar à segunda.
 
Quem é que pensas que és para ofender quem quer que seja? Por mim eras já banido.

Mas quem és tu para dizer o que seja o que for que deve acontecer a um user? Os teus posts começam a irritar-me solenemente.

Esse comentario revela uma mentalidade de um miudo de 10 anos, talvez nunca te tenha acontecido, mas ja aconteceu a outros users, que por utilizarem uma linguagem menos correcta foram ignorados, pois quem utiliza linguagem menos correcta não esta a contribuir benéficamamente para o forum, pois este forum é um forum que preza pela qualidade dos seus users...

Totalmente de apoio, agora quanto a sugestão e embora eu seja um defensor do bom português é ridícula e é nada mais que elitista, aliás acho que o bom português devia ser praticado porque é correcto e não como user quis fazer parecer, como se tivesse uma classe superior aos demais por saber escrever mais do que palavras monossilábicas.

A isto adiciono, façam como eu a quem escreve com k's e x's, ignore list, é para estes casos que ela serve, agora punições? É demasiado picuinhas fazê-lo isto é um fórum de informática mas lembrem-se que nem todos aqui vivem para os computadores ou são fanáticos, temos de manter o espirito de comunidade.

Melhores cumprimentos.
 
Elitismo? Mas não aprendem todos da mesma maneira? Se há gente que escreve mal, que substitui as letras, etc. é porque quer, não é por ser inferior, ter tido pior educação, ou o que quer que seja que estejam a tentar implicar.
E deu para rir um bocado quando os próprios defensores do português correcto no fórum trocam sempre os hífens (como parece que acontece, nem sei como, com uns 60% dos users). Irrita-me um bocado quando trocam sempre os hífens e escrevem coisas como escreves-te e comes-te. E não é preciso pertencer a nenhuma elite para saber as regras básicas da nossa língua (acho eu :P).
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo