Regras de escrita

Status
Fechado a novas mensagens.
Um nick é um nick, um texto é outra coisa. Como nick eu posso ter " G33K_M@2T3R " que ninguém pode reclamar comigo. É apenas um nome, eu faço-o como quiser e bem entender. Agora, não o queiras comparar a um texto. Um texto exige uma leitura atenta e se o mesmo estiver cheio de linguagens não identificadas pelo nosso dicionário, torna-se de muito maçadora leitura. E a que leva isso? A um desinteresse de quem até poderia saber/querer ajudar.

não percebi mesmo a comparação do nick com o a linguagem. a sério que não

Mas o amigo não viu o contexto em que disse isso...ora a presença de um nick do género que referi anteriormente implica que supunhamos que essa pessoa será um jovem da minha classe etária (isto quando alguém referiu que deveríamos respeitar os mais velhos e não sei quê...), isto porque uma pessoa com 30-35 anos nunca usaria um nick desses...

Mas lembra-te que a liberdade de expressão, não implica democracia.
E esta, hem?
Portanto, o que deverias mesmo ter escrito no teu post era "liberdade de expressão".
Será?? Então conhece algum regime não democrático em que exista liberdade de expressão?? Isto é realmente por curiosidade, porque talvez por ignorância minha não conheço...
 
Sou a favor do bom português, não me refiro a erros de sintaxe, nem de ortografia, mas à má escrita mesmo.

Em que nós, como bons portugueses que somos, fazemos o esforço para tentar decifrar o que alguns posts querem dizer (tal como fazemos um esforço para perceber o espanhol, italiano ou outra lingua qualquer, quando do outro lado nos respondem logo "no te etiendo").

Caso o Staff não imponha uma obrigação, no que refere terminar com o pites (pq acredito que não seja fácil para o staff controlar montes de reportes) podemos nós users, passar a desprezar os postes colocados pelos users que escrevem pitês.

De certeza que será remédio santo.
 
Elitismo? Mas não aprendem todos da mesma maneira? Se há gente que escreve mal, que substitui as letras, etc. é porque quer, não é por ser inferior, ter tido pior educação, ou o que quer que seja que estejam a tentar implicar.
E deu para rir um bocado quando os próprios defensores do português correcto no fórum trocam sempre os hífens (como parece que acontece, nem sei como, com uns 60% dos users). Irrita-me um bocado quando trocam sempre os hífens e escrevem coisas como escreves-te e comes-te. E não é preciso pertencer a nenhuma elite para saber as regras básicas da nossa língua (acho eu :P).

Eu estava a criticar o primeiro post de elitismo do user mas desculpe lá caro, por querer escrever correctamente não quer dizer que não dê erros, já agora troco os hífens por escrever muito em inglês. Agora lê o meu post sem ser na diagonal, vá lá não sejas timido, vais ver que tens a mesma opinião que eu, escusas de corrigir o teu erro depois.
 
Mas o amigo não viu o contexto em que disse isso...ora a presença de um nick do género que referi anteriormente implica que supunhamos que essa pessoa será um jovem da minha classe etária (isto quando alguém referiu que deveríamos respeitar os mais velhos e não sei quê...), isto porque uma pessoa com 30-35 anos nunca usaria um nick desses...

desculpa mas esta foi mesmo de rir, e por dois motivos.

primeiro pelo que já disse antes. tu quando escreves um post escreves para toda a gente, e não apenas para um grupinho da tua faixa etária. nem vou falar mais disto, lê melhor o meu outro post se quiseres

segundo, onde raio foste tu buscar a ideia de que um determinado nick só é usado por pessoas de uma certa idade?? cada pessoa usa o nick que bem entender, e cada pessoa lá sabe de onde veio a inspiração para aquele nick
agora dizeres que o tipo de nick está associado à faixa etária de uma pessoa é ridiculo

secalhar também pensas a mesma coisa em relação aos avatares não? :p
 
acho bem, haver um pouco de regra na escrita...as vezes custa-me decifrar certos post´s e chega a um certo ponto ignoro completamente o texto e trato como fosse lixo.

cumps
 
Eu estava a criticar o primeiro post de elitismo do user mas desculpe lá caro, por querer escrever correctamente não quer dizer que não dê erros, já agora troco os hífens por escrever muito em inglês. Agora lê o meu post sem ser na diagonal, vá lá não sejas timido, vais ver que tens a mesma opinião que eu, escusas de corrigir o teu erro depois.

Nem estava a falar do teu post :P. Mas lá está, é incrível a quantidade de gente que dá esses erros, não de vez em quando, mas sistematicamente, como se tivessem mesmo aprendido assim. Faz-me um bocado confusão, e não percebo o que é que o inglês tem a ver com isso. Também escrevo muito em inglês, utilizo essa língua em grandes quantidades no meu dia-a-dia, e acho que nunca fiz uma troca dessas.
Mas vá, pelo menos não é tão mau como os "k skrevm axim e krem k td a gent ox pxebah" :P.
 
Nem estava a falar do teu post :P. Mas lá está, é incrível a quantidade de gente que dá esses erros, não de vez em quando, mas sistematicamente, como se tivessem mesmo aprendido assim. Faz-me um bocado confusão, e não percebo o que é que o inglês tem a ver com isso. Também escrevo muito em inglês, utilizo essa língua em grandes quantidades no meu dia-a-dia, e acho que nunca fiz uma troca dessas.
Mas vá, pelo menos não é tão mau como os "k skrevm axim e krem k td a gent ox pxebah" :P.

Sendo assim peço desculpa, também estou com grande sono ainda não fui dormir :P , mais uma vez peço desculpa :)
 
desculpa mas esta foi mesmo de rir, e por dois motivos.

primeiro pelo que já disse antes. tu quando escreves um post escreves para toda a gente, e não apenas para um grupinho da tua faixa etária. nem vou falar mais disto, lê melhor o meu outro post se quiseres

segundo, onde raio foste tu buscar a ideia de que um determinado nick só é usado por pessoas de uma certa idade?? cada pessoa usa o nick que bem entender, e cada pessoa lá sabe de onde veio a inspiração para aquele nick
agora dizeres que o tipo de nick está associado à faixa etária de uma pessoa é ridiculo

secalhar também pensas a mesma coisa em relação aos avatares não? :p
:nocom8le:

:zzz:
 

bela argumentação, digo-te já.
secalhar até disse alguma parvoice, não sei, não sou dono e senhor da verdade. se alguém me quiser corrigir e dizer onde é que estou errado, até agradeço, sempre aprendo mais um bocado.
mas se é para ter respostas destas fico-me por aqui.

cumps
 
Agora esse português, que a juventude usa hoje em dia é de mais, a minha irmã escreve com códigos ou Pitês ou como queiram chamar que para ler vejo-me grego.
O problema é que para alem de as pessoas que escrevem bem terem dificuldade em ler o português com códigos, nos testes e exames nacionais acabam por escrever k x e não dão conta por isso
 
Eu já passei pela fase do "escreves mal, apanhas" há muito. Já vi que há quem se orgulhe de escrever pior do que um miúdo da quarta classe.
Que tenham muita sorte na vida. Especialmente no fórum, porque sem ela não hão de ir longe.

Quero lá saber. Eles é que vão ser ignorados.

Depois venham dizer que há o dito "monopólio do saber". A culpa de não terem respostas nem é deles, nem nada (não estou a dirigir isto a ninguém em especial, atenção)...
 
Cinco pontos:

i) Existem regras para abreviaturas. Nenhuma delas contempla o uso do "k" ou do "x".

ii) As únicas abreviaturas q utilizo são os "q", "pq", "tb" e "n". São algumas das q respeitam as regras, como o Exa, Exmo, como o Lda, etc. ( etc tb é abreviatura :D)

iii) Posts q n consigo ler com "k", e "x" simplesmente ignoro. Acho q é a melhor solução, pois n estou para fazer um esforço para tentar traduzir algo para português. Se a maioria fizer o mesmo, verão q os posts desse género irão diminuir...

iv) Um dos pontos q mais me faz confusão no fórum, é junto ao nick n ter a idade. Muitas destas coisas da escrita, atitudes e comportamentos justificam-se com a idade. Admito que este ponto possa descambar nalguma discriminação, mas eu gostaria de ver a idade do user (msm sabendo q pode n ser verdadeira) junto ao nick.

v) Na maioria das vezes uso o corrector do firefox para dar um jeito nos acentos. Não custa nada, e só ajuda a mantermos um bom português. Só me aborrece q n funcione com o "quick reply".
Se todos fizermos um esforço, n fica difícil manter um português minimamente correcto no fórum.
É uma questão de auto-moderação. Ter moderadores à caça de erros de português é um perfeito disparate.
 
v) Na maioria das vezes uso o corrector do firefox para dar um jeito nos acentos. Não custa nada, e só ajuda a mantermos um bom português. Só me aborrece q n funcione com o "quick reply".
Se todos fizermos um esforço, n fica difícil manter um português minimamente correcto no fórum.
É uma questão de auto-moderação. Ter moderadores à caça de erros de português é um perfeito disparate.

Botão direito do rato -> Verificar a Ortografia neste campo :D
 
Só uma pergunta. Isto vai levar a algum lado? Em discussões destas, na minha opinião, não se chega a qualquer conclusão que ainda qualquer um de nós ainda não tenha chegado e acaba-se por discutir coisas que não têm nada a ver.
Sinceramente, neste tipo de fóruns, acho bastante raro encontrar-se alguém que escreva de uma forma elegível.

Sinceramente, coisas picuinhas destas não seriam necessárias.
Btw, tenho 16 anos e já troquei os 'X's' e os 'K's', mas isso passa quando vemos os outros a escrever de forma correcta.
 
Been there, done that. Esta discussão tem barbas.
Acho que de 6 em 6 meses alguém se lembra desta ideia e põe aqui a sugestão. Mas enfim, já está mais do que debatido que a utilização incorrecta da língua portuguesa não interfere com a qualidade técnica dos posts. Se fossem atribuídos pontos de infracção por cada incorrecção linguística não tinhamos users no fórum. Quantas vezes é que já não vi escrito passá-mos em vez de passámos ou joga-mos ou ainda threath em vez de thread.

Por isso em vez de nos tornamos puristas da língua a questão passa por avisarmos pedagogicamente os users novos que pitês não é visto com bons olhos no fórum. Se não respeitarem ignora-se. Em relação aos erros ortográficos enfim.. nem toda a gente pode escrever bem, mas isso não invalida que não dêm um contributo bastante válido ao fórum.
 
O user possivelmente estaria a falar de pitês, o escrever praticamente sem vírgulas, ou estes dois juntos. Não digo que sejam necessárias infracções para isto, mas uma chamada de atenção dá sempre jeito.
 
O problema é que chamadas de atenção = off-topic, e uma evenual (<-- olha um typo) resposta torta por parte do corrigido = flame, pelo que thread = lock.
Acredita, já passei por isso, tanto pela fase de xkrever axim como de corrigir tudo e todos.
A tendência é as pessoas não gostarem de ser corrigidas e respondem torto. O tópico descamba, e é encerrado. Mais trabalho ainda para a moderação.

Não compensa. Não se fazem perceber, não levam respostas. Azar o deles.
 
Será?? Então conhece algum regime não democrático em que exista liberdade de expressão?? Isto é realmente por curiosidade, porque talvez por ignorância minha não conheço...

Conheço. Olha vê lá:

A Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), directa ou indirectamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual.
tirado daqui: LINK

e agora cruza com:
Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões,ideias e pensamentos.
tirado do mesmo sitio mas com uma pesquisa por "Liberdade de expressão"

Parece-te que liberdade de expressão implica democracia?
Dou-te um exemplo. Na techzone, tu tens liberdade de expressão (podes dizer o que bem entenderes), mas não funciona segundo uma democracia. (os membros do "poder" (entenda-se staff) não são eleitos pelo "povo" (entenda-se comunidade em geral) ).

Get it? ;)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo