Regras de escrita

Status
Fechado a novas mensagens.
Acho que todo o tipo de escrita que não seria aceite num exame nacional de Língua Portuguesa devia ser repreendida, senão, até, penalizada, estou farto de levar com pessoas que aparentam ter o QI de uma criança de 5 anos, se querem mesmo subir o nível de qualidade deste fórum acho que algo como um código de escrita iria ajudar e bastante.

Ya concordo, às vezes abuso de não escrever com acentos e tal, mas por mim era reports em toda a gente.

Respondendo ao post inicial, eu com 5 anos já sabia escrever, portanto...
 
Acho que os moderadores deviam mandar um aviso, por PM, quando virem aqueles que escrevem com 'k' e 'x', ou sem pontuação, como vejo muitas vezes, e não gosto nada. Isso até prejudica os próprios users...

Mas é uma boa ideia.


Com esta sugestão concordo a 100%.

Num fórum deve-se escrever português, pitês deve ficar reservado para MSN's e SMS's com os colegas e amigos.

Em português escreve-se "sim" e não "xim", entre dezenas de mais exemplos que todos conhecemos.

Deve-se "repreender" quem escreve em pitês (que aliás é contra as Regras da techzone) mas quanto aos erros gramaticais já acho um pedantismo sem nexo sugerir-se penalizar quem não tem a mesma capacidade de escrita que outros.

Nessas alturas o que se deve fazer (quem assim entender) é ajudar a corrigir (e quem é ajudado também saber receber essa ajuda sem arrogância).

Quanto à questão da pontuação, aí acho MUITO IMPORTANTE que se escreva direito. Um texto sem pontuação é tão ou mais incompreensível que o pitês e apenas revela preguiça e laxismo do user que o escreveu.

Para não falar de que é falta de consideração por quem o vai ler (ou tentar, melhor dizendo).

Cumps :)
 
Última edição:
Ignorar.



Agora ownaste o gajo.
Perdeu uma boa oportunidade de estar calado.
*cof*não perdeu nada*cof*. Na verdade, o artigo refere-se ao tipo, não à escrita, pelo que seria repreendidO a forma correcta.

E em jeito de resposta ao post do Zoo TV, creio que ninguém no seu perfeito juízo estava a sugerir penalizações para erros ortográficos ou gramaticais pontuais. Isso soa perfeitamente ridículo (e todos nós nos enganamos).

O tema já foi debatido várias vezes, e já vieram os cavaleiros do apocalipse indicá-lo e mortificar quem voltou a mexer nele. No entanto, acho que o verdadeiro motivo pelo qual a thread foi criada foi, à semelhança das vezes anteriores, frustração. Pessoalmente, sinto-me frustrado cada vez que vejo um user a escrever posts que fazem com que Camões dê voltas na sepultura. Pior que isso - por vezes transparece a ideia de que o user não deu aquela tamanha quantidade de erros propositadamente. Nestes casos sim, concordo que seria um pouco pedante passar sem ajudar o user. Nos casos restantes, e como o Kayvlim bem indicou, há que ignorar (e rezar para que melhore).
 
(...)

E em jeito de resposta ao post do Zoo TV, creio que ninguém no seu perfeito juízo estava a sugerir penalizações para erros ortográficos ou gramaticais pontuais. Isso soa perfeitamente ridículo (e todos nós nos enganamos).

O tema já foi debatido várias vezes, e já vieram os cavaleiros do apocalipse indicá-lo e mortificar quem voltou a mexer nele. No entanto, acho que o verdadeiro motivo pelo qual a thread foi criada foi, à semelhança das vezes anteriores, frustração. Pessoalmente, sinto-me frustrado cada vez que vejo um user a escrever posts que fazem com que Camões dê voltas na sepultura. Pior que isso - por vezes transparece a ideia de que o user não deu aquela tamanha quantidade de erros propositadamente. Nestes casos sim, concordo que seria um pouco pedante passar sem ajudar o user. Nos casos restantes, e como o Kayvlim bem indicou, há que ignorar (e rezar para que melhore).


Só disse o que disse porque o 1º post desta thread sugere penalizar esses erros, conforme transcrevo abaixo:

Acho que todo o tipo de escrita que não seria aceite num exame nacional de Língua Portuguesa devia ser repreendida, senão, até, penalizada, estou farto de levar com pessoas que aparentam ter o QI de uma criança de 5 anos, se querem mesmo subir o nível de qualidade deste fórum acho que algo como um código de escrita iria ajudar e bastante.

E o 2º post concorda com o 1º.

Quanto a ignorar, se for um erro ortográfico, até passa, agora pitês ou escrita sem pontuação.... nããã... não passa

Cumps :)
 
Olhando para fórums estrangeiros onde se escreve inglês (apesar de utilizarem também algumas abreviaturas), tenho impressão que no geral escrevem melhor. Sempre têm a vantagem da sua língua não ter acentos, mas pronto.
 
Basicamente, é grátis, não faço parte da equipa que gere o fórum, ergo, não tenho opinião?

Tens toda a razão, e eu, aqui, a pensar que tinha sido a comunidade a permitir que este fórum nascesse de um hobbie de uma pequena loja em Lisboa para o maior fórum da área em Portugal... Por vezes parece que se esquecem disso e pensam que este fórum apareceu, online, de um dia para o outro, com 30k utilizados activos...


Isso é a tua desculpa para as tuas exigências?

:-D
 
Acho que todo o tipo de escrita que não seria aceite num exame nacional de Língua Portuguesa devia ser repreendida, senão, até, penalizada, estou farto de levar com pessoas que aparentam ter o QI de uma criança de 5 anos, se querem mesmo subir o nível de qualidade deste fórum acho que algo como um código de escrita iria ajudar e bastante.

Não digo passar tudo a pente, mas que se apliquem mecanismos para desmotivar um tipo de escrita mais infantil e descuidado, pelo menos a escrita à là Messenger (o tal pitês), que é bastante irritante, e honestamente, é um insulto a quem frequenta este fórum, isto não é um bando de putos de 12 anos que andam por aqui a brincar aos cowboys.

Se querem mesmo passam a mensagem de que estamos num fórum serio e com objectivos definidos penso que um código de escrita seria algo de essencial.

Sejamos honestos, qualquer tipo com o Firefox tem acesso à ferramenta de verificação da ortografia, actualmente só diz asneira quem quer...

Isso é a tua desculpa para as tuas exigências?

Sem duvida, eu estou a exigir, obviamente que falei num ameaçador, já a minha avó dizia "Nunca uses expressões como "penso que" e "acho que", que é muito mal-educado forçares as tuas opiniões noutros".

Sinceramente....
 
Opá, simplesmente façam como eu, ignorem todos os users que não escrevem minimamente bem, ignorem os que teimam em escrever em pitês, ignorem os que usam abreviaturas da conchichina, ignorem os que não usam acentos. Como disse, é uma falta de respeito para todos aqueles que acabam por perder o seu tempo a tentar decifrar algo que devia estar escrito em bom português, porque aqui não há necessidade de escrever à pressa nem de encurtar o número de caractéres, isto não é o messenger nem uma sms de telemóvel.

Ignorem. É a melhor solução.
 
Opá, simplesmente façam como eu, ignorem todos os users que não escrevem minimamente bem, ignorem os que teimam em escrever em pitês, ignorem os que usam abreviaturas da conchichina, ignorem os que não usam acentos. Como disse, é uma falta de respeito para todos aqueles que acabam por perder o seu tempo a tentar decifrar algo que devia estar escrito em bom português, porque aqui não há necessidade de escrever à pressa nem de encurtar o número de caractéres, isto não é o messenger nem uma sms de telemóvel.

Ignorem. É a melhor solução.

Uma boa solução user Morais.

Ignora, não queiras punir essas pessoas no fórum.
;)
 
Por muito amor que eu tenha à língua, não me parece fazível uma coisa do género.

É desperdício de recursos e ineficiência. Ninguém é remunerado por andar a moderar posts, antes pelo contrário, estamos aqui por vontade própria.

E digo isto, mas eu até costumo corrigir erros nos títulos das threads no Geral (quando foi a última vez que viram um?). E faço-o porque quero. Acho que os títulos marcam mais uma pessoa e acabam por decorar maneiras incorrectas de escrever.

Quando a escrita indecifrável, a posição habitual é mesmo apagar esses posts (basta relembrar a avalanche do hi5 no fórum).
 
Por muito amor que eu tenha à língua, não me parece fazível uma coisa do género.

exequível? :berlusca:

este assunto já foi bastante discutido e chega-se sempre à conclusão que se perderia demasiado tempo com o problema.
será que não há nenhum plug-in para o vB do género corrector de erros? fazia-se uma base de dados de palavras e criava-se a opção "verificar post" ou coisa do género :D
 
Se se afectasse eles escreverem pitês, preocupava-me em adoptar medidas. Agora assim, abro a thread, nao percebo, fecho. É tao simples e nunca falha :D

Sinceramente, acho useless. Contam-se pelos dedos os users que escrevem de modo ilegível.
 
será que não há nenhum plug-in para o vB do género corrector de erros? fazia-se uma base de dados de palavras e criava-se a opção "verificar post" ou coisa do género :D
Isso trataria dos erros ortográficos, mas nem são esses que estão em causa. O pitês é a linguagem dos erros propositados, e quem erra de propósito não vai obviamente dar uso ao corrector ;)

Quando o autor de um post dá erros a escrever, eu ainda tento perceber e responder. Só ignoro os posts que foram propositadamente mal escritos.
 
Última edição:
Custa-me muito mais a ler posts todos seguidos sem virgulas nenhumas e outros que escrevem todas as palavras com a 1ºletra sempre maiúscula do que o pitês....
 
Custa-me muito mais a ler posts todos seguidos sem virgulas nenhumas e outros que escrevem todas as palavras com a 1ºletra sempre maiúscula do que o pitês....

:rolleyes:

Regra geral, o posts cujas palavras começam sempre com maiúsculas aparecem dessa forma porque a pessoa que escreveu fê-lo com o caps lock ligado e o fórum depois converte as palavras ASSIM para Assim.
 
Última edição:
:rolleyes:

Regra geral, o posts cujas palavras começam sempre com maiúsculas aparecem dessa forma porque a pessoa que escreveu fê-lo com o caps lock ligado e o fórum depois converte as palavras ASSIM para Assim.

A sério? Não sabia.. engraçado isso está bem feito, só para o caso de ninguem se passar e escrever tudo com mauisculas.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo