Regulador de voltagem

bustelo

Power Member
Viva amigos!

O meu regulador de voltagem (ou tensão) (ou rectificador de corrente) da minha mota pifou e agora funde-me as lâmpadas todas.

Nem tive coragem de perguntar o preço de um novo porque sei que vai ser um preço estúpido.

É possivel fazer um "made in home"?

Há esquemas? Antes de mais quais as especificações que devo saber?

Abraço
 
Pois preço estupido... deixa lá ver < 1€? :p:-D

Dependendo da potência das lâmpadas podes precisar mais do que um, e arranjar um dissipador + parafusos.

Fazer um regulador não é muito fácil (eu tive que projectar e montar um para um projecto duma cadeira)


Cumps
 
Sim preço estupido. O de origem! 100 e tal euros!
Coisa tipo isto:

5dbb_1.JPG


É assim o farol é de 12v. A mota dá picos de energia

Além disso acho que precisa de um rectrificador também até porque a peça chama-se Regulator Voltage Rectrifier .

Alguém dá uma luz
 
Última edição:
Será assim tão dificil fazer um Regulador de voltagem para as lâmpadas não fundirem? Não percebo nada de electrónica mas pensei que fosse menos complicado que o que eu julgava.

Agradeco todas as ajudas.
 
É mais facil comprares os tais de 1 eur e ligares em conjunto até teres a potência que precisas.

Esse aí que fios é que tem? Como é que é por dentro? Aquece muito?

Isso liga-se aonde? Da bateria aos farois? Ou do alternador à bateria? Ou...

O Alternador duma mota deve ser como o de um carro, deve produzir mais do que 12V, secalhar 18... Claro que a 18V não há lampadas que resistam...


Cumps
 
Pois se já existirem nao preciso de os fazer :D

É mota de TT (KTM 300 EXC) sem bateria

Sim, é do alternador passa pelo rectrificador para rectrificar a corrente para os piscas (claro que já nao estão lá :lol:) e para o farol da frente e farol de tras.

Explica-me como eu fosse muito burro o que tenho que fazer. As lâmpadas são de 12V. Não interessa a amperagem também?

Não da para ver o esquema dos rectrificadores de origem. por dentro tem uma massa consistente por toda a placa para impossibilitar a entrada de agua assim como evitar que alguem roube o esquema ou conserte o dito cujo. Nunca ninguem me garantiu que era isso mas só pode ser :004::004:

Abraço
 
Amperagem ou a potência... Tanto faz.

Basicamente tens de pegar em regualdores 7812, aparafusá-los a um bloco de aluminio (ou cobre :P) para dissipar o calor e ligá-los todos em conjunto com uns diodos de baixa queda.


Cumps
 
Viva!

Já vi ai alguns esquemas mas nada que se adaptasse totalmente aquilo que eu quero.

Basicamente já vi uns reguladores de tensão com diodos zener, resistencias e condensadores.

A maior dificuldade reside no facto de não ter tensão continua, ou seja, nao ter uma entrada de tensão fixa. Varia entre 9 e 16V, mas hoje ainda vou medir melhor.

Não há aqui nenhuma alma caridosa que me faça um raio de um esquema para eu montar para ver se funciona?

Abraços e obrigado
 
penso que será uma coisa deste tipo

reguladorta0.jpg


mestre Jorge, vinde cá aprovar :p

talvez não sejam é precisos tantos reguladores. sabes a potência das lâmpadas?
 
A ponte de díodos está ok mas tem de levar com diodos potentes (tipo o STPS30100, aguenta 30A), e os reguladores poderão ter que levar uma resistência de equalização à saída de cada um (0.22Ohm ou assim), para não haver desgraçados a trabalhar mais que outros. O condensador parece-me pequeno, mas depende da frequência do sinal do gerador e da potência/# de lampadas que vão ser ligadas.


Cumps
 
Última edição:
Voces são mesmo impecáveis :D

Só falta chegar a um consenso para eu fazer isso.
As lâmpadas são de 12V watts tenho que ver...

O que precisam de saber mais para me dizer os valores das resistencias, diodos e condensadores?
 
Err, as lampadas são de 12V, mas são de quantos Watt? Dava geito saber a frequência que o gerador gera (:002:) para ajustar o condensador.


A saída do regulador queimado ligava aonde? Às lampadas logo ou tinha interruptores/outras coisas antes?


Cumps
 
A frequencia do gerador vai ser mais dificil. Vou ver de quantos watts sao as lâmpadas. A saida do regulador vai para os interruptores que por sua vez controlavam a luz de travao (nao existe), os piscas (tambem nao existem) e o farol da frente (esse existe :D) máximos e medios.

Abraço e obrigado
 
hmm, tu mediste a tensão do gerador com um multimetro? da mesma maneira que mediste a tensão, consegues medir a frenquência. basta meteres na posição "Hz" para frequências :Winkani:
 
Viva amigos!

O meu regulador de voltagem (ou tensão) (ou rectificador de corrente) da minha mota pifou e agora funde-me as lâmpadas todas.

Nem tive coragem de perguntar o preço de um novo porque sei que vai ser um preço estúpido.

É possivel fazer um "made in home"?

Há esquemas? Antes de mais quais as especificações que devo saber?

Abraço
Oi brother tudo bem? Se for mesmo o regulador de tensao tu podes encontrar essa peça no ebay. Eu ja comprei um la para a minha mota. Na origem queriam-me levar 200 euros pelo regulador e eu comprei por 75 euros um regulador usado como novo.
 
porra 75€. é quase preferivel pagar a um electrónico pa fazer o regulador, é capaz de sair mais barato lol.

penso que a homemade seja a melhor solução para o caso.

cumps
 
O meu multímetro não tem essa funcionalidade de medir frequência. Só para a semana consigo dizer os valores correctos. A mota está no médico mas quando chegar já vejo isso.

Já andei no eBay e fica mais caro comprar um em segunda mão que em primeira. Tenho um amigo que trabalha na KTM e ele disse-me que para o meu modelo havia 2. Um de 40 e tal euros outro de 70 e tal. Tinha que ver qual era. É muito dinheiro para ir pro monte (prefiro investir num pneu :lol:). Basicamente só quero a luz para andar legal, porque não ando com a mota de noite. Com a luz que aquilo dá era para ir contra um pinheiro :002:

Abraço
 
Um regulador de tensão por dentro é mais ou menos isto:
meu_regulador.PNG

Como o trabalho já foi entregue, já posso postar aqui o meu circuito. Este aqui é de aço :p, podem curto-circuitar a saída que não passam mais do que 116mA (no circuito verdadeiro passam 135mA, pormenores :hehehmn:), sem queimar. O Ri não o posso tirar, porque não faz parte do regulador. Os zeners tinham que ser destes (ou de 10V), era o que havia.


Cumps
 
Como já existem reguladores feitos, não preciso de Tendo andado sem tempo e não fui buscar a mota ao médico. Espero ter tempo para ir lá para r próxima semana para medir os valores e postar aqui.
Mais uma vez, obrigado
 
Back
Topo