Regular a velocidade da fan da fonte de alimentação, é possível?

decapitado

Power Member
Boas, há alguma maneira ou programa para regular a velocidade de rotação da ventoínha da fonte?
O objectivo era reduzir a velocidade para fazer menos barulho..
 
algumas regulam-se automaticamente pelo nivel de temperatura da fonte, outras t~em um botao atras para regular.. mas se nao tens nada disso podes desligar a fan da fonte e liga-la a board a uma entrada livre e assim controla-la pelo speedfan por ex..
 
algumas regulam-se automaticamente pelo nivel de temperatura da fonte, outras t~em um botao atras para regular.. mas se nao tens nada disso podes desligar a fan da fonte e liga-la a board a uma entrada livre e assim controla-la pelo speedfan por ex..
Ok obrigado vou tentar isso. Tenho de abrir a fonte então para desconectar a fan certo?
 
é assim podes reduzir como disse, mas 1º perdes a garantia pk tens k a abrir 2º não é recomendado reduzir a velocidade pk depois vai arrefecer menos

podes reduzir o barulho lubrificando o ventilador.. mas tens k abrir na mesma a fonte.. tem knto tempo?
 
é assim podes reduzir como disse, mas 1º perdes a garantia pk tens k a abrir 2º não é recomendado reduzir a velocidade pk depois vai arrefecer menos

podes reduzir o barulho lubrificando o ventilador.. mas tens k abrir na mesma a fonte.. tem knto tempo?
Tem umas horas :007:
Eu tive a espreitar e conseguia tirar o fio da ventoinha sem a desmontar, mas aquilo só tem 2 pinos, + e -, enquanto que as ligações na MB têm 3.. Se calhar é melhor não mexer que dizes?
 
Tem umas horas :007:
Eu tive a espreitar e conseguia tirar o fio da ventoinha sem a desmontar, mas aquilo só tem 2 pinos, + e -, enquanto que as ligações na MB têm 3.. Se calhar é melhor não mexer que dizes?

A ventoínha da alimentação só tem os fios eléctricos positivo e negativo. O amarelo (presente na maior parte das ventoínhas de caixa) é um fio directamente do sensor da ventoínha que indica à motherboard as rotações.

Eu não te aconselhava a mexer na ventoínha. Em caso de aquecimento a fonte pode ir ao ar.
 
Back
Topo