1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

reiniciação marada

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por Stlkr, 1 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 804)

1. Stlkr

Stlkr Power Member

boas...

de à uns dias para cá o meu pc começou a reiniciar assim do nada. estou a fazer alguma coisa (até nada que seja muito puxado para o bichinho) e ele reincia por incrivel que pareça, visto que tenho o antivirus actualizado, faço scan 1x por semana, firewall igual , anti spiware,...

já utilizei um programa para reparar o windows, poderia ser de alguma coisa haver com isso e nada...ele de vez enquando lá se lembra de reiniciar...

isto torna-se incomodativo, principalmente quando se está a fazer testes de código e a espera de saber que não errei nenhuma e o pc reincia :x2:
    :lol:

2. informaticahelp

informaticahelp Power Member

tenta entrar em modo de segurança e ve se faz o mesmo

3. nribeiro

nribeiro Power Member

Pois, tenta em modo de segurança. Tens OC em algum hardware?! Se sim, pode ser que de um momento para o outro aqueça sem mais nem menos. Pode ser uma fan que já não esteja a fazer o devido trabalho!! :joker: Vai vendo temps do sistema a ver se vês alguma anomalia. Cumps

4. Stlkr

Stlkr Power Member

nada o hardware nao ta overclockado... as fan e~stão todas a funcionar decentemente (tenho programas a controlar isso) vou esprimentar em modo de segurança...

5. Ghostt

Ghostt Power Member

O computador reinicia automaticamente:

1 – Super-aquecimento:

Para proteger o processador e evitar o super-aquecimento as placas-mãe mais modernas tem um dispositivo que desliga o computador para evitar danos irrecuperáveis.

Para checar as temperaturas da placa-mãe e do processador direto no Setup da BIOS vá em Hardware Monitor, ou use um programa como o Everest (ou AIDA32) que também colhe essas informações dos sensores da placa-mãe.

Cada processador tem uma temperatura máxima aceitável. Você deve pesquisar a respeito do seu.

Se a temperatura estiver alta, veja se o cooler está funcionando corretamente. Caso contrário troque por um novo.

Coloque pasta térmica entre o processador e o dissipador para facilitar a transferência de calor.

2 - Memória

A maioria dos erros atualmente estão relacionados a falhas na memória. E é comum que o computador reinicie por causa desses erros.

Primeiro verifique se a memória está limpa e bem encaixada no slot. Passe uma borracha branca macia nos contatos para limpar o pente. Use um pincel que não solte cerdas para limpar os slots. Certifique-se que não há resíduos e encaixe os pentes firmemente.

Se isso não resolver troque os pentes de slot.

Para ter certeza que a memória não está defeituosa use um programa que testa a memória – MEMTEST32 - http://www.memtest86.com

Troque a memória defeituosa.

3 – Fonte

Sempre que a gente pensa em problemas com a fonte, imagina que o micro simplesmente não ligaria. Nem sempre isso acontece. Pode ser que sua fonte não tenha potência suficiente para todos os dispositivos usados no seu micro, ou que ainda esteja apresentando problemas em relação às voltagens.

O melhor é verificar no Setup da BIOS se as voltagens estão de acordo com o esperado. Entre no Setup e vá em Hardware Monitor. Verifique se não há grandes discrepâncias.

Há um site que fornece uma conta aproximada de quanto de potência você iria precisar para usar todos os componentes do seu computador.
    http://www.journeysystems.com/power_supply_calculator.php

Para iniciar clique em Start the power supply calculator. Escolha o tipo do seu processador (Intel ou AMD) e prossiga preenchendo a ficha. Clique em Find my Wattage e ele irá informar quantos Watts sua fonte deveria ter. (Esse é um cálculo aproximado da potência real que você precisa).

4 – Drivers

Drivers de dispositivos incorretos, desatualizados ou em conflito com outros dispositivos podem causar problemas.

Antes de tudo instale os drivers do chipset de sua placa-mãe. Se você não tiver o CD pode baixá-los direto do site do fabricante.

Atualize os drivers da placa de vídeo, de som, rede e modem. Se você usa dispositivos USB que necessitam de drivers, atualize-os também.

Se tiver problemas para descobrir a marca e o modelo, use o Everest para obter essas informações.

5 – Disco Rígido

Não é comum que problemas no HD provoquem a reinicialização automática do micro. Mas arquivos corrompidos, quando essenciais ao funcionamento do sistema, podem causar problemas. Por isso é sempre bom manter o HD livre de erros. Use o scandisk (windows 9x) ou Verificador de erros (chkdsk - windows XP) para varrer o disco e eliminar os erros. A desfragmentação do disco também auxilia a tornar o PC mais rápido.

E ainda:
    Verifique se todos os cabos e placas estão na posição correta e firmes. Certifique-se que nenhum ponto da placa-mãe encosta no gabinete.

6. nribeiro

nribeiro Power Member

Muito boa a explicação Ghostt mas no site que deste para ver os watts que o sistema necessita não dá para verificar os sistemas actuais já que não tem lá C2D e Nvidia's série 8 nem os componentes mais recentes.

7. Stlkr

Stlkr Power Member

o 1º caso não e decerteza pois os programas que utilizo dão para ver isso... as temperaturas do processador nunca passaram dos 43 graus da ram igualmente...

o 2º esse poderá ser vou por a correr o memtest novamente, da ultima vez que o fiz não acusou erros nenhuns ( a cerca de 2 meses atraz)

3º a fonte utilizo um programa chamado LocalColling para ver quanto gasta o pc no total e para fazer a gestão de energia ( utilizo desde que comprei o computador a cerca de 1 ano e nunca tive problemas com ele... a fonte que tenho xega e sobra (470w) e por esse site vi +/- e a fonte aguenta na boa mesmo.

4º os drivers são os que vieram no cds, à excessão do da gráfica que foi actualizado, mas já algum tempito, por isso também não é por aí...

5º foi feito o scan a 1 semana atraz...

modestia aparte eu cuido muito bem do meu pc:x2:

scans de antivirus, firewall, spywares e malwares,... feitos e programas actualizados...

até programa de consertar o windows e assim já utilizei...não estou mesmo haver o que possa ser...

ele não reinicia sempre mas lá de longe a longe lembra-se e 'puff '

8. nribeiro

nribeiro Power Member

Já agora onde arranjo esse "LocalColling"?! Gostava de ver o que anda a gastar o meu sistema. Cumps

Partilhar esta Página