1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

reinstalar o lilo?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por DarTaKaum, 12 de Março de 2005. (Respostas: 10; Visualizações: 1190)

  1. DarTaKaum

    DarTaKaum Power Member

    Boas, tive de reinsialar o xp again e ele escreveu por cima da mbr.. agora so consigo entrar no slack usadno o cd de boot... a minha pergunta eh:
    "como reinstalo o lilo outra x?" ja tenti ir ao centro de controlo e plicar e escrever outra x no hda, mas parece k n tem efeito... pk smp k faço reboot arranca logo pelo win. :\
     
  2. NoMercy

    NoMercy Power Member

    liloconfig se não me engano.
     
  3. Karmack

    Karmack Power Member

    Arrancas o rescue disk da slackware, montas a partição onde está o linux (a partição root aka "/") tipo

    # mount -t ext3 /dev/hda5 /mnt/rootlinux

    e depois fazes:

    # lilo -C /mnt/rootlinux


    O switch -C faz um chroot ou seja muda de directoria e considera essa directoria como "/"
     
  4. NoMercy

    NoMercy Power Member

    Karmack, acho que o liloconfig é capaz de ser menos complicado.
     
  5. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Para ele correr o lilo config tem de fazer os primeiros dois comandos na mesma :) entre o liloconfig e o comando de baixo e' ela por ela...

    Práctico era ele fazer mesmo o chroot e escrever so' lilo ;)
     
  6. NoMercy

    NoMercy Power Member

    Se ele conseguir entrar, seja com o cd de boot ou a diskete de boot pode logo asseguir fizer liloconfig e seguir os passos do script, acho que não há necessidade de fazer # mount -t ext3 /dev/hda5 /mnt/rootlinux porque o script liloconfig tenta fazer tudo o que é necessário. Aliás, na instalação do slack, quando é para instalar/configurar o lilo, o script que corre é o liloconfig (ou pelo menos em tudo semelhante)
     
  7. PrOdG

    PrOdG Power Member

    A ideia é que, se não montares o disco onde tens instalado o sistema operativo e fizeres chroot, isto é, se trabalhares só pelo LiveCD, o liloconfig vai correr mas trabalha com as directorias virtuais e não com as que realmente estão em disco.

    Mas e daí, como é só escrever na MBR e não em disco, talvez funcione. Duvido é que durante a instalação a configuração do bootloader seja fora de um ambiente chrooted, como disseste.
     
  8. NoMercy

    NoMercy Power Member

    Qual LiveCD?!
    Pelo que percebi ele corre o slack do disco mas tem que usar como boot ou um cd um uma diskete porque o windows escreveu na mbr por cima do linux
    Este procedimento não é muito diferente de quando instalas o slack. Ou queres dizer que na altura que instalas o slack e estás a correr a instalacção de cd, tambem ficas agarrado a "directorias virtuais e não com as que realmente estão em disco"?
     
  9. PrOdG

    PrOdG Power Member

    Eu não conheço a instalação do slackware, mas pelo que o Karmack diz este rescue disk será algo como um liveCD, isto é, tens um sistema carregado totalmente em memória. Daí teres que montar o disco onde tens o SO instalado, e fazeres chroot para que uma nova shell se baseie no root (/) que está em disco e não no root que está carregado em memória pelo liveCD (ou rescue disk, whatever :P).

    Se o rescue disk não funcionarcomo um live CD e permitir bootar de imediato a instalação que está em disco, então aí sim, não precisa de chroot para nada.
     
  10. NoMercy

    NoMercy Power Member

    Ok.
    O unico liveCd que conheço baseado em slackware é o SLAX .
    Suponho que o DarTaKaum esteja a usar slackware "normal" :D por isso é que disse para fazer com o liloconfig. Se estiver a usar o SLAX então é diferente.
     
  11. DarTaKaum

    DarTaKaum Power Member

    boas, obrgiado por tantas respostas! :)

    consegui resolver a situação com um bokadinho de cada, fiz boot pelo cd, dps usei o comando pra me arranjar pela partiçao k tinha o slack instalado, e la me arrancou direitinho e dps foi so conf o lilo e ja tá tudo a dar! :)
     

Partilhar esta Página