Boas ppl, não sei se este é o melhor título para para o post... mas adiante. Na sequência da thread sobre o preço de um site, lembrei-me de abrir esta para feedback dos clientes. Podem contar aqui o que vos acontece nas reuniões que têm com os clientes. Se são muito chatos, intrometidos, não sabem o que querem, dão a opinião deles e não aceitam a nossa, etc, etc, ou se pelo contrário sabem bem o que querem, deixam-nos trabalhar à vontade, etc. O objectivo do post não é criticar o cliente mas antes saber qual a percepção do cliente em relação a ter um site na net. Saber quais são as suas exigências e a lógica das mesmas. Embora ainda não tenha muitos sites feitos e normalmente são para pessoas conhecidas o que facilita, posso dizer que já tive o cliente que me dá a liberdade total e aceita o que eu faço, obviamente dando instruções para adaptar ao negócio dele. O cliente que dá a opinião dele mas depois eu explico que não se deve usar esse método e ele aceita. Queria agora saber quais as vossas experiências, pois isto de fazer sites não é só fazer o orçamento e se for aceite fazer o site.
Bem no meu caso acho que já tive de tudo, já tive clientes que quando fui reunir com eles já tinha quase todo o site em "papel" e com ideias muito bem definidas daquilo que queriam, mas também já tive outros que era basicamente assim: davam-me um cartão de visita com um logótipo de 1cm e queria que eu a partir dali fizesse um site inteiro para uma empresa , acho que depende muito das pessoas, algumas querem websites mas não sabem ao certo o que será melhor ter lá, acho que nestes casos somos nós que trabalhamos na área que devemos ser sinceros e tentar informar e ajudar o cliente da melhor maneira, pessoalmente procuro tentar criar aquilo que seja mais benéfico para o cliente, era fácil nestes casos sugerir um monte de ferramentas que possivelmente não seriam necessárias e que iriam aumentar o nosso lucro, mas pessoalmente e muito sinceramente achoq ue vale mais ser honestos e sinceros com os clientes. Até agora todos os meus clientes ficaram satisfeitos e com isso ganhei recomendações a outros e novos clientes, acho que é bem melhor assim. Depois claro, já tive 2 que posso chamar "client from hell"! Um era uma fanática religiosa que queria fazer um website em flash que fosse uma igreja virtual com os bando o altar e as velas e que as pessoas pudessem rezar em frente aquilo como se fosse uma igreja normal, o problema e que foi impossivel encontrar um layour que a srª. gostasse porque todas as minimas coisas entravbam em conflito com a religião da srª, o que aconteçeu foi que no fim de 2 meses mais ou menos e uns 4 ou 5 layouts feitos a srª desistiu e deixou-me pendurado, sem dinhiero e com o trabalho feito. Outro cliente que tive não foi assim tão mau de contentar mas simplesmente depois de apresentado um layout e ter dito que podia concluir o site desapareceu do mapa, novamente trabalho feito e dinhiero não vê-lo. De qualquer maneira, no geral estou muito satisfeito com os clientes, tenho tive excelentes pessoas com que trabalhar.
Bem, normalmente tambem me dou bem com os clientes. O mais chato era mesmo um em que ia para as reunioes para falar do projecto em maos, e em todas as malditas reunioes ficava uns 40m a falar e mostrar um site que nao tinha nada a haver com o projecto em maos... ha de tudo.
o pior sao aqueles que querem que a gente trabalhe de borla lol, como ja tive um a dizer-me que por 35€ arranjava quem o fizesse, e aquele que se poem a ver sites de grandes marcas internacionais e comecam a sonhar e querem um assim....depois quando se diz valores para um site identico ao site dessas grandes marcas internacionais voltam á realidade. e ficam pelo site á medida.
Sobre a falta de pagamentos que já aqui referiram, funciono da seguinte forma. 3 fases para o pagamento, primeira fase a quando da aprovação do briefing e proposta de orçamento final, 1ª fase 30% do pagamento, 2ª fase apresentação de layouts e proposta finais até chegarmos a um consenso, depois da aprovação do layout, 30% do pagamento, entrega final do trabalho os restantes 40%... Nunca fico a arder completamente e esclareço o cliente durante a construção do briefing como se irá realizar o pagamento! A primeira e única vez k não fiz isto tive problemas... :/
Leiam isto, tá tudo aqui http://freelanceswitch.com/clients/12-breeds-of-client-and-how-to-work-with-them/ Cumps
Nunca começar um trabalho sem pelo menos 30 % do valor pago. Esta é a regra de ouro. Sabes que assim não perdes tempo.. pelo menos as horas que trabalhaste foram pagas.