Relação Potência / Impedância

PTNetSurfer

Power Member
Boas, há alguma relação directa entre a Potência e a Impedância de uma coluna de som?

Após pensar um bocado relacionei o aumento de impedancia com o aumento do tamanho do Iman da coluna (quanto maior o iman, maior a impedância) e consequentemente, se a impedancia é maior, o amplificador tem que mandar mais potencia para que a coluna vibre.

cheguei a esta conclusão após ter verificado que umas colunas de 100w rms a 4 ohm mandam de facto menos som que umas de 100w rms a 8 ohm.

logo, embora a potencia seja a mesma, a força a que a coluna de 8 ohm terá de estar sujeita para vibrar é superior à de 4ohm e isto gera maior som...


Estará este raciocinio correcto?

(esta thread poderá não ter nenhuma aplicabilidade directa, mas as respostas poderão influenciar a minha decisao na compra de umas novas colunas de som)

cumps
 
Nao percebo mt disso mas tipo normalmente o que oiço falar e W e a potencia da saida de som e os Ohm e a qualidade de som ou seja umas colunas mt potentes com poucos Ohm dao mt som mas a partir de metade do som maximo começa a distorçer, normalmente para isso usa-se amplificadores de som para poder dar correspondencia a potencia da coluna. Logo se tiver mais Ohm podes ter o som mais alto com melhor qualidade ou seja mais som.

Axo k e assim corrijam-me se tiver enganado xD
 
Quanto menor a impedância das colunas mais corrente estas requerem da fonte e com mais
corrente (mais potência) produz-se mais som.
Quando falas na potência das colunas os 100W são um valor indicativo da coluna e não da fonte que produz o sinal.
Com isto em mente e partindo do principio que usaste a mesma fonte para os dois sets de colunas (4 e 8ohm) as de 4 estavam na realidade a usar mais corrente da fonte e daí ser normal darem mais som.

Pode também dever-se à diferença entre a imp. de entrada das colunas e a imp. de saida da fonte. Quando as impedâncias são diferentes parte do sinal é reflectido à entrada das colunas e a eficiencia baixa. Se a fonte que usaste tiver à saída 4 ohm tens melhor transmissão para as colunas com o mesmo valor.

Idealmente a impedância deve ser o mais baixa possível, desde que a fonte (amplificador p.e.) dê conta do recado.

penso eu de que...
 
Modern solid state audio amplifiers do not use matched impedances, contrary to myth. The driver amplifier has a low output impedance such as < 0.1 ohm and the loudspeaker usually has an input impedance of 4, 8, or 16 ohms; many times larger. This type of connection is impedance bridging, and provides better damping of the loudspeaker cone to minimize distortion.
The myth comes from tube audio amplifiers, which required impedance matching for proper, reliable operation. Most of these had output transformer taps to approximately match the amplifier output to typical loudspeaker impedances.

in wikipedia



O problemas nas impedâncias verificava-se realmente quando a malta ainda andava no tempo a válvulas.. Em que isto constituia realmente um problema quando tinhas impedâncias "incompatíveis" entre aparelhos.
 
Estás a confundir vários aspectos:

cheguei a esta conclusão após ter verificado que umas colunas de 100w rms a 4 ohm mandam de facto menos som que umas de 100w rms a 8 ohm.

1º: Potência máxima com potência RMS.

Procura na wikipédia a definição do termo RMS e entenderás. :P Mete cálculo integral mas nada do outro mundo. :)

Após pensar um bocado relacionei o aumento de impedancia com o aumento do tamanho do Iman da coluna (quanto maior o iman, maior a impedância) e consequentemente, se a impedancia é maior, o amplificador tem que mandar mais potencia para que a coluna vibre.

2º: Iman com bobina. São 2 elementos distintos de alguns tipos de colunas. Há colunas sem iman e bobinado. :D Um bom exemplo disso são as electroestáticas.

Não é só a impedância que limita a saída de uma coluna, a sua (suposta) eficiência, normalmente medida em SPL (Sound Pressure Level) em determinadas condições, é tão ou mais importante que a impedância equivalente NOMINAL da coluna. Sim, porque a impedância que é apresentada pelo fabricante não é constante e há, inclusivé, picos ao longo do espectro, dando muitas dores de cabeça a quem quer desenhar um sistema decente. :P

Exemplo:

impedance.jpg


logo, embora a potencia seja a mesma, a força a que a coluna de 8 ohm terá de estar sujeita para vibrar é superior à de 4ohm e isto gera maior som...

A força é a mesma. O problema está na conversão electromecânica do sistema bobina+iman.

Boas, há alguma relação directa entre a Potência e a Impedância de uma coluna de som?

Não, mas há limitações de construção.


Se tens dúvidas relativamente a colunas, procura PRIMEIRO a impedância mínima que o teu amplificador suporta nas saídas. Procura também comprar colunas com valor nominal RMS ligeiramente superior ao do amplificador e TAMBÉM com potência máxima bem ACIMA da do amp. ;)


[[]]

PS: Espero não ter dito alguma barbaridade. Chibem-se! :x2:
 
Última edição:
assim sim! XD não podias ser mais esclarecedor! lol

quando digo que as colunas de 8 ohm mandam mais som que as de 4 ohm, refiro-me essencialmente as frequencias baixas, que são as que mais se nota a diferença.

bem esta ajudas todas vão-me uteis porque as colunas que eu tenho são de 6 ohm e o amp é de 8 até 16 ohm, daí que eu esteja a pensar na possibilidade de comprar umas colunas novas. ora, tendo em conta estes aspectos as colunas deverão ser de >160w rms de > 8 ohm (sendo que o amplificador diz 160w max, isto a 8 ohm) certo?
 
bem esta ajudas todas vão-me uteis porque as colunas que eu tenho são de 6 ohm e o amp é de 8 até 16 ohm, daí que eu esteja a pensar na possibilidade de comprar umas colunas novas. ora, tendo em conta estes aspectos as colunas deverão ser de >160w rms de > 8 ohm (sendo que o amplificador diz 160w max, isto a 8 ohm) certo?

Mete colunas, de preferência, com a menor impedância que o amp suporta. Se o amp diz:

80 W RMS -> Colunas com mais de 80 W RMS (90/100 W é o ideal)

160 W Máx -> Colunas com mais de 160 W Máx! (180/200 W = recomendado)

Tudo isto para não trazer problemas (BUMMMMM!) e distorção. :)


[[]]
 
Back
Topo