Relação preço/qualidade do iMac

jncunha

Power Member
Boas.

Ando com umas dúvidas. Estou a pensar em comprar um iMac mas há algo que me deixa um bocado intrigado.
O topo de gama custa quase 2000€ e trás 2GB de RAM e uma Nvidia 8800 GS (já sei que dá para acrescentar para 4GB de RAM e também aumentar o disco rígido). Ainda por cima o disco só funciona a 7200rpm e a memória é apenas DDR2 800mhz. Não sei se vou fazer a pergunta mais anormal do mundo mas, os componentes em Mac são melhor aproveitados do que num PC normal ou simplesmente estamos a pagar pelo menos mais 1000€ do que um PC normal com os mesmo componentes só porque sim?

O objectivo do computador será o uso de programas como Protools, Photoshop, Illustrator, Dreamweaver, Premiere, Final Cut, etc. Possivelmente será também necessário ligar uma placa de som externa da M-Audio.

Cumprimentos.
 
Última edição:
Ah ok! Não sabia. Mas provavelmente também vêm muito mais caros :P.

Mas já agora alguém me sabe dar uma explicação para o preço exagerado com uns componentes não tão bons? Estaremos a pagar só design e marca?

Cumprimentos.
 
Não percebo a questão dos componentes de inferior qualidade. Gostaria que me mostrasse um all-in-one como o iMac com características superiores a um preço mais baixo.
 
Basicamente é o Apple Tax. Na minha opinião, só os portáteis é que são over-priced.
Quando os iMac forem actualizados, para mim, vão voltar a ter um preço justo em relação ao mercado por peças.
 
Com a esperada actualização os iMacs correntes vão baixar de preço (limitado ao stock existente) e os novos vão ter o mesmo preço que os correntes.

Achar que as peças de qualquer produto apple são melhores que as outras é absurdo. São componentes normalissímos que falham tanto como as outras. Devido á quantidade de falhas que tive no meu MBP levou-me até a acreditar que eram piores que os componentes normais. E julgo haver alternativas ao iMac (All-in-one) apenas não me estão a ocorrer.

Todos os produtos Apple têm a dita Apple Tax (marca, desenho, elitismo, R&D, etc). Penso que o mais "taxado" até é o iPhone. Que por um custo de 200 euros cobram 600.
 
Todos os produtos Apple têm a dita Apple Tax (marca, desenho, elitismo, R&D, etc). Penso que o mais "taxado" até é o iPhone. Que por um custo de 200 euros cobram 600.
600€ a particulares que infelizmente afectam a grande maioria.

Quanto as falhas de componentes terás que ver que estão associadas a determinados lotes.
Enquanto a maioria das empresas lança 5 ou mais modelos diferentes de portáteis num semestre, a Apple lança apenas 2 modelos, estes diferenciando-se entre si, nos componentes principais (não associar a disco rígido e memórias), no processador que já vem "soldado" à logic board. Logo, a apple fabrica mais unidades por lote de um determinado modelo que as outras empresas. Se alteram algo num lote, e um produto tiver uma falha, quase todos os produtos desse lote mais cedo ou mais tarde demonstrarão a falha ;)
 
Também ando para comprar um iMac de 24"..
Vou então esperar mais um bocado a ver se os modelos mais antigos descem..Queria dar no máximo uns 1200€..
Claro que com este dinheiro comprava uma desktop com monitor bem melhor a nivel de performance..Mas também temos que ver o outro lado..O design é logo o que salta á vista..depois o OSX..e o que me dá muito jeito é o espaço que ocupa..A nivel de concorrencia o iMac está tranquilo para já..
 
Também ando para comprar um iMac de 24"..
Vou então esperar mais um bocado a ver se os modelos mais antigos descem..Queria dar no máximo uns 1200€..
Claro que com este dinheiro comprava uma desktop com monitor bem melhor a nivel de performance..Mas também temos que ver o outro lado..O design é logo o que salta á vista..depois o OSX..e o que me dá muito jeito é o espaço que ocupa..A nivel de concorrencia o iMac está tranquilo para já..

E não te esqueças que só o monitor do imac de 24' vale alguns 500 euros, não é um monitor banal, a nível de tecnologia e qualidade (o de 20' já é banal).
 
Pois..nunca comparei os dois ao vivo..E antes até estava inclinado para o de 20" mas como ouvi falar precisamente nisso (diferença de qualidade entre os dois) pus logo o de 20" de lado..
Nestes modelos há possibilidade de nos sair um monitor com menor qualidade?(tipo paineis mais fracos)?Ou são todos iguais?É que vim de um samsung que apresentava algum bleeding (painel mais fraco que os normais)..
 
Pois..nunca comparei os dois ao vivo..E antes até estava inclinado para o de 20" mas como ouvi falar precisamente nisso (diferença de qualidade entre os dois) pus logo o de 20" de lado..
Nestes modelos há possibilidade de nos sair um monitor com menor qualidade?(tipo paineis mais fracos)?Ou são todos iguais?É que vim de um samsung que apresentava algum bleeding (painel mais fraco que os normais)..

Pelo que sei são todos precisamente iguais, mas há sempre a remota possibilidade de apanhar com algum problema. A Apple nestas coisas não costuma decepcionar muito, a não ser em produtos novos, que vêm praticamente sempre com alguns defeitos (veja-se os novos MBP, que saíram com alguns problemas). No entanto, passados poucos meses da saída dos produtos a situação costuma estabilizar.

Também se põe a questão de ser a Apple (no sentido de despertar mais "paixões"), e os defeitos serem muito mais publicitados, as outras marcas também os têm, secalhar em maior quantidade, mas ninguém fala assim tanto deles, nem de perto nem de longe. É normal, quem já anda nisto há algum tempo já sabe do que a casa gasta :-)
 
Ok,obg.
Vou então esperar até Fevereiro para ver se entretanto saem os novos..
Pode ser que nas lojas tipo *****,***** façam um bom desconto nos modelos mais antigos..já que deduzo que na loja oficial não compense tanto a diferença..
 
Ok,obg.
Vou então esperar até Fevereiro para ver se entretanto saem os novos..
Pode ser que nas lojas tipo *****,***** façam um bom desconto nos modelos mais antigos..já que deduzo que na loja oficial não compense tanto a diferença..

Sim, costumam sempre vender os antigos a preços bem simpáticos :-)
 
E não te esqueças que só o monitor do imac de 24' vale alguns 500 euros, não é um monitor banal, a nível de tecnologia e qualidade (o de 20' já é banal).
Gostava de ver essa diferença ao vivo mas como não tenho essa hipótese queria saber se não andam por ai imagens a demostrar essas mesmas diferenças.
 
Última edição:
Só o painel do iMac de 24'' é quase o preço do iMac de 20'' :p

Mid_2007 24" iMac: LG.Philips LM240WU2-SLB1, S-IPS, 8-bit
Mid_2007 20" iMac: LG.Philips LM201WE3-????, TN Film, 6-bit
 
Olá

Também estou interessado em comprar um iMac. Mas a minha dúvida prende-se com o sitio onde o comprar. Eu queria comprar um como vem na apple store, em que temos uma base e depois podemos fazer um upgrade (por exemplo eu queria o de 20", 2,4Ghz, mas depois fazer um upgrade de 1Gb de memória para 4Gb.

As minhas dúvidas são?

- só se fazem estas alterações na apple store? ( http://store.apple.com/pt/browse/hom...ac?mco=MTE2NjM ). Eu sei que na ***** e ***** vendem iMac, mas acho que só os standard, estou certo?

- se precisar de assistência como devo fazê-lo? qualquer loja de informática pode resolver a questão ou terei que ir a onde comprar? Neste caso, é igual comprar numa dessas lojas conhecidas ( *****, etc...) ou existem lojas especificas que vendem iMac's

Espero que tenham compreendido as minhas dúvidas e agradecia se me pudessem ajudar.
 
Olá

Também estou interessado em comprar um iMac. Mas a minha dúvida prende-se com o sitio onde o comprar. Eu queria comprar um como vem na apple store, em que temos uma base e depois podemos fazer um upgrade (por exemplo eu queria o de 20", 2,4Ghz, mas depois fazer um upgrade de 1Gb de memória para 4Gb.

As minhas dúvidas são?

- só se fazem estas alterações na apple store? ( http://store.apple.com/pt/browse/hom...ac?mco=MTE2NjM ). Eu sei que na ***** e ***** vendem iMac, mas acho que só os standard, estou certo?

- se precisar de assistência como devo fazê-lo? qualquer loja de informática pode resolver a questão ou terei que ir a onde comprar? Neste caso, é igual comprar numa dessas lojas conhecidas ( *****, etc...) ou existem lojas especificas que vendem iMac's

Espero que tenham compreendido as minhas dúvidas e agradecia se me pudessem ajudar.

Se a compra do teu iMac não for urgente, espera umas semanas pois a actualização dos mesmos deve estar pra breve
 
Back
Topo