1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Relato de "algo engraçado" com a netcabo e a minha rede caseira

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por droidman, 21 de Abril de 2008. (Respostas: 29; Visualizações: 3407)

1. droidman

droidman Power Member

Cá em casa há 4 Pc's, um da minha mãe, o meu que tambem é desktop e é o melhor pc da casa, e 2 portateis asus, e aqui à uns tempos deparei-me com algo "engraçado" mas que no fundo não tem assim muita graça.
    A testar o site speedtest.net com a minha netcabo 30mb dei uns fabulosos 4 mb no meu desktop, é um asus topo de gama que me custou quase 2000€ só a torre e que muito me custou a pagar, e eu obviamente comecei a desatinar com os tipos da netcabo que usam os tipicos meios de "engonha" e sempre as mesmas desculpas, vira o disco e toca o mesmo.
    Liguei o meu portatil poucos dias depois e fiz o teste on speedtest.net ao servidor portugues, e dei 25mbps no meu ubuntu, ora, fiquei tolo como não podia deixar de ser e liguei o vista no mesmo portatil, fiz o teste e deu algo na casa dos 20mb, liguei os outros pcs e tive bons resultados. no meu asus mantinha-se e até hoje se mantem este problema de não passar raramente dos 7mb com a mesma rede, mesmo router, trocando ou não cabos de rede e com ou sem wireless. portanto isto levou-me a excluir algumas coisas como sendo uma das placas de rede etc.
    Até hoje não dei com o bixo, e tenho windows XP pro genuino, o pc é do melhor que há por aí e corre jogos uma maravilha e tenho pings extremamente baixos. já corri diversos scans de antivirus e o problema mantem-se.
    Até que fiz um servidor no portatil em ubuntu e saco coisas atravez do portatil e tenho-me dado bem, embora não seja a mesma coisa...

Este meu texto serve para todos aqueles que por um ou outro motivo possam ter problemas com a sua ligação à net seja ela qual for e pensarem que se trata de TrafficShapping ou outra forma de bloqueio das suas operadoras, o que aconselho muita gente a fazer é pegar num outro pc de preferencia portatil, ligarem a net e testarem as ligações a ver se dá um problema parecido, ou uma melhoria incompreensível.
    agradeço a paciência de quem leu isto, e quem tiver algum relato sff que o exponha para troca de ideias. :kfold:

2. nothing

nothing Power Member

Posso estar enganado, mas sendo o TS estabelecido pelo ISP pouco interessa o SO do cliente. O TS é feitos aos protocolos.
    Se houver maneira de dar a volta a isso em *nix também haverá em windows.

3. droidman

droidman Power Member

se o que o kanguruzinho diz for verdade, poderá ter razão porque o unico pc com XP cá em casa é o meu...

4. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

Isso pode ser tanta a coisa a influenciar a velocidade do teu desktop. Para já pode ser o browser que usas. Depois o software d protecção que tens. Depois poderá ser o próprio ***** da motherboard a limitar (se tiveres um chipset nvidia e a placa d rede também for então é de caras pk ela só abre a goela quando precisa mesmo). Testa com outro S.O. mete-lhe o ubuntu. Vai testando. Eu por acaso também tenho ligação mais rápida com os portáteis do que com os fixos cá em casa...

5. droidman

droidman Power Member

meti o live cd do ubuntu 7.10 gutsy e dei 19mbps no speedtest.net no servidor aqui perto em espanha e no nacional dei 14mbps
    voltei ao windows xp premium e aos 4mbps
    está resolvido, é windows, e agora? 8|

6. PTNetSurfer

PTNetSurfer Power Member

penso que um clean format resolve o caso... depois vais instalando as aplicaçoes criticas e testando sequencialmente a velocidade da net até que encontre a causa dessa quebra de trafego....
    cumpz

7. droidman

droidman Power Member

isso neste momento nao é solução nem de perto nem de longe. esta instalação é legal e não tenho mais installs com esta serial. E tenho neste pc 1.5TB de trabalho em 4 discos e é dificil de recuperar. tenho backups mas fazer um backup leva 18horas no minimo
    ja agora, este windows, eu disse que era o XP pro, e é, mas é o Média Center
    nao ha por ai nenhuma cena para testar o windows? pode ser algo insignificante. lembro-me de que aqui a coisa de 5 meses ele funcionava bem e voava. e neste momento so atinge aquelas velocidades com um download accelerator. não será algum numerozito no registry ou coisa parecida?

8. PTNetSurfer

PTNetSurfer Power Member

não entendo... clean format nao implica apagares a informação. Podes sempre criar uma partição só para Sistema Operativo. Quanto a licensa do SO podes encontra-la muito facilmente com o devido software. Depois basta usares um CD pirata para istalar e usas a tua licensa legal....

cumpz

edit: http://www.belarc.com/free_download.html serve para encontrar uma porrada de informações, entre elas, a key do windows...

9. droidman

droidman Power Member

sim mas nao queria fazer isso.. esta foi a unica release do windows que nao me deu chatisses até hoje, visto a unica chatisse que tenho ser esta.
    tambem nao me vejo a mudar para vista tao cedo...
    em relaçao a recuperar coisas, é mesmo para nao tar a mandar cenas dum lado pro outro, nao quero confusoes isto demorou-me meses a por tudo certinho e nao kero arriscar tanto trabalho so por causa da velocidade da net nem ter uma carga de trabalhos tao grande, até pk para sacar uso o portatil. mas sei k isto nao ta bem. no outro dia tentei fazer aki um servidor para um jogo e ng se conseguia ligar e nao era da firewall que utilizo nem do router. tá praquí qualquer porcaria a tapar-lhe a veia.
    de todas as formas, descobri o problema, curtia era saber como testar isto

10. Locke

Locke Power Member

experimenta um optimizador de velocidade no windows. Ou então experimenta ir aquela página da microsoft, como é que ela se chama, espera,será -» http://www.update.microsoft.com Isso cheira-me a falta disso, não sei porquê LOL

11. droidman

droidman Power Member

As actualizações: prioritárias e as personalizadas estao a 100% mas meti so esta para nao andar com trabalhos
    http://img.dvxw.com/images/502223updatesmicrosoft.JPG

testes de velocidade no meu desktop

-------------
    resultados no portátil que está ao meu lado ligado ao mesmo router

-------------

como podes reparar, com este pc nao ha coerencia, so tenho velocidades decentes em trafego nacional o que me leva a pensar que é mesmo traffic shapping e que o XP Pro é afectado em todo o seu explendor.
    no portatil, tanto nacional como internacionalmente dou velocidades dignas de uma média de um país desenvolvido, no meu desktop parece que tou ligado à net com um modem de 1024kbps quando me encontro em sites internacionais.
    Já fiz centenas de testes, o meu XP está actualizadissimo e quase toda a gente que conheço usa vista com netcabo e não XP com netcabo e eu nao quero fazer o upgrade.
    agradecia se alguem com XP e com o mesmo problema encontrasse solução a divulgasse publicamente, aqui de preferência.

Última edição pelo moderador: 27 de Abril de 2008
  12. jpsfs

jpsfs Power Member

Isso pode ter que ver com o número de conexões a que o teu pc permite.
    Podem ser 1001 factores... quando se trabalha com o windows já se prevê que vão surgir coisas que aparentemente não fazem nexo. Só na cabeça de alguns programadores xD

Como já foi dito, apenas o clean install pode esclarecer mais alguma coisa.

Cumpz jpsfs

13. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

Olha lá uma coisa. E se deixasses esses testes da tanga (speedtest e afins) e fizesses os teste como deve ser?
    Que mania tem o pessoal em apoiar-se cegamente nesses sites!
    Os testes fazem-se na prática, seja a sacar um ficheiro de um ftp em várias partes (por exemplo com o Flashget ou com o Downthemall do FF), ou então de um site de torrents privado em que temos a certeza da velocidade que pode atingir.
    Se eu fosse ligar ao que o speedtest me diz, nunca ultrapassaria os 9mbps, no entanto nos torrents saco sempre entre os 15 e os 16mbps constantes.
    Por isso volto a dizer, não confies nesses sites e faz tu os teus proprios testes.

14. droidman

droidman Power Member

eu não sei se leste direito o que eu escrevi ou se apenas viste as imagens, eu já fiz todos os testes que há para fazer com a minha lan ca de casa, apenas mostrei os que permitem valores mais reais, se quizeres faço-te printscreens de eu a sacar um ficheiro do meu servidor dedicado que está na dinamarca com duas ligações dedicadas de 100mbps onde posso la meter um live cd por exemplo e saco-o no meu portatil COM UM THREAD a 20mbps e neste pc MESMO COM ORBIT DOWNLOADER a 4mbps em multi-threading. SEM o orbit downloader saco no meu desktop o mesmo ficheiro a 150kbps.
    Não sei até que ponto as tuas conclusões tendem a ir mas o que estou a saber se mais alguem que por cá anda tem o mesmo problema que eu, daí eu ter mostrado um site conhecido e fiavel de testes.
    já fiz testes em todo o lado, inclusivé, rapidshare, onde tenho conta premium. Neste pc cada thread de rapidshare via orbit downloader vem a cerca de 1mbps e no portatil com o ubuntu sem multi-threading vem à velocidade máxima que a minha ligação de 30mbps da netcabo suporta que de momento ronda os 21mbps.
    Eu tenho esta ligação que considero cara por necessidade, daí ter que usar o portatil para download e upload de coisas para o meu servidor, alias, pro servidor da empresa, é meu e de outro amigo.
    caso nao tenhas ficado esclarecido e queiras sugerir testes via FTP tambem ja os fiz e os resultados não diferem em 500kbps ou em 1mbps, diferem em 18mbps. Em todos os pcs da casa dá a mais de 15mbps o download via ftp, neste pc dá a 1mbps.

em suma, cheguei à fantástica conclusão de que correndo um netstat vi que tenho muitas ligações, algumas sao de servidor caseiro, estas ligações podem não dar para o xp mas para qualquer outro sistema operativo como linux sao uma brincadeira (19 ligaçoes de localhost->outbound para ser mais preciso e seis inbound portanto 25 no total)

agradeço que alguem com um problema parecido o mencione, caso solucionado agradeço que o mencione a duplicar.
    não sei se emular um windows em wine faria alguma diferença... nisso sou verde

Última edição: 26 de Abril de 2008
  15. kimroskas

kimroskas Power Member

16. droidman

droidman Power Member

« SpeedGuide.net TCP Analyzer Results »
    Tested on: 04.28.2008 21:06
    IP address: 89.155.xxx.xxx

TCP options string: 02040218
    MSS: 536
    MTU: 576
    TCP Window: 16616 (multiple of MSS)
    RWIN Scaling: 0
    Unscaled RWIN : 16616
    Reccomended RWINs: 65392, 130784, 261568, 523136
    BDP limit (200ms): 665kbps (83KBytes/s)
    BDP limit (500ms): 266kbps (33KBytes/s)
    MTU Discovery: OFF
    TTL: 108
    Timestamps: OFF
    SACKs: OFF
    IP ToS: 00000000 (0)

----------------------------
    sao os resultados no desktop

17. kimroskas

kimroskas Power Member

Boas,

os valores que aparecem são típicos de uma ligação dial-up e, de certa forma, estarão a limitar a largura de banda no desktop.

O MTU e a RWIN estão configurados com valores demasiado baixos para o tipo de ligação que tens. São valores que podem ser alterados no registo do windows. Para facilitar essa alteração, podes fazer o download deste programa (é de confiança).

Depois tenta o seguinte:
    1-selecciona a placa de rede onde diz "Adapter settings";
    2-no campo "Tcp Receive Window" colocas um dos ultimos 3 valores recomendados (130784, 261568, 523136);
    3-em "Window Scaling" escolhe "Yes";
    4-em MTU coloca 1500;
    5-grava as alterações (clicar em "Save") e reinicia a máquina;
    6-experimenta fazer alguns downloads para testar as novas configurações (nada de speedtests e afins);

Nota: sempre que alterares algum valor com o DrTCP deves reiniciar o PC.

Espero ter ajudado. Pelo menos foi essa a intenção ;)

18. droidman

droidman Power Member

Este pc teve ADSL algum tempo e depois passou a cabo. como a netcabo nao da grande coisa a nivel de CD, drivers etc e os outros pcs nao precisaram eu nc instalei aqui nada nem sei se existe.

os novos resultados do speedguide sao estes:

Código:
    « SpeedGuide.net TCP Analyzer Results » 
    Tested on: 04.29.2008 17:20 
    IP address: 89.155.xxx.xxx 

TCP options string: 020405b401030300 
    MSS: 1460 
    MTU: 1500 
    TCP Window: 16616 (NOT multiple of MSS) 
    RWIN Scaling: 0 
    Unscaled RWIN : 16616 
    Reccomended RWINs: 64240, 128480, 256960, 513920 
    BDP limit (200ms): 665kbps (83KBytes/s)
    BDP limit (500ms): 266kbps (33KBytes/s) 
    MTU Discovery: OFF 
    TTL: 107 
    Timestamps: OFF 
    SACKs: OFF 
    IP ToS: 00000000 (0) 
    porem, os maus resultados mantem-se.
    Internacional - [​IMG]
    Internacional - [​IMG]
    Nacional - [​IMG]

Eu agora compreendo o porquê de imensos clientes da netcabo terem queixas sobre velocidades. Muito provavelmente muita gente está na mesma situação que eu, tem um pc com xp e como não tem mais nenhum, nao dão com o problema e dizem que a culpa é da netcabo. Como tenho cá em casa 4 PC's (2 desktops e 2 portateis) e apenas este pc que é o melhor da casa tem estes maus resultados, obviamente o problema é daqui e não da ligação.
    A inicio ainda perdi tempo com a netcabo, pago 30mb e este pc so dava no maximo 8 em nacional, ou 10 a borrar-se todo com um download accelerator, mas quando vi que o portatil mais fraco que tenho deu 18mbps em diversos testes nacionais e internacionais a coisa mudou.
    Já testei vários MTU e penso que o problema não deverá ser daí.
    de qualquer forma muitissimo obrigado pela ajuda

19. kimroskas

kimroskas Power Member

Boas,

se bem reparei, só alteraste o MTU. Deves tb alterar o RWIN que é o mais importante para o downstream. Experimenta lá mudar conforme indiquei.

Cumprimentos

20. droidman

droidman Power Member

desculpa, ve a imagem, nao encontro nenhum RWIN
    ja agora, isto tem 2 mtu's qual deles é

Partilhar esta Página