1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Release] Layout Teclado PT para WinMacBook

Discussão em 'Macintosh e OS X/macOS' iniciada por ngm, 14 de Novembro de 2006. (Respostas: 147; Visualizações: 92233)

1. ngm

ngm Power Member

Update 16/05/2013

O Red_Acid disponibilizou um novo ficheiro que espero que possa ser útil: http://img.zwame.pt/forum/apple/teclado/pt-apple.zip

O ficheiro é disponibilizado sem qualquer garantia. Instalem por vossa conta e risco.

Podem usar este tópico para tirar dúvidas.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa tarde,

Um dos pequenos "problemas" de instalar o Windows num MacBook era não ter um layout de teclado compatível com as teclas do MacBook português. Por exemplo, para colocar um acento circunflexo (^) sobre um (ê) era preciso fazer SHIFT+\, entre outros casos.

Podia viver-se com isso... mas era pouco prático, principalmente para quem programa e tem necessidade de utilizar muitos caracteres especiais.

De modo a corrigir este problema, mapeei o teclado PT do MacBook por forma a criar um layout para o Windows. Assim, todas as teclas colocam no ecran o caracter impresso na tecla... tal como se fosse um teclado perfeitamente reconhecido pelo Windows.

Portanto, quem quiser instalar o Windows no MacBook e não quiser andar a decorar qual a tecla que deve primir para obter um acento ou um caracter especial, deverá fazer download do Layout PT para Windows em MacBook.

INSTALAÇÃO:
    Decompactar o ficheiro .zip mantendo a estrutura dos directórios. Executar o ficheiro MB-PT-KB.msi. A instalação é totalmente automática.

Após concluída, deverão ir às Opções Regionais e de Linguagem no Painel de Controlo, escolher o separador Linguagens, menu Detalhes, Adicionar, Linguagem de Input: Português (Portugal), Layout do Teclado/IME: Portuguese (MacBook).

Não se esqueçam que deverão seleccionar o teclado Portuguese (MacBook) na barra de linguagem ou então removerem todos os outros layouts que tenham configurados.

Testem no notepad ou noutra aplicação à escolha... et voilá! :D

INSTRUÇÕES:
    Para as teclas que têm 3 caracteres, (exemplo: 2/"/@, 3/#/€,...) a introdução do caracter em cima/direita é obtido quando se pressiona CTRL+ALT+TECLA (equivalente ao ALT GR em Windows).

Ainda que as teclas do MacBook não tenham os caracteres {, }, [, ], estes poderão ser facilmente obtidos pelas seguintes combinações de teclas:
    { = CTRL+ALT+7
    } = CTRL+ALT+0
    [ = CTRL+ALT+8
    ] = CTRL+ALT+9

Eventualmente e se houverem interessados, poderei substituir a tecla § ao lado do 1 (que me parece inútil), pelas teclas «/».

DESINSTALAÇÃO:
    Se não quiserem o layout (o que duvido), podem desinstalar facilmente no Adicionar/Remover Programas. Ter em atenção que, antes de desinstalar deverão remover o Layout do Teclado no Painel de Controlo. (processo inverso ao descrito em INSTALAÇÃO - em vez de adicionar, deverão remover)

NOTAS IMPORTANTES:
    O Layout Teclado PT para WinMacBook é distribuído sem qualquer garantia. Todos os danos ou prejuízos que advenham da sua utilização não são da minha responsabilidade.

No futuro este layout será desnecessário pois o BootCamp oferecerá melhor suporte para teclados internacionais.

Qualquer dúvida, problema ou questão poderá ser deixada neste tópico.

Última edição pelo moderador: 16 de Maio de 2013
  2. metabolic

metabolic Power Member

Parabens pela paciência. Um amigo meu vai ficar agradecido, já me tinha pedido uma solução para esse problema q ele usa muito Windows.
    Eu n uso Windows nativo no meu.

Cumps

3. Sox

Sox Power Member

Muito bem, parabéns ngm pela paciencia e pelo bom trabalho! Actualmente não uso windows nos Macs, mas quando tiver o meu MBP C2D vou certamente utilizar esta tua "feature".

Acho que até não haver solução do bootcamp ou afins isto deveria ficar sticky.

4. iStarTAC

iStarTAC Power Member

Apesar de não usar bootcamp, obrigado pelo trabalho. Vou ver se isso faz alguma diferença no Parallels.

5. caustic

caustic Power Member

Muito bom trabalho, vai dar imenso jeito quando o MBP C2D tiver deste lado. Obrigado pela paciência! A sticky!

6. ngm

ngm Power Member

Obrigado pelo apoio, :)

Eu tinha mesmo que resolver o problema do layout do teclado... assim não conseguia viver! Principalmente quando o Windows é para programar! :(

Já que encontrei uma solução para mim, nada me custa partilhar convosco! :)

Presumo que a aplicação também funcione no MacBook Pro (caso tenha um teclado com as teclas em posições/configuração idêntica ao MacBook), mas não experimentei, infelizmente! :(

7. Tuaregue

Tuaregue Power Member

se no macbook não tem []{} como é que os utilizadores representam matrizes e conjuntos?

Parabéns prelo trabalho vai ser útil para a minha irmã, ela está mesmo decidida a comprar um macbook.

Última edição: 15 de Novembro de 2006
  8. ngm

ngm Power Member

Olá Tuaregue,

Olha que é uma boa pergunta.

Os parentesis rectos, ainda que não estejam representados nas teclas 8 e 9 do MacBook, o que é facto é que se fizeres ALT+8 e ALT+9 obténs [ e ].

O mesmo não se passa em relação às chavetas. Também estas não se encontram representadas no teclado e, se fizeres ALT+7 e ALT+0, obténs ÷ e ≠.

É a simplicidade do Mundo MAC... agora, como vou definir arrays através do seu conteúdo: não sei! :002:

9. Mitnick

Mitnick Power Member

em relacao as chavetas e shift + alt + 8 e 9

ou seja o 8 e o 9 fazem () [] e {}

10. mascker

mascker Power Member

Nao tens nenhuma release que funcione no Vista??? :D

Saudaçºoes e excelente trabalho

11. josemendes7

josemendes7 Power Member

boas... deve-me estar a escapar algo mas não consigo, usando o windows com o bootcamp, escrever o simbolo da arroba. Isto com um macbook pro.

help?

Obrigado

JM

Última edição: 1 de Dezembro de 2006
  12. Mitnick

Mitnick Power Member

@ = Ctrl + Alt + 2

13. josemendes7

josemendes7 Power Member

Obrigado.

Já agora, não consegui instalar este patch mas penso que é um problema relacionado com o Norton Internet Security 2005 que tenho instalado no Windows. Ou já alguém teve este problema usando um macbook pro ?

JM

14. caustic

caustic Power Member

Boa Noite!

Já alguem tentou instalar isto no vista? tive agora a experimentar no boot camp e dá-me a seguinte mensagem "the installer was interrupted before portuguese (macbook) could be installed." No XP funcionava que era uma maravilha.

Uma vez que o ngm criou este programa tao util insisto mais uma vez que ponham isto em sticky!

cumps

Última edição: 6 de Janeiro de 2007
  15. mondego

mondego Power Member

>Instalei sem problemas ... e ja assinalei o post com 5 estrelas :)

se n conseguem a primeira tentem de novo :) he he he

16. caustic

caustic Power Member

Boa Tarde.

Já funciona!
    O que fiz foi desligar o "user account control" e o vista pede para reiniciar. Pelos vistos o win não confia no administrador que lhe diz que aceita que o produto, não reconhecido, seja instalado.

17. Funciona a 100%

Instalei esse programa no meu MacBook e o teclado já está a funcionar perfeitamente.

Obrigado!

18. JedWar

JedWar Power Member

Quais as teclas pra fazer um printscreen no windows com o bootcamp!!! Please

19. JedWar

JedWar Power Member

Thanks, resolvi a situação com uma ferramenta!! simples, funcional e até mais prática que o tradicional Print Screen....pois edita logo a captura, grava, teclas de atalho... a solução!!!!

Partilhar esta Página