[Release] Layout Teclado PT para WinMacBook

Não encontrei esse patch, mas julgo ter resolvido o problema indo, no bootcamp, com o xp aos painéis de controlo > opções regionais e de idioma > idiomas > detalhes > adicionar > português (Apple), removendo o que estava seleccionado que se chama apenas "português". Restart et voilá, c'est tout!
 
Última edição:
Boa tarde,

Um dos pequenos "problemas" de instalar o Windows num MacBook era não ter um layout de teclado compatível com as teclas do MacBook português. Por exemplo, para colocar um acento circunflexo (^) sobre um (ê) era preciso fazer SHIFT+\, entre outros casos.

Podia viver-se com isso... mas era pouco prático, principalmente para quem programa e tem necessidade de utilizar muitos caracteres especiais.

De modo a corrigir este problema, mapeei o teclado PT do MacBook por forma a criar um layout para o Windows. Assim, todas as teclas colocam no ecran o caracter impresso na tecla... tal como se fosse um teclado perfeitamente reconhecido pelo Windows.

Portanto, quem quiser instalar o Windows no MacBook e não quiser andar a decorar qual a tecla que deve primir para obter um acento ou um caracter especial, deverá fazer download do Layout PT para Windows em MacBook. (MB-PT-KB.zip (macbook-portuguese-keyboard - 14kb).


INSTALAÇÃO:
Decompactar o ficheiro .zip mantendo a estrutura dos directórios. Executar o ficheiro MB-PT-KB.msi. A instalação é totalmente automática.

Após concluída, deverão ir às Opções Regionais e de Linguagem no Painel de Controlo, escolher o separador Linguagens, menu Detalhes, Adicionar, Linguagem de Input: Português (Portugal), Layout do Teclado/IME: Portuguese (MacBook).

Não se esqueçam que deverão seleccionar o teclado Portuguese (MacBook) na barra de linguagem ou então removerem todos os outros layouts que tenham configurados.

Testem no notepad ou noutra aplicação à escolha... et voilá! :D


INSTRUÇÕES:
Para as teclas que têm 3 caracteres, (exemplo: 2/"/@, 3/#/€,...) a introdução do caracter em cima/direita é obtido quando se pressiona CTRL+ALT+TECLA (equivalente ao ALT GR em Windows).

Ainda que as teclas do MacBook não tenham os caracteres {, }, [, ], estes poderão ser facilmente obtidos pelas seguintes combinações de teclas:
{ = CTRL+ALT+7
} = CTRL+ALT+0
[ = CTRL+ALT+8
] = CTRL+ALT+9

Eventualmente e se houverem interessados, poderei substituir a tecla § ao lado do 1 (que me parece inútil), pelas teclas «/».


DESINSTALAÇÃO:
Se não quiserem o layout (o que duvido), podem desinstalar facilmente no Adicionar/Remover Programas. Ter em atenção que, antes de desinstalar deverão remover o Layout do Teclado no Painel de Controlo. (processo inverso ao descrito em INSTALAÇÃO - em vez de adicionar, deverão remover)


NOTAS IMPORTANTES:
O Layout Teclado PT para WinMacBook é distribuído sem qualquer garantia. Todos os danos ou prejuízos que advenham da sua utilização não são da minha responsabilidade.

No futuro este layout será desnecessário pois o BootCamp oferecerá melhor suporte para teclados internacionais.

Qualquer dúvida, problema ou questão poderá ser deixada neste tópico.


o link para descarregar o layout já nao está a funcionar. alguem me pode dizer onde possom descarrega-lo?
 
Não encontrei esse patch, mas julgo ter resolvido o problema indo, no bootcamp, com o xp aos painéis de controlo > opções regionais e de idioma > idiomas > detalhes > adicionar > português (Apple), removendo o que estava seleccionado que se chama apenas "português". Restart et voilá, c'est tout!

Parece que funciona dessa forma. Thnkz
 
Por mim podem alojar no ZWAME na boa.
Eu não fui o autor deste ficheiro. Apenas o descarreguei do site original quando ainda estava disponível e, como ainda o tinha por aqui, decidi alojar no meu site, uma vez que tanta gente estava a perguntar por ele :-)

Rui Batista
 
Instalei no windows 7, num Macbook unibody aluminio (o que agora é macbook pro 13) e nao funciona. Nao estao no sitio correcto as teclas de acentuacao por ex.
 
Por mim podem alojar no ZWAME na boa.
Eu não fui o autor deste ficheiro. Apenas o descarreguei do site original quando ainda estava disponível e, como ainda o tinha por aqui, decidi alojar no meu site, uma vez que tanta gente estava a perguntar por ele :-)

Rui Batista

Ok :)

Alojei então aqui.
Alterei o link no primeiro post deixando uma nota do motivo da edição.
 
Instalei no windows 7, num Macbook unibody aluminio (o que agora é macbook pro 13) e nao funciona. Nao estao no sitio correcto as teclas de acentuacao por ex.
Se for por bootcamp, deves escolher como língua "Português-Brasil Apple", salvo erro. Este programa é principalmente útil para virtualizações como Parallels ou VMware.
 
Já resolvi o problema :)

Instalei o programa utilizado para criar aquele instalador (editor de ficheiros klc - MSKLC) e criar novamente o pacote para 64 bits.
 
http://*****/89cnR8

Este link é para os ficheiros inicialmente colocados aqui mas recompilados para várias plataformas (escolham o setup conforme a vossa plataforma). O processo de instalação é idêntico ao inicial.

Para pessoas como eu (que usam apenas o windows para programar), chavetas e afins é importante saberem onde estão:

( - SHIFT + 8
[ - ALT DIR + 8
[ - CTRL + ALT ESC + 8
[ - CMD DIR + ALT DIR + 8
{ - CTRL + 8
} - SHIFT + 9
] - ALT + 9
] - CTRL + ALT ESC + 9
] - CMD DIR + ALT DIR + 8
) - CTRL + 9

Espero que isto ajude :)
 
Última edição:
Back
Topo