Remoção da cablagem antiga aérea

manelvc

Power Member
Neste momento entra na minha casa (moradia em banda) 9 cabos de comunicações, sendo que só são servidas 4 casas. ou seja tem 5 cabos que são muito provavelmente de instalações antigas.
Alguém sabe qual é a forma mais fácil/rápida de pedir a remoção destas cablagens?
 
Neste momento entra na minha casa (moradia em banda) 9 cabos de comunicações, sendo que só são servidas 4 casas. ou seja tem 5 cabos que são muito provavelmente de instalações antigas.
Alguém sabe qual é a forma mais fácil/rápida de pedir a remoção destas cablagens?

se são ou não instalaços antiga, va-se la saber...
e muito vago o termo de instalação aerea, so vendo bem com foto.... mas duvido que o operador ou os operadores façam alguma coisa!
a nao ser que haja algum poste de madeira pelo meio, e que esteja a ceder!!!
ou se o posta tiver qualquer acidente, ou vier uma camionete tamanho xxl que leve os cabos a frente.... se e que me faço entender!
 
manelvc

As coisas não são tão simples como pensas, uma coisa é se os cabos vão via área por um poste e não estão a estorvar, bem podes fazer os pedidos que quiseres ninguém ai vai fazer nada, só mesmo em casos extremos que envolvam obras e obriguem a desvios ai sim é que eles ai vão mexer nisso.
 
manelvc

As coisas não são tão simples como pensas, uma coisa é se os cabos vão via área por um poste e não estão a estorvar, bem podes fazer os pedidos que quiseres ninguém ai vai fazer nada, só mesmo em casos extremos que envolvam obras e obriguem a desvios ai sim é que eles ai vão mexer nisso.
Só lixo nas paredes e nos postes…
 
bersalix

Como é que sabes que não tem qualquer utilidade?? foste ver todas que lá estão instaladas e para servem???

O operador não remove a instalação exterior pela simples razão se o serviço for ativado, já não perde tempo a montar uma instalação nova, a não ser que surja problemas.

isso é válido tanto para as comunicações como para o serviços de energia elétrica.

Quanto passagens áreas e pelas paredes, infelizmente as coisas são como são, pois não é tão simples como pensas, passar tudo para subterrâneo só para parecer mais bonito, quando isso acontece, o cliente final ainda tem de pagar do próprio bolso para adaptar a instalação da sua casa para se ligar à rede subterrânea.​
 
vrwV9Fw.jpg


Estes cabos todos que aparecem aqui ao centro a vir para a fachada e aqueles dois em cima são de comunicações e só servem 4 casas
 
vizinho.
a vodafone inclusive já pediu a colocação de um novo poste aqui no local onde estou a tirar a foto +-
a questão aqui é que tem com certeza 5 linhas mortas no meio daqueles fios...
 
manelvc

Como já tinha dito as empresas isso de ter lá 500 fios pendurados e só se estarem a fazer uso de 2 isso é irrelevante para eles, agora se isso é no terreno do teu vizinho, é ele que tem de tentar resolver a situação, mas uma vez que o poste já está dentro do propriedade com os cabos passados, ele bem pode esperar sentado que ai apareçam para meter outro poste e desviar as linhas.

o que não falta ai por essa pais fora são situações dessas.
 
No estado que está esse poste, mais cedo ou mais tarde ele cai. Se ele cair com a ajuda de forças superiores, tenta ver se cai a uma segunda, que assim tem a semana toda para ir aí
 
Se calhar não me expliquei bem...
o problema não é a localização do poste, ou o facto do mesmo estar sobrecarregado ou até do estado do mesmo (não está mau, aquilo são só trepadeiras)

o problema é que estão 9 cabos a servir 4 moradias em banda, as fibras entram quase todas naquele gancho que tem a fita laranja.
isto acontece quando alguém vai instalar um novo serviço e não remove a instalação antiga.
 
Se calhar não me expliquei bem...
o problema não é a localização do poste, ou o facto do mesmo estar sobrecarregado ou até do estado do mesmo (não está mau, aquilo são só trepadeiras)

o problema é que estão 9 cabos a servir 4 moradias em banda, as fibras entram quase todas naquele gancho que tem a fita laranja.
isto acontece quando alguém vai instalar um novo serviço e não remove a instalação antiga.
Mas se o poste cair, tem de refazer os drops :)
 
Mas a MEO não está a acabar com o cobre?
A minha sogra tem TV por ADSL e hoje recebeu uma chamada da MEO a indicar que irão remover o cobre e instalar fibra sem custos.

https://www.dinheirovivo.pt/geral/a...e-de-cobre-e-mudanca-para-fibra-12782991.html


Assim, com o fim do cobre não faz sentido algum manterem os fios de cobre ligados às casas das pessoas a servir de suporte para trepadeiras e para os pássaros pousarem e fazerem as suas necessidades em cima dos carros...
 
Stormtrooper

atenção que isso é mentira, o cobre ainda vai levar muito tempo até deixar de existir, esses telefonemas é tudo esquemas, muito cuidado com isso, anda ai muita malta a enganar a 3ª idade com essa história.
 
Mas a MEO não está a acabar com o cobre?
A minha sogra tem TV por ADSL e hoje recebeu uma chamada da MEO a indicar que irão remover o cobre e instalar fibra sem custos.

https://www.dinheirovivo.pt/geral/a...e-de-cobre-e-mudanca-para-fibra-12782991.html


Assim, com o fim do cobre não faz sentido algum manterem os fios de cobre ligados às casas das pessoas a servir de suporte para trepadeiras e para os pássaros pousarem e fazerem as suas necessidades em cima dos carros...
Nos postes em minha casa eles deixaram ficar o cobre e os postes (dois postes). Quando passaram fibra decidiram seguir um trajecto de postes mais junto à estrada e menos pelo meio das terras, possivelmente porque com fibra já se podiam dar a esse luxo porque a distância não tem o impacto que tinha no cobre, resultado, esses dois postes tinham como único objectivo alimentar a minha casa e da do vizinho, pelo que neste momento estão há uns 5 anos ou mais sem qualquer utilidade e com os cabos lá “sem dono”.

Basicamente ficaram três postes (um dos postes inúteis está no terreno no vizinho), “mortos” no total, e o cobre a unir os três postes ficou lá até alguém se lembrar de fazer algo. Já andamos a pensar há algum tempo em metê-los abaixo, já estão há anos a servir única e exclusivamente de pouso para pássaros.

Ah, pior ainda, no último canto de cisne, ainda na época da PT, ainda vieram meter um poste mais alto do que o que estava antes para não incomodar os camiões na estrada…claro que não tiraram o poste antigo para meter o novo…simplesmente espetaram o poste ao lado do antigo e siga. Portanto tenho 3 postes mortos dentro da propriedade, um deles nem fio nem nada…aos meus olhos aquilo é um eucalipto neste momento, serve para cortar e aquecer no inverno, vai ser o futuro dele.
 
Stormtrooper

atenção que isso é mentira, o cobre ainda vai levar muito tempo até deixar de existir, esses telefonemas é tudo esquemas, muito cuidado com isso, anda ai muita malta a enganar a 3ª idade com essa história.

Vai levar algum tempo no geral, pois onde já há fibra já começaram a mudança para a fibra e consequente shutdown do cobre.

Neste momento novas adesões para telefone fixo já são feitas via GSM como indica o link que coloquei acima.

A minha sogra até vai pagar menos de mensalidade e vai passar dos teóricos 24 megas de internet para 200 megas e vai deixar de pagar a segunda box, pois vai ganhar canais RF.

E continua a fidelização anterior, não começa uma nova.

Para já, só benefícios.

Poderemos dizer que com o tempo irão aumentar a mensalidade, mas no ADSL seria sempre pior, pois teríamos um pior serviço e estou certo que quem se recusar a mudar verá a sua mensalidade subir ainda mais para deixar de compensar e obrigar a mudar.


Nos postes em minha casa eles deixaram ficar o cobre e os postes (dois postes). Quando passaram fibra decidiram seguir um trajecto de postes mais junto à estrada e menos pelo meio das terras, possivelmente porque com fibra já se podiam dar a esse luxo porque a distância não tem o impacto que tinha no cobre, resultado, esses dois postes tinham como único objectivo alimentar a minha casa e da do vizinho, pelo que neste momento estão há uns 5 anos ou mais sem qualquer utilidade e com os cabos lá “sem dono”.

Basicamente ficaram três postes (um dos postes inúteis está no terreno no vizinho), “mortos” no total, e o cobre a unir os três postes ficou lá até alguém se lembrar de fazer algo. Já andamos a pensar há algum tempo em metê-los abaixo, já estão há anos a servir única e exclusivamente de pouso para pássaros.

Ah, pior ainda, no último canto de cisne, ainda na época da PT, ainda vieram meter um poste mais alto do que o que estava antes para não incomodar os camiões na estrada…claro que não tiraram o poste antigo para meter o novo…simplesmente espetaram o poste ao lado do antigo e siga. Portanto tenho 3 postes mortos dentro da propriedade, um deles nem fio nem nada…aos meus olhos aquilo é um eucalipto neste momento, serve para cortar e aquecer no inverno, vai ser o futuro dele.

Segundo o operador, para já não removerão os cabos, algo que eu também queria pois tenho na minha casa 2 cabos a entrar, um fibra outro cobre.
Mas irão ser pois segundo o mesmo o cobre vale dinheiro e existe muitas toneladas dele espalhado por Portugal.

Se a MEO não o fizer, ou não for célere a fazê-lo, acho que será bem vindo a ação de alguns meliantes que gostam de fazer dinheiro com o cobre, ou como tu mesmo dizes, precise de lenha para aquecer no inverno.
 
Back
Topo