Remodelação Rede em Casa – Mesh? Ap? Help

Tidus__

Membro
Olá a todos!

Estou num processo de remodelação da rede de internet em casa e precisava de algumas recomendações para saber o que é o mais simples e eficiente.
O post é grande mas não sou muito experiente nesta área e gostava mesmo de saber as vossas recomendações.
Muito obrigado desde já pela ajuda.

Tenciono contratar a NOS ou MEO com velocidade 1GB/s e ter uma gestão fácil e simples dos equipamentos tendo uma velocidade o máximo possível da contratada.

Queria colocar um switch a distribuir rede por cabo por todos os pisos e em cada piso colocar um Access Point (O tipo de cabo de rede que tenho já por toda a casa é CAT5e)

O esquema que pretendia era o seguinte:

Piso 2: Access Point ligado por cabo de ethernet ao switch + BOX TV da Operadora ligada por cabo ethernet ao switch
Piso 1: Access Point ligado por cabo de ethernet ao switch
Piso 0: Switch + Router principal da Operadora (Nos ou Meo) + Access Point ligado por cabo ao switch + BOX TV Operadora ligado por cabo ethernet ao switch
Piso - 1: Access Point ligado por cabo de ethernet ao switch + BOX TV Operadora (Nos ou Meo) ligada por cabo ethernet ao switch

Nos vários pisos teria também ligado disposivos por cabo ao switch como impressora ou TV’s.

A minha duvida é:

1) Colocar um TP Link Deco em cada piso em modo “Access Point” ligado por cabo ao switch e a fazer ligação ethernet backhaul

Exemplos: TP Link Deco m5 ou m9 Plus
https://www.tp-link.com/pt/home-networking/deco/

Ou

2) Colocar um Router com um bom alcance em cada piso em modo “Access Point” ligado por cabo ao switch.

OU

3) Colocar outro produto de rede em mesh (Asus Lyra??) ou outra solução que recomendem?


Outras Duvidas:

O Switch que estou a pensar comprar é este porque disseram-me que para poder ligar as BOXES TV da MEO ou NOS ao switch para funcionarem bem o switch tinha de ter a funcionalidade “IGMP Snooping V3”. Confirma-se?

https://www.tp-link.com/pt/business-networking/easy-smart-switch/tl-sg1024de/


Vale a pena comprar um router da Tp Link por exemplo ou Asus para o ligar ao router da NOS ou Meo?


Muito obrigado pela ajuda!!
 
1. Vais ter só um switch junto ao router da operadora e passas vários cabos para cada piso?
2. Não sei se os Deco permitem fazer backhaul dessa forma, do que li a ligação cabo tem de ser entre nós. O AiMesh da Asus já permite essa solução, por exemplo.
3. Na minha opinião opta sempre por uma solução que ofereça Mesh, é muito mais prático.
4. O switch, ou switch se forem vários, convém ter essa funcionalidade sim.
 
Tens uma boa ideia geral, só não aconselho a tua segunda opção, e a 1ª é redundante com a 2ª, pois os tp-link Deco são sistemas mesh assim como os lyra da asus.

neste aspecto não me posso pronunciar pois não uso nem usei sistemas mesh, desconheço por completo o desempenho, no entanto passa aqui -> https://forum.zwame.pt/threads/que-...-usar-abril-2020.1047193/page-5#post-16431224

A solução Mesh ligada com cabo de rede a um switch é o mais acertado, eu pessoalmente sou apologista de ter tudo o que for possível ligado fisicamente por cabo, dá menos problemas e nunca falta cobertura.
 
Olá boa tarde.
Comprei asus router zen wifi xt8 para funcionar como Access points em sistema mesh pela casa.
Tenho o router/modem principal do ISP ligado a um switch e liguei 3 routers zen wifi ao switch como explicaram na ligação em baixo, ou seja, o modulo principal ligado ao switch na lan1 e os outros 2 ligados ao switch na porta wan (para estes 2 modulos secundarios se ligarem mesh em backhaul ao modulo principal)

https://www.asus.com/support/FAQ/1044151/
Scenario 3: Using AiMesh or ZenWiFi with network switch. And using Main AiMesh router as AP mode (Bridge mode).

O que acontece é que apenas consigo ligar-me por wifi através de um aparelho. Se ligar outro dispositivo dá sempre erro e já tentei com muitos.Consigo ligar-me por cabo em vários dispositivos (computadores) diferentes diretamente ao router asus que está ligado ao switch logo penso que isto não é um problema de DHCP do router do ISP porque atribui IP aos dois dispositivos ligados por cabo. O problema é que não consigo ligar-me por wifi.

Agradeço toda a ajuda possivel. Obrigado.
 
Back
Topo