1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Remodelação total - algumas dúvidas

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por BrianMay, 7 de Dezembro de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 1456)

1. BrianMay

BrianMay Power Member

Pois bem, já criei alguns tópicos sempre sem grandes resultados vamos lá ver o que resulta desta vez.

Chegou a altura de reformar a minha CRT, o meu dvd com uma década e o meu sistema 5.1 de marca "macaca".

As coisas estão mais ou menos decididas pelo seguinte:

Samsung 40LE656 - penso que pelo preço não encontro nada melhor
    Media center baseado no chipset 780G
    Placa de som HDA Xplosion (para ligar por fibra óptica ao amplificador)
    Colunas Jamo S 606 HS3 - pelo que li os dois woofers são suficientes, mas não consigo encontrar em lado nenhum para ouvir

A maior dúvida está no amplificador, estou indeciso entre estes modelos: Yamaha RX-V 461, Yamaha RX-V 463, Harman Kardon AVT-135 e Onkyo TX-SR 506. Como já rebentei, muito, o orçamento que tinha para as colunas terei que ficar por um destes modelos de entrada...as ligações HDMI não são importantes porque o mediacenter liga directo à tv para a imagem e o som liga por cabo coaxial ou fibra óptica. Tendo em conta que a placa de som não descodifica os novos protocolos dos BD (mas tem uma qualidade de som fabulosa) não é muito importante que o amplificador o faça.

Assim, o que pretendo é um amplificador com qualidade de som e não tanto algo com 1000 ligações (precio de 3 ligações ópticas ou coaxiais e 1 ou 2 por rca para o caso de dar jeito). A possibilidade de autoafinação do amplificador era importante para ponto de partida de configuração. Destes modelos que referi qual será o melhor?

Em relação ao material que referi no início do post, qual a opinião? Colunas? Tv?

Obrigado

Última edição: 7 de Dezembro de 2008
  2. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Desses amps, o Onkyo é capaz de ter um pouco mais de qualidade, e o Yamaha 463 destaca-se por aceitar áudio por HDMI.

É uma questão de prioridades, se um dia comprares uma PS3 ou um leitor de BR essa característica do 463 é capaz de vir a dar jeito. Se no entanto encaras este receiver mais como um ponto de partida, para daqui a uns tempos melhorares, o Onkyo também é uma excelente hipótese.

Quanto ao resto:

TV - Por esse preço e LCD seria a minha escolha. Ou melhor seria, se não preferisse plasmas, por isso não me alongo mais...
    Media Center - Não estou por dentro do assunto por isso abstenho-me
    Placa som - só conheço a reputação da marca, que é muito positiva, especialmente comparada às soluções da Creative.
    Colunas - Lembro-me de ouvi-las numa MMarkt e fiquei impressionado com o que ouvi, especialmente ao preço que o kit estava (400€ acho eu...). No entanto, para mim, os 2 woofers não substituem um sub com amp dedicado pois sobrecarregam bastante o receiver, mas permitem "aguentar" até haver orçamento para um sub. Se disseres o preço a que as vais arranjar, posso ver se existem alternativas à altura ou não.

Cumps

3. BrianMay

BrianMay Power Member

O leitor de BD vai ser o mediacentre (não agora porque vou aproveitar um slim dvd q tenho ali, já que os BR slim estão muitíssimo caros ainda), mas como a placa de som não descodifica os novos formatos daí ter dito que não é muito importante ter essa opção no amp (vou ligar por optico ou coaxial, e creio que esses formatos precisam de hdmi 1.3).

As Jamo S 606 HCS3 ficam por 616€, vou mandar vir da ***** e o amp também se não arranjar mais barato em lado nenhum (as que viste por 400€ na MM devem ter sido as 506 que não têm woofers laterais nas frontais). Queria umas colunas com aquele aspecto, não gosto dos ovos da KEF nem nada, prefiro um estilo tradicional (até porque a sala é toda dentro do estilo inglês)

4. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Não, eram mesmo as 606 com os woofers laterais. Eram o último artigo, daí o preço excepcional

Uma opção ligeiramente mais cara seria esta:
    http://supersonido.es/cas/site/productos-ficha.asp?id=3910

Já ficavas no entanto com um sub com amp dedicado.

Se não te interessa o som por HDMI, então recomendo o Onkyo.

Cumps

5. BrianMay

BrianMay Power Member

o meu orçamento para as colunas, inicialmente, estava nos 450€ no máximo, queria gastar 750€ em colunas e amp, ja mega ultrapassei isso :( além disso gostei muito da estética das jamo, queria umas colunas "inteiras" desde o chão, gosto mais da estética do que de coisas em cima de pedestais ou móveis

6. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Claro, e estás no teu direito. Estava apenas a apresentar alternativas, para melhor poderes tomar a tua decisão :)

Cumps

7. BrianMay

BrianMay Power Member

não estava a dizer mal da tua proposta, até porque a diferença de preço não é assim tanta, mas uma das condições iniciais que coloquei a mim próprio para as novas colunas era que a estética pelo menos das colunas da frente deveria ser semelhante à das Jamo (a escolha neste momento está nas Jamo porque o preço me parece interessante para as reviews que tenho lido, mas estou totalmente aberto a outras hipóteses)

8. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Na boa ;)

Outras colunas de chão seriam um kit Wharfedale Diamond, com umas 9.4/9.5 à frente (podes vê-las na Maquimsom.pt), mas a estética não é tão cuidada como a das Jamo.

Cumps

9. BrianMay

BrianMay Power Member

tambem já tinha ficado tentado pelas wharfedale / mission mas as Jamo dão-me mais confiança perante a falta de sub devido ao woofer de 8" que cada monitora tem e creio que joguem todas na mesma liga não?

10. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Julgo que em termos de qualidade sonora, um kit com sub dedicado como o das Wharfedale/QAcoustics será superior, pois cada coluna estará apenas responsável por frequências mais altas, e o sub e o seu amp tratam das baixas, com as vantagens que daí advêm. Apenas se não tivessem sub, a balança penderia para o lado das Jamo.

Cumps

PS - Coluna monitora é a que precisa de suporte; as tuas frontais são colunas de chão, tais como umas Wharfedale 9.4 por exemplo.

11. BrianMay

BrianMay Power Member

aah..pensava que monitora era por serem as da frente, perto do monitor :)

pelas poucas reviews que encontrei das jamo dizem que a falta de sub não se faz notar muito...gostava de as ouvir ao vivo para saber se de facto é verdade. em todo o caso, se me decidir por elas, posso sempre comprar um sub depois (o jamo 200 ou 250 por exemplo)

onde encontro as wharfedale a bom preço?

12. BrianMay

BrianMay Power Member

pormenor que eu não tinha reparado (não sei se reparaste)...as colunas da frente do kit da Jamo devem ser bi-amplificadas (provavelmente para controlar a frequência que passa para os woofers e também dar mais "sumo" ao sistema) daí que, mais uma vez, o onkyo seja uma boa ideia porque ao ter 7 canais me permite usar os dois canais que sobram para bi-amplificar as da frente ;)

13. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Podem ser bi-amplificadas sim, mas não vai ser por aí, até porque com 7 canais, o Onkyo vai estar muito sobrecarregado e baixar a potência que envia por canal. Os números declarados do Onkyo são, no mínimo, muito optimistas, algo normal em muitas marcas aliás.

As minhas monitoras também podem ser bi-amplificadas e não têm qualquer woofer lateral, são 2 coisas independentes.

Bom preços para Wharfedale é na Maquimsom, como referi atrás.

Uma outra opção, e é o que se costuma fazer quando o orçamento aperta, é começar pelo 2.0/2.1 e depois ir construindo o sistema com calma e cabeça.

Cumps

14. BrianMay

BrianMay Power Member

pelo que li a bi-amplificação, nestas, deve-se ao woofer. sendo valores rms ele tem que se aguentar, em termos de consumo e aquecimento é que a coisa muda, até porque para audição "normal" o volume não requer que a potência seja usada provavelmente nem a 50% (pelo menos da experiência que tenho das instalações de car-audio e afins que tenho feito as coisas funcionam assim, e pelo lógica eléctrica também)

desde já agradeço a tua disponibilidade para responder ás questões quase tipo "chat" (era quase mais fácil combinarmos um café já que moramos tão perto LOL)

15. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Convém não pensar que os valores que as marcas anunciam são os valores que sempre se verificam na prática; muitas vezes são apenas o valor com um canal alimentado.

Como exemplo o Onkyo 606, que dos 130W rms teóricos, consegue "apenas" 38W rms por canal com todos os canais alimentados.

Mas também é como dizes, dificilmentes exigirás tanto do teu amp.

Quanto ao café, se algum dia precisares de algum esclarecimento mais pormenorizado, é só combinar.

Cumps

16. BrianMay

BrianMay Power Member

isso é uma redução bem agressiva (+- 70%). esse tipo de reduções abismal é típica dos onkyo ou só da gama de entrada?

17. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

É típica em muitos amps, a Onkyo em especial costuma anunciar apenas os valores para um ou dois canais alimentados, daí a discrepância numa situação com todos alimentados.

Outras marcas são mais pessimistas nos valores anunciados, e depois nas medições até costumam revelar mais que o anunciado (Harman Kardon ou Cambridge Audio por exemplo).

Mas não te preocupes, que a potência do Onkyo é suficiente para alimentar bem umas colunas como as Jamo, Wharfedale da gama de entrada.

Cumps

18. BrianMay

BrianMay Power Member

vou reavivar este tópico...

andava eu em busca das JAMO para audição e fui até à MM (por indicação do representante da marca). Não tinham lá as S606 nem nada de chão da JAMO, mas depois em conversa com a pessoa que me atendeu foi-me sugerido ouvir as novas colunas de chão da KEF, as C7. Ouvi e gostei dos graves o que me poderá permitir prescindir do sub durante algum tempo (agora não me dava jeito investir 800 ou 900€), mas não as posso comparar com as JAMO porque ainda não as ouvi e as restantes frequências foram um pouco sacrificadas pelo ruído ambiente, daí que não dê para avaliar bem.

Qual a tua opinião vacalouca? neste momento tenho um preço para:
    Colunas de chão - KEF C7
    Colunas traseiras - KEF C1
    Coluna central - KEF C6
    De 525€ mais portes.

Será que este sistema é melhor, pior, equiparável ás JAMO S606? o onkyo 506 aguenta-se com isto?

Outra hipótese poderia passar pelas QAcoustics (já me tinhas referenciado a marca)
    1050+1010+1000C por 586+portes

(Em relação ás JAMO que viste lá por aquele preço foi mesmo porque era artigo de exposição, estivemos a falar delas e o vendedor classifica estas KEF como bastante superiores e que não gostaram das JAMO daí já não as terem lá)

Última edição: 24 de Dezembro de 2008
  19. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Vendedores, hehe...:P

Essas KEF, que nunca ouvi realço, têm sido muito criticadas lá fora pela falta de qualidade, sobretudo em médios e agudos. As QAcoustics, por outro lado, estão fartas de receber elogios, e eu gostei tanto, que reformulei todo o meu sistema com QAcoustics...

Adivinha lá qual seria a minha sugestão :D

Já agora, o conjunto das QAcoustics 1010i com sub, acho que se arranja por menos de 600€ na supersonido, e provavelmente seria o que escolheria em vez das 1050.

Cumps

20. BrianMay

BrianMay Power Member

Pois, as KEF ouvi num ambiente pouco "recomendado". Se os graves não precisam de ser direccionados já os médios e agudos precisam e aquele não era o melhor local, a única impressão com que fiquei foi que têm uns graves interessantes e um preço interessante também.

Já me tinhas sugerido um pack com as 1010 logo no início do tópico, mas como já disse (e atenção que não estou de todo a desvalorizar o teu conhecimento!!!!) queria umas colunas de chão para a frente daí que tenha pensado nas 1050.

Já contactei de novo o importador da JAMO para tentar fazer uma audição das S606 e vou procurar as QAcoustics 1050 para ouvir tambem para me decidir melhor, mas creio que ponto acente é que inicialmente não irei comprar o sub, só mais perto do verão talvez, a menos que me apareça algum dinheiro extra vindo do nada ;)

Partilhar esta Página