Remote Desktop - Nvidia G-Sync?

AlexTek

Power Member
Bom Dia,

Gostava tentar perceber o motivo referente a uma situação (Que já foi exposta numa questão anterior com o user @Miguel_Pereira ):

"Quando se faz Remote Desktop com uma maquina que use a tecnologia G-Sync, se reiniciar o portatil nesse mesmo modo e voltar a ligar via RD, o painel de controlo da Nvidia passa a ter apenas a opção para o Stereographics 3D e o ecrã encolhe a resolução, ficando assim até tu ires a maquina fisicamente e reiniciares, será que isto tem haver com aquela opção do G-Sync em que escolhes o chamado modo "Full Screen" ou "Full Screen + Janelas"? Só li uma pessoa com este problema e é o que me acontece (https://forums.geforce.com/default/...-sync-to-work-after-a-remote-desktop-session/), eu uso por vezes a maquina em RD, no entanto se eu usar/trabalhar sem ter que reiniciar é perfeito mas por vezes é necessário..."

Nota: Inicialmente encolhe a resolução, mas se alterar durante essa fase ele depois fica sempre com a mesma resolução, quase como fosse um "ecrã a parte".

Nota2: Experimentei forçar alteração do Full Screen para Full Screen + Janelas, não resolveu.

Nota3: Afinal o ecrã modifica de imediato para este novo "ecrã a parte", posteriormente ao primeiro acesso em RD.

Nota4: Afinal não é preciso reiniciar o portatil, basta ligar o utilizador na maquina (fisicamente) e o ecrã passa logo a ter todas as opções.

Nota5: Não existe opções no RD que causem esta modificação ou que justifique a mudança, será que por mero acaso ele não estará a usar a placa intel? (Estava a pensar nisso agora).
 
Não entendi bem o inicio da frase, mas o i7 6k trás a HD 520, visto que este portátil não usa o sistema optimus não existe (supostamente) mudanças no uso entre iGPU e GPU.
Pois ela por default está em escolha de sistema.
 
Abre o GPU-Z e em baixo aparece-te este ecrã:

screen1-v2.gif


Onde vês: 980 Ti (dropdown no fundo) a ti deve aparecer Intel qq coisa ou Default graphics card... Escolhe a nvidia... Aí tenta fazer a ligação remota. Vai estar a nVidia ligada ao fazeres.. Se o bug ainda acontecer então é problema de drivers e aí já não posso ajudar.
 
Abre o GPU-Z e em baixo aparece-te este ecrã:

screen1-v2.gif


Onde vês: 980 Ti (dropdown no fundo) a ti deve aparecer Intel qq coisa ou Default graphics card... Escolhe a nvidia... Aí tenta fazer a ligação remota. Vai estar a nVidia ligada ao fazeres.. Se o bug ainda acontecer então é problema de drivers e aí já não posso ajudar.

Já tinha visto essa opção mas só me aperece a GTX e não a iGPU, os unicos sitios que me permite escolher é nas opções do controlo da Nvidia (que neste caso no remoto não consigo ver) e penso que na Bios (Não estou totalmente certo porque estou no trabalho).

Infelizmente já fiz tudo possível e imaginário para fazer um despiste, como desinstalar e instalar driver, até já fiz o DDU e formatar o sistema, e nada, parece-me qualquer tipo de bug, agora será mesmo drivers ou uma lacuna desta gráfica?
 
Assim de repente diria que é drivers. Experimentaste com outra versão? Por exemplo uma mais antiga? O G-sync tem dado muitos problemas nas ultimas versões, onde inclusivamente parece não funcionar de todo. Experimenta uma estável.
Dizes que não existe opções no RD que justifiquem, mas não é bem assim. Tem que ser criado outro "desktop" com resolução, palete de cores e frequência de actualização igual. Tens a certeza que estás a usar as mesmas definições? O ecrã desse ROG não é de 75hz como o do meu?

O facto de não te aparecer outra opção na gráfica (HD520) é normal, uma vez que para poder usar G-sync o Optimus tem que estar desactivado a nível de Bios ou fisicamente. No caso deste Asus penso que seja na Bios a opção de desligar/ligar.

Disto isto, um portátil actual demora apenas uns segundos a reiniciar, não é propriamente um problema grave! :D Como andam as temps desse menino em carga? O meu beneficiou imenso de undervolting no CPU.
 
Assim de repente diria que é drivers. Experimentaste com outra versão? Por exemplo uma mais antiga? O G-sync tem dado muitos problemas nas ultimas versões, onde inclusivamente parece não funcionar de todo. Experimenta uma estável.
Dizes que não existe opções no RD que justifiquem, mas não é bem assim. Tem que ser criado outro "desktop" com resolução, palete de cores e frequência de actualização igual. Tens a certeza que estás a usar as mesmas definições? O ecrã desse ROG não é de 75hz como o do meu?

O facto de não te aparecer outra opção na gráfica (HD520) é normal, uma vez que para poder usar G-sync o Optimus tem que estar desactivado a nível de Bios ou fisicamente. No caso deste Asus penso que seja na Bios a opção de desligar/ligar.

Disto isto, um portátil actual demora apenas uns segundos a reiniciar, não é propriamente um problema grave! :D Como andam as temps desse menino em carga? O meu beneficiou imenso de undervolting no CPU.

Ok, dito o teu comentário, descobri um pormenor interessante, o problema só acontece quando o monitor está desligado, se tiveres em remoto e com a tampa fechada ele faz esta situação, se o monitor estiver ligado / tampa aberto, não existe qualquer problema, ganda treta :\

No entanto vou seguir o teu conselho com a driver que veio de origem, a ver se faz alguma diferença,

Nop, o meu é 60 Hz FHD, o teu deve ser 75 Hz por ser UHD / 4K provavelmente pelo que estive a ler nas specs do teu,

Vou agora cuscar a BIOS e ver o que encontro relativamente a essa situação do Optimus, nas reviews que li é que este modelo não tem Optimus, por isso não sei se é por vir desactivado pela propria Asus ou não,

Tens razão, mas no entanto como referi nos comentarios acima, nem é preciso reiniciar, ligas o monitor e volta ao normal, strange thing... mas a maior treta desta situação tem haver com windows 10 ficar todo marado, os efeitos do menu iniciar não permite fazer nada.

Neste momento uso RD do chrome e não do Windows, porque o Home tem em falta a opção essencial que está presente no pro, vou ver se compro uma licença do pro por um preço agradável... visto que já investi o que investi no portatil
 
Bem queria deixar aqui um ultimo comentário e agradecer ao @Miguel_Pereira e @h5g9id pela ajuda, finalmente consegui esclarecer o assunto, afinal não tem nada haver com G-Sync mas sim por haver uma única gráfica em sistema (vs tecnologia Optimus que trabalha com 2), quando se liga por RD a um portátil que só tem 1 gráfica a escolha, ele tende a criar como fosse um Segundo ecrã (Por isso no caso da GTX só aparece o tal Stereographics 3D), no entanto um utilizador com mais que 1 gráfica (utilizando, por exemplo, tecnologia Optimus), ele vai tomar como opção a que se encontra disponível.
Segui a recomendação do Miguel e adquiri uma licença "low cost" do windows 10 pro e fiz RD via programa Microsoft, e voilá já funciona (Com todas as funcionalidades do W10 mas sem ter acesso ao Painel da Nvidia), infelizmente sente-se um pouco a lentidão mas é mais realista (vs RD Google Chrome).

Nota: Apenas um pequeno detalhe que queria dizer ao Miguel relativamente a reinstalação de uma chave no W10, existe um metodo de fazeres upgrade para o W10 Pro com uma chave generica (a tal V...-*) e posteriormente activares com a chave que te fornecem :) por isso não é necessário fazer reset ao sistema.
 
Back
Topo