1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Remover "bad blocks" de Discos Rígidos

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por CrONiK, 2 de Março de 2003. (Respostas: 10; Visualizações: 3096)

  1. CrONiK

    CrONiK 1st Folding then Sex

    Por Gabriel Torres:

    O que ocorre na verdade é o seguinte. Atualmente os programas de formatação física NÃO FORMATAM fisicamente o disco. Eles possuem utilitários para detectar os sectores defeituosos e para apagar o disco (para vossa segurança, por exemplo, após terminar um projeto confidencial).

    Esses programas possuem uma função interessante, que é atualizar o mapa de sectores defeituosos do disco. Quando se usa essa opção, o programa varre o disco procurando por sectores defeituosos e actualiza o mapa do disco.

    Quando se faz uma formatação em alto nível (comando Format), esse comando "pula" os setores constantes nessa tabela. Dessa forma, não haverá nenhum sector marcado com "B" na FAT, embora os sectores defeituosos CONTINUEM existindo no disco.

    Os sectores defeituosos não são "removidos", mas apenas marcados nessa tabela de setores defeituosos, fazendo com que o sistema os ignore.

    Se, após esse procedimento, novos sectores defeituosos começarem a surgir, você deverá descartar o disco, pois a superfície magnética está se a deteriorar por algum motivo.

    O melhor programa para ser usado nesse procedimento é o fornecido pelo fabricante, na sua página de utilitários. Abaixo podem fazer o download dos programas para as marcas mais comuns de discos rígidos.



    Fujitsu Maxtor Quantum Samsung Seagate Western Digital IBM
     
    Última edição: 2 de Março de 2003
  2. SimpleFriend

    SimpleFriend Power Member

    Cronik isso dá bastante jeito ao pessoal!!
    Só é pena q n tenha pa IBM tb.
    Fika bem
    :003: :003:
     
  3. RuJotta

    RuJotta Power Member

  4. lalale

    lalale Power Member

    também já tive esse problema, após uma falha de corrente fiquei com alguns sectores danificados e nao consegui por meio nenhum declara-los bad sector pelo windows. mas tomei a decisão de deixar tudo como está, precisamente pelo que foi dito
    " se novos sectores defeituosos começarem a surgir, você deverá descartar o disco, pois a superfície magnética está se a deteriorar por algum motivo ". Passo a explicar. O disco (IBM) tem 4 partições para 3 sistemas operativos e mp3. O sectores defeituosos encontravam-se nos ultimos 20% do disco com o windows 98, que ainda uso algumas vezes porque tenho sofware muito especifico que nunca foi actualizado para o 2000.
    Sou da opinião que quantos menos vezes as cabeças andarem a esgravatar nessa zona melhor melhor, e sei que nunca vou ocupar os 20% superiores da partição... enfim, às vezes deixar as coisas como estão poupa-nos muitas chatices.
     
  5. P4rthen0n

    P4rthen0n Power Member

  6. CrONiK

    CrONiK 1st Folding then Sex

    Tks ja la meti da IBM :D

    []'z :003:
     
  7. kazuza

    kazuza Power Member

    Os maus sectores dum disco não se removem...

    Acho que vocês estão a depositar demasiadas esperanças nesses pequenos ficheiros (que por acaso, nem sequer são as melhores ferramentas de diagnóstico e manutenção de discos...)...

    Um disco mostra maus sectores, é BACKUP, e TRASH co gajo!
    É a única maneira "profissional" de encarar a cena...

    Ferramentas boas são a Seagate Tool Disc, e o PowerMax da Maxtor. Para o resto, mais vale prevenirem-se com uma disquete de arranque...
     
  8. RuJotta

    RuJotta Power Member

    Depende... se eles forem causados por corrupção de dados, um erro na FAT por exemplo, os sectores podem ser restaurados.
    Quando se formata um disco, prepara-se esse disco para que ele consiga comunicar com determinado SO. Isso implica pôr alguma coisa no disco. Quando por alguma razão ( não física ) essa informação é corrompida, um low level format resolve o assunto.
    Agora, quando o disco está fisicamente estragado, não há hipótese.
     
  9. CrONiK

    CrONiK 1st Folding then Sex

    Trash ??? Isso é para os ricos mas nem toda a gente tem €€ para gastar assim num disco embora eles estejam mto baratos ;)

    []'z :003:
     
  10. CrONiK

    CrONiK 1st Folding then Sex

    afinal n gostaram da thread :'( Num meteram a inamovivel LOL

    []'z :003:
     
  11. Sky Fox

    Sky Fox Power Member

    Trash?? isso é p kem pode...

    Fica aqui uma dika p kem nao tem dinheiro ou p kem ker perder algum tempo a fazer o seguinte:

    Após a deteção de sectores danificados faça backup de td, de seguida tenta uma formatação de baixa. se após a formatação de baixa os bad sectores continuam la, é pk sao fisicos e já nao ha nada a fazer, caso contrario criam uma so particao e formatam. Corram o scandisk e verifikem em que zona do disco esta (estao os bad sectores), por experiencia propria recomendo tal como foi dito... que nao façam muitas operações, kts menos melhor, pk enkt nao isolarem os sectores danificados eles vao alastrar-se. Por isso... verifikem onde estao os sectores danificados e dpx recorrendo ao partition magic (mais simples de criar patrticoes tendo como referencia o numero dos sectores danificados) criem particoes de modo a isolarem os sectores danificados numa so particao que pura e simplesmente vao deixar de usar, ou onde vao por dados menos imoprtantes (SO por exemplo é melhor nem pensar nisso).

    Nao garanto que esta operação tenha 100% de sucesso... mas das vezes que o fiz os computadores ainda tao a funcionar e nao houve perda de dados.

    Esta solução so podera ser viavel se o disco nao tiver os dab sectores cmolpetamente espalhados pelo disco todo, so da jeito kd estao situados numa ou duas zonas, mais que isso tb ja nao vale a pena. Mas kd os sectores danificados surgem, normalmente eles estao limitados a uma zona e com o uzo vao "alastrando".

    Outra coisa... o format é mt lindo e bastante usado sempre que se faz uma limpeza do SO, mas nao aconselho a ninguem abusar do format.
     

Partilhar esta Página