Remover Centro de Segurança do Windows Defender do Menu Iniciar

Windows 10 User

Power Member
Alguém sabe como remover a app Centro de Segurança do Windows Defender do Menu Iniciar? Nos vários tutoriais que eu encontro na Internet, nenhum fala nisto, apenas em fazer com que deixe de funcionar, coisa que no meu PC aparentemente já acontece visto que quando carrego nesta app ela abre-se e fecha-se num segundo. Aliás, o meu Windows 10 originalmente nem vinha com ela e ficou com ela depois de ter usado o PowerShell para reinstalar todas as apps depois das mesmas sabe-se lá porquê passarem a aparecer em inglês de um momento para o outro, ou seja, só fiz porcaria. Não consigo desinstalá-la através do PowerShell como as outras apps. Pensava que conseguiria desinstalá-la (ou outras apps de sistema) como desinstalo as apps "normais" (como, por exemplo, a app Fotografias) seguindo os tutoriais na Internet mas dá-me uns erros escritos a vermelho no PowerShell. Além disso na lista de apps instaladas ainda me aparece uma app que supostamente o meu Windows 10 originalmente não teria. Experimentei apagar a pasta Database dentro da pasta TileDataLayer e reiniciar o PC e a app continua a aparecer no Menu Iniciar só que o seu ícone desapareceu.
 
Última edição:
Da forma como tens isso recomendo uma instalação de raiz.
Para gerir aplicações no arranque do sistema CTRL+ALT+DEL separador arranque.

Uma das formas de remover aplicações é recorrendo ao MSMG ToolKit actualizado recentemente para a versão 7.7.
Na publicação #47 tens mais informação!

v7.7
+ Updated ToolKit's Bin Folder with Windows 10 Redstone 3 Insider Preview WADK (v10.0.16288.1) Tools.
+ Updated the Feature "Convert Source" to Convert Windows 10 Redstone 3 Insider Preview Home Edition to Professional Workstation Edition.
+ Updated the Feature "Integrate Windows Language Packs" to Skip Integrating Language Feature - Speech Pack for Unsupported Languages.
+ Updated the Microsoft .NET Framework 4.7 Pack (Windows 7/Server 2008 R2) for MSMG ToolKit with KB4040973 Update (Thanks to MDL Member : abbodi1406).
+ Updated the Feature "Integrate Microsoft Win32 Calculator" to Support Windows 10 Redstone 2 32-Bit Source OS.
+ Added Microsoft Win32 Calculator Pack (Windows 10 Redstone 2 32-Bit) for MSMG ToolKit.
+ Fixed a Bug in the Feature "Integrate Windows System Restore" Where the Validation Check was Using [ar-SA] Language Instead of Image Default Install Language (Thanks to MDL Member Kenafri).
+ Updated the Feature "Integrate Microsoft Games" to Support New Games Pack with Folder ACL/Permissions Bug Fixes.
+ Added Microsoft Games Pack for MSMG ToolKit with Folder ACL/Permissions Bug Fixes.
+ Updated the "Microsoft Windows Sidebar" Pack for MSMG ToolKit with Folder ACL/Permissions Bug Fixes for Windows 8.1 & Server 2012 R2 / Windows 10 & Server 2016 Source OS.
+ Fixed a Bug in the Feature "Integrate WHD Update Pack" Where the File Management API Menu was Missing (Thanks to MDL Member Kenafri).
+ Added the Option to Import the Tweak - Enable Full DISM Cleanup-Image ResetBase for Windows 10/Server 2016 Source OS.
+ Updated the Apply Menu to Show Dynamic Menus.
+ Added an Option to Apply Menu to Perform Image Cleanup with /StartComponentCleanup /ResetBase for Windows 10/Server 2016 Source OS.
+ Improved Image Rebuild Source Images (Thanks to MDL Member : abbodi1406).
+ Updated the Feature "WIM Manager" Cleanup Option to Support /CheckHealth and /ScanHealth.
+ Fixed Several Minor Bugs (Thanks to MDL Member Kenafri).


Qualquer duvida sobre o funcionamento do MSMG toolkit pergunta!
 
Última edição:
Não vou fazer isso só para remover esta app do Menu Iniciar. O que me interessa neste momento é remover apps do sistema após a instalação do Windows 10 e não antes. Foi precisamente esse o programa que eu usei para fazer uma instalação personalizada do Windows 10 e remover esta app e outras (esta app deixou de aparecer no Menu Iniciar mas sobraram pastas e continuou a aparecer em "Definições") visto que as versões portáteis que encontrei do NTLite (cuja remoção de componentes é aparentemente superior à do MSMG ToolKit) não sei porquê não tinham as funções de versão licenciada a funcionar e além disso ao carregar nas apps que tinham sobrado elas não abriam ficando por tempo infinito com uma barra por baixo após carregar nas mesmas como que dizendo que estava a carregar e por isso dava cabo do Windows. Só não falei no MSMG ToolKit porque pensava que ia contra as regras do fórum. O que tem isso das aplicações do arranque do sistema a ver com o tópico, já agora? Não é mexendo aí que vai fazer com que desapareçam apps do Menu Iniciar.
 
Última edição:
.

Se a tua instalação à partida, apresentou tantos problemas nas Modern Apps, algo claramente não correu bem. E sendo que apenas nos referenciaste os problemas com as Modern Apps, sabe-se lá o que poderá estar afetado para além das mesmas.

Segundo, porque desejas remover a App Windows Defender Security Center?

O Defender Security Center é o centro de decisão e controlo de todas as capacidades de segurança e muito mais do SO. Trata-se de uma System App, como tal não será possível desinstalar a mesma pelos processos que referes. Nem recomendaria a desinstalar a mesma, por qualquer outro processo, uma vez que poderá ter efeitos negativos no SO.

Se tens um AV/AM 3rd party, o Windows Defender AV/AM desativa-se automaticamente. A App em questão é apenas um painel de controlo para mais funcionalidades.

Se, de qualquer forma, pretenderes remover a mesmas, podes tentar seguir este tutorial:
http://www.askvg.com/tip-disable-or-remove-windows-defender-security-center-app-in-windows-10/

Boas reinstalações :)

Hth,
anthonws.
 
Última edição pelo moderador:
Sempre que usei o NTLite não consegui abrir as apps que não removi com o mesmo como a Calculadora, as Fotografias e a Loja. Fica por tempo indeterminado com uma barra como que a carregar e as aplicações não abrem. Para te mostrar, é este o problema que acontece com um utilizador do fórum do My Digital Life Forum que suponho que seja causado pelo MSMG ToolKit (no meu caso causado pelo NTLite como referi) que também tenho. Com o MSMG ToolKit não tenho este problema mas infelizmente o programa é menos completo que o NTLite que até me permite saltar aqueles passos chatos na instalação do SO, entre outras coisas.

Quero desinstalá-la porque para além de não oferecer a segurança de outras aplicações que eu posso arranjar (cheguei a esta conclusão não só por experiências próprias desagradáveis como em vários relatórios de comparativos de antivírus de sites conhecidos) é muito intrusiva e por isso chata e por esta segunda razão e por uma razão de coerência desativei ainda o Centro de Ação no qual apesar de ter desativado todas as notificações (se não estou em erro) nas definições todas de vez em quando lá-me aparece uma ou outra. Desativei por este motivo, inclusive, todas as opções que são possíveis de desativar do Segurança e Manutenção do painel de controlo, coisa que já fazia no Windows 7, o meu anterior SO, e mesmo assim ainda me apareciam notificações mas aí até se compreende ao contrário do que se passa no exemplo que indiquei anteriormente porque de facto houve umas que eu não desativei porque não dava. Quando dizes que é o centro de decisão e controlo de todas as capacidades de segurança e muito mais estás a referir-te ao facto de não englobar apenas o componente antivírus mas outros como o antispyware (se não estou em erro), SmartScreen para Edge e a app da Loja, manutenção da Firewall e talvez mais um ou outro? Mas fica a saber que também não é por aí porque eu posso arranjar uma solução que englobe mais do que a componente antivírus como o Kaspersky Total Security (a que eu uso atualmente) que é mais completo (pelo menos no meu ponto de vista) do que a app referida e de qualquer maneira não uso o Edge mas sim o Chrome e praticamente não uso a Loja por isso é irrelevante e de qualquer maneira tinha o SmartScreen desativado no Edge porque me impedia de aceder a alguns sites. Além disso o Kaspersky Total Security tem firewall e possivelmente é melhor do que a da app e como se não bastasse ao removê-la continuo, se não estou errado, a ter acesso à mesma e não fico sem ela caso aconteça alguma coisa ao Kaspersky. A juntar a isto ainda tenho a versão paga do Malwarebytes mas desativei o programa do arranque para não entrar eventualmente em conflito com o Kaspersky e por isso caso fique sem o componente antivírus do mesmo posso usar o Malwarebytes e deixá-lo ativado até resolver o problema do Kaspersky. Tenho o Malwarebytes porque deteta muita coisa que o Kaspersky não deteta, não sei porquê (já é assim há anos e relativamente a outros antivírus também). Mesmo assim não é um mar de rosas porque o Kaspersky também é muito intrusivo, o que é chato, só que a diferença é que como o Kaspersky para mim é mais completo que a app prefiro ficar com ele.

No entanto com o MSMG ToolKit dá para desinstalá-la só que apesar de tudo ainda sobram pastas no SO e ainda aparece nas definições o que quer dizer que afinal não foi (pelo menos aparentemente) completamente desinstalada. Possivelmente com o NTLite seria ou pelo menos conseguiria fazer uma remoção mais eficiente da mesma.

Obrigado, mas esse foi logo dos primeiros tutoriais que encontrei e tal como disse ao utilizador anterior o que eu pretendo é fazer com que a app saia do Menu Iniciar porque desativada já ela está e além disso dizes que eu não a devo desinstalar e esse tutorial cujo link meteste aí vai ainda mais longe do que eu fui visto que o MSMG ToolKit ainda mantém a pasta da app e aí ensina a removê-la.

EDIT: Bem, tentei novamente com o NTLite e agora já não tenho o problema das aplicações ficarem para sempre como que a carregar e parece que remove mais coisas da app do Centro de Segurança do Windows Defender que o MSMG ToolKit mas deixa, não sei porquê, o SmartScreen do Edge activado!
 
Última edição:
Bem, tentei novamente com o NTLite e agora já não tenho o problema das aplicações ficarem para sempre como que a carregar e parece que remove mais coisas da app do Centro de Segurança do Windows Defender que o MSMG ToolKit mas deixa, não sei porquê, o SmartScreen do Edge activado!

E qual é o problema de ter o Smart Screen ativo?
 
Se não estou em erro, impede-me de descarregar algumas coisas ou de aceder a alguns sites.

Sem dúvida. Sites ou conteúdos maliciosos, que certamente irão comprometer a integridade do SO e a tua privacidade.

No entanto, se forem sites ou recursos legítimos e o Smart Screen os bloquear indevidamente, por favor reporta, seleccionando a opção "Report that this site does not contain threats" que está disponível na opção "More information".

Hth,
anthonws.
 
Sem dúvida. Sites ou conteúdos maliciosos, que certamente irão comprometer a integridade do SO e a tua privacidade.

No entanto, se forem sites ou recursos legítimos e o Smart Screen os bloquear indevidamente, por favor reporta, seleccionando a opção "Report that this site does not contain threats" que está disponível na opção "More information".

Hth,
anthonws.

Sim. Penso que foram falsos-positivos porque não tinham nada de mal.
 
Última edição:
Talvez exista explicação :)
https://www.wired.com/story/inside-the-unnerving-supply-chain-attack-that-corrupted-ccleaner/

Honestamente, pondo o ataque ao CCleaner de parte, não existe *nenhum* benefício em usar o CCleaner. Talvez à 10 anos atrás, pre-XP ou XP era, mas definitivamente não hoje.

My 2 cents,
anthonws.

Foi anterior a esse "ataque". Por que dizes isso? Eu não percebo do assunto mas só li que não valia a pena usá-lo no Windows 10 (se é que não podia dar cabo dele) e se não estou em erro li mais tarde que afinal não havia (pelo menos) problemas em usá-lo neste sistema operativo.
 
Foi anterior a esse "ataque". Por que dizes isso? Eu não percebo do assunto mas só li que não valia a pena usá-lo no Windows 10 (se é que não podia dar cabo dele) e se não estou em erro li mais tarde que afinal não havia (pelo menos) problemas em usá-lo neste sistema operativo.

A verdade é que não existe nada de inovador ou diferente que o CCleaner consiga executar que o Sistema Operativo já não o faça.... Simples :)
 
A verdade é que não existe nada de inovador ou diferente que o CCleaner consiga executar que o Sistema Operativo já não o faça.... Simples :)

Pois, se assim for é um pouco estúpido... E agora parece que há problemas com a nova versão do Windows 10 e o programa...

Também uso o AVG PC TuneUp e o Revo Uninstaller, para além de que o Kaspersky também consegue resolver alguns problemas que penso que pelo menos o AVG PC TuneUp consegue, por isso espero que não haja conflitos entre as otimizações/correções que uns fazem (se bem que para as ditas otimizações só uso o AVG PC TuneUp e raramente o Kaspersky, se é que estes dois interferem um com o outro, enquanto que uso o Revo Uninstaller e o CCleaner para remover programas, apps e ainda itens do menu de contexto. Uso o Revo Uninstaller para remover programas e usava o CCleaner para remover apps mas agora o Revo também as consegue remover e por enquanto apenas o CCleaner consegue remover itens do menu de contexto.). Por falar no AVG PC TuneUp, há algum tempo tenho um bug que a funcionalidade "Manutenção" não funciona bem uma vez que fica infinitamente a "correr" e não sai daquilo. Há uns tempos não tive este problema mas depois disso voltei a ter. Experimentei instalar o programa numa máquina virtual criada pelo Hyper-V e tive o mesmo problema. Ainda por cima uma das otimizações que o programa deteta por fazer é mesmo usar esta funcionalidade...
 
Última edição:
Pois, se assim for é um pouco estúpido... E agora parece que há problemas com a nova versão do Windows 10 e o programa...

Também uso o AVG PC TuneUp e o Revo Uninstaller, para além de que o Kaspersky também consegue resolver alguns problemas que penso que pelo menos o AVG PC TuneUp consegue, por isso espero que não haja conflitos entre as optimizações/correcções que uns fazem (se bem que para as ditas optimizações só uso o AVG PC TuneUp e raramente o Kaspersky, se é que estes dois interferem um com o outro, enquanto que uso o Revo Uninstaller e o CCleaner para remover programas, apps e ainda itens do menu de contexto. Uso o Revo Uninstaller para remover programas e usava o CCleaner para remover apps mas agora o Revo também as consegue remover e por enquanto apenas o CCleaner consegue remover itens do menu de contexto.). Por falar no AVG PC TuneUp, há algum tempo tenho um bug que a funcionalidade "Manutenção" não funciona bem uma vez que fica infinitamente a "correr" e não sai daquilo. Há uns tempos não tive este problema mas depois disso voltei a ter. Experimentei instalar o programa numa máquina virtual criada pelo Hyper-V e tive o mesmo problema. Ainda por cima uma das optimizações que o programa detecta por fazer é mesmo usar esta funcionalidade...

Não é "estúpido", mas apenas marketing. É um negócio. O utilizador acredita no que quiser. A verdade é que registry bloat já não causam os problemas que causavam à 10 anos...

E toda essa trend de fazer uso de ferramentas para fazer "Tune Up" é simplesmente desnecessário... Desde o Windows Vista (melhorado em inúmeros aspetos ao longo de cada versão!) que o SO tem os mecanismos de performance improvement, desde defrag com boot optimization a superfetch para runtime e read ahead, registry defrag e hot and cold regions, etc...

O maior problema está mesmo na forma como as aplicações são packaged e na desinstalação nem sempre optimizada, deixando algum "lixo" para trás. Mas qual o impacto desse mesmo "lixo"? Nenhum a muito pouco (não observável)...

Honestamente, remove isso tudo. Só ocupa mais espaço em disco, CPU e RAM que o SO dará bom uso.

My 2 cents,
anthonws.
 
Não é "estúpido", mas apenas marketing. É um negócio. O utilizador acredita no que quiser. A verdade é que registry bloat já não causam os problemas que causavam à 10 anos...

E toda essa trend de fazer uso de ferramentas para fazer "Tune Up" é simplesmente desnecessário... Desde o Windows Vista (melhorado em inúmeros aspetos ao longo de cada versão!) que o SO tem os mecanismos de performance improvement, desde defrag com boot optimization a superfetch para runtime e read ahead, registry defrag e hot and cold regions, etc...

O maior problema está mesmo na forma como as aplicações são packaged e na desinstalação nem sempre optimizada, deixando algum "lixo" para trás. Mas qual o impacto desse mesmo "lixo"? Nenhum a muito pouco (não observável)...

Honestamente, remove isso tudo. Só ocupa mais espaço em disco, CPU e RAM que o SO dará bom uso.

My 2 cents,
anthonws.

Há vezes em que ao tentar instalar um certo programa dá erro porque encontrou vestígios de uma instalação de uma versão anterior e por vezes mesmo após usar o Revo Uninstaller não consigo e só recorrendo a ferramentas específicas disponibilizadas pelas empresas que também disponibilizam os programas em questão.
 
Última edição:
Há vezes em que ao tentar instalar um certo programa dá erro porque encontrou vestígios de uma instalação de uma versão anterior e por vezes mesmo após usar o Revo Uninstaller não consigo e só recorrendo a ferramentas específicas disponibilizadas pelas empresas que são também responsabilizadas pelos programas em questão.

Isso é uma situação específica de um (ou muitos infelizmente) programa que, tal como evidenciado anteriormente, muito garantidamente não possui o melhor dos instaladores/desinstaladores (configuração do MSI). MSI's (packaging overall) é complexo, e por isso mesmo, se decidiu investir numa plataforma moderna, i.e. UWP (APPX packages e no futuro próximo MSIX), onde este tipo de problemas não existem.

No entanto, poucos ISV's estão dispostos a investir... embora já apareçam belos exemplos de UWP apps, aqui e ali.

Mais info sobre MSIX aqui: https://channel9.msdn.com/events/Build/2018/BRK2432?term=MSIX&lang-en=true.

Hth,
anthonws.
 
Isso é uma situação específica de um (ou muitos infelizmente) programa que, tal como evidenciado anteriormente, muito garantidamente não possui o melhor dos instaladores/desinstaladores (configuração do MSI). MSI's (packaging overall) é complexo, e por isso mesmo, se decidiu investir numa plataforma moderna, i.e. UWP (APPX packages e no futuro próximo MSIX), onde este tipo de problemas não existem.

No entanto, poucos ISV's estão dispostos a investir... embora já apareçam belos exemplos de UWP apps, aqui e ali.

Mais info sobre MSIX aqui: https://channel9.msdn.com/events/Build/2018/BRK2432?term=MSIX&lang-en=true.

Hth,
anthonws.

Obrigado pela explicação. Pois, infelizmente já tive estes tipo de problemas várias vezes.
 
Última edição:
Back
Topo