remover fan g4 mx440

fgkrew

Power Member
ola a todos.
este ira ser o meu primeiro topico aki....

tho uma g4 mx440 da chaintech mas ultimamente ando me a passar com o barulho que akilo faz....limpei o po todo mas nao adiantou de nada....sera que alguem me explika como retiro a ventuinha?asim adaptava uma de 80 mm.....

desde ja abraços
 
Boas.

Já fiz algumas alterações em collers de mx440 e pela minha experiencia, aconselho-te a ficares por um bom dissipador e uma ventoinha de 40x40...

1º - Retiras a placa da motherboard.

2º - Desenparafusas a ventoinha.

3º - Desencaixas o dissipador, se estiver colado... deixa como está.

4º - Se o dissipador está colado, trocas a ventoinha e já está. Se não, continua a ler...

5º - Usas um dissipador de northbridge, e com um bocado de cola termica, de preferencia de base ceramica, colas o dissipador ao gpu.

6º - Deixas secar bem (tipo umas 12h).

7º - Montas uma ventoinha de 40x40mm nova (de baixa rotação se encontrares).

8º - Montas a placa na motherboard, ligas a ventoinha na motherboard e já está.

A placa (na parte de trás do gpu) deve ficar fria depois de trocares o dissipador e a ventoinha, ou seja, deve durar mais uns tempos antes de voltar a dar problemas....

Nota: se não tens a certeza do que estás a fazer... o melhor é levares isso a uma loja de informatica. O material todo deve ficar por uns 15€.

Cumprimentos
Judas
 
mas a minha placa nao tem dissipador algum...apenas uma ventuinha......axo eu porque nao percebo mt disto.....

ja tentei desencaixar a ventoinha mas ta colada ao gpu..como faco pa tirar???

e que tenho medo de a estragar e de momento nao tho mais nenhuma...

desde ja obrigado
 
Boas.

Consegues colocar umas fotos da placa?

Olha que não era a primeira placa com ventoinha sem dissipador... já vi uma com o mesmo mal...
 
ola judas..
desculpa so responder agora mas andei ocupado estes dias.....

tens aqui um link com a foto da placa
http://www.ixbt.com/video/images/gf4mx-4/chain-mx440-card-front.jpg

ja tirei a ventoinha....fazia um barulho do caraças....
que achas que devo fazer?

ah por enquanto tenho uma fan de 80mm a mandar ar po gpumas tenho aqui um dessipador dum amd 486 dx4 100...achas que vale a pena aplica-lo e depois tentar adaptar uma fan por cima?

desde ja obrigado
 
mas a minha placa nao tem dissipador algum...apenas uma ventuinha......axo eu porque nao percebo mt disto.....

A ventoinha está rodeada/encaixada num peça alumínio (metálica)?

Se sim, a ventoinha + peça metálica = dissipador activo (passivo não usa ventoinha)

ja tentei desencaixar a ventoinha mas ta colada ao gpu..como faco pa tirar???

e que tenho medo de a estragar e de momento nao tho mais nenhuma...

Fácil. Corres um jogo dos pesados durante 5 min's :P (para aquecer bem).

Desligas o PC e o dissipador sairá mais facilmente (normalmente tem uns encaixes a prendê-lo à placa). Não tenhas medo de puxas :)

O link não funciona.
 
Boas, pois sim, essa placa tem dissipador activo, a ventoinha está presa no dissipador (essa coisa metalica.

Se conseguires tirar o dissipador, podes tentar usar um de northbridge que serve perfeitamente, desde que uses uma ventoinha, uma de 4x4 deve dar.

O dissipador dos dx4 100 são um bocado grandes, talvez não caiba nessa placa, mas se der, então tens o problema resolvido, colas o dissipador, montas a ventoinha e já tá.

Cumprimentos
Judas
 
Salvo erro o cooler esta preso a placa com 2 pinos "tipo flecha", nas costas da placa apertas as pontas e empurras para fora. Se estiver colado podes puxar para descolar, pelo menos das k já descolei nao houve prob.

Qto a nova fixação do novo cooler, eu aconselhava-te a usares a furação da placa com um adaptador e 2 parafusinhos, axo sempre preferivel que a colagem.
 
Eu tenho ca um ATI x300 SE que também tem uma ventoinha daquelas pequeninas e ruidosas, eu simplesmente tirei a ventoinha, deixando o dissipador e tenho uma fan de 120 mm a bufar ar para lá, no windows mal aquece, com um jogo fica quente, mas nada de especial...

O mesmo fiz para um antiga ATI 7500.
 
Back
Topo