Remover Feisty Fawn

khaluh

Power Member
Boas

Pretendo remover o Feisty Fawn da minha máquina, mas não sei como o fazer.

O portátil trouxe um CD de configuração, que formata o PC. Quando eu colocar o CD, será que ele formata tambem a partição do Linux, de modo a ter apenas 1 unica partição (que sendo unica, nao faz sentido ser partição lol), ou manterá a partição do Ubuntu?

Pergunto isto, porque quero fazer uma reinstalação por completo, tanto do Windows como fazer o upgrade para o Gutsy, mas por nova instalação, não upgrade.


Obs. Pesquisei por remover ubuntu e não achei nenhum que respondesse a minha dúvida (pelo menos de forma intuitiva)
 
normalmente os cds que os portáteis trazem, ou seja da marca, removem todas as partições. e tu ao formatares tens essa hipótese. só tens de apagar as partições todas e formatar, ele faz isso quando pões o cd.

cumps
 
Boas

Obrigado pela resposta. Eu a nivel das partições Windows sabia que o fazia, não sabia era se fazia tambem nas partições do Linux.
 
Espera lá...........
Se queres fazer uma instalação limpa do Gutsy para quê mexer com a partição já existente?????
Instalas por cima da do Feisty que ele formata direitinho.
Usas a versão alternate ou a desktop do Ubuntu?
 
hellaxe disse:
Espera lá...........
Se queres fazer uma instalação limpa do Gutsy para quê mexer com a partição já existente?????
Instalas por cima da do Feisty que ele formata direitinho.
Usas a versão alternate ou a desktop do Ubuntu?

Usei a desktop (versão com LiveCD).

Pretendo diminuir o tamanho da partição, pois criei uma com 20Gb e não uso nem metade e está-me a fazer falta o espaço no Windows
 
aproveitando o topico...nao sabia se devia fazer esta pergunta na secção windows ou unix...basicamente eu tenho um portatil com vista e o gutsy em dual boot...mas agr quero deixar apenas o vista e remover o linux para ter outro computador dedicado ao linux...so encontro guias para instalar o windows por cima do linux, mas queria saber como desistalar o linux e deixar o windows como esta...

sei que posso remover as partiçoes atraves de uma aplicaçao que ja vem com o vista, mas depois nao sei o que acontece com o arranque...

alguem me sabe ajudar?
 
Eu penso que mesmo que removas o linux, tens sempre de reparar a mbr (master boot record), onde ficam os ficheiros de arranque.

Assim para reparares a mbr, pelo menos no XP funciona assim:

1- arranja uma disquete de arranque do Windows98
2- digita: fdisk /mbr
3 - entra no fdisk normalmente e define a unidade c:\ como partição de arranque
reinicia


Para remover o Linux:
com o live cd faz como se fosses instalar o Linux normalmente, quando chegar à fase de definir as partições, apaga a partição swap e o resto das partições Linux, redimensiona a partição do Windows, e de seguida guarda.

Eu penso que seja assim, aguarda mais opiniões..
 
Back
Topo