Remover névoa em lightroom?

O RAW não serve só para permitir mais erros, mas também para se conseguir maior possibilidade de ajustes e mais qualidade. Não é por acaso que ainda há fotógrafos que volta e meia recorrem ao filme (normalmente MF), porque acham que nem o RAW tem latitude suficiente.
E de relembrar que o formato da fotografia final felizmente não gira só em volta de JPEG + TFTs de 200€.
 
Onde eu quero chegar é que se as definições forem aplicadas na máquina tens melhor ideia do resutado final, e ajuda-te (a mim ajuda) a melhorar, enquanto fotógrafo.

Tens uma parte de razão. Mas digo-te já que se olhares para o preview da tua televisão... err... D90 e te parecer que a exposição está perfeita e estiveres a tirar em RAW... não estas a tirar o máximo partido do RAW!

considero sempre que as aplicações de definições na máquina são *sempre* mais optimizadas do que estar a fazê-lo com software

As máquinas também precisam de software para aplicar essas definições, e de qualquer modo as definições só são aplicadas no JPEG. Em RAW, ou usas o Capture NX ou então estas sujeito ao que o programa implementa na conversão RAW -> JPEG. Num RAW, os settings da máquina só lá estão tipo "post-it".

À parte dos algoritmos proprietários, no computador até tens muito mais recursos (CPU, memória) para implementar algoritmos mais complexos, enquanto que o processamento in-camera tem de ser feito à pressa e com um cpuzito que não chega aos calcanhares de um core 2 duo dos mais reles (por alguma razão o Expeed nem dissipador leva).

O RAW não serve só para permitir mais erros

Usar o RAW para "remediar erros crassos" (como aquele que exmplifiquei) é, quanto a mim, uma forma errada de usar o RAW. Naturalmente que aquela margem de +/- 1 stop na exposição é porreira para quem tem alguma dificuldade em acertar a exposição, mas melhor ainda é acertar em cheio a exposição e aproveitar a gama dinamica inteira do sensor.
 
Não é de meu interesse...

Trazer desta vez,mais assuntos políticos dos quais,o que controla o quê,ou quem...LOL
Deixo apenas uma dica pós-produção ao Caro Warlord :)
No ultimo exemplo referido,introduza no Lightroom por exemplo e apenas e só mexendo nas Vignetes,por exemplo baixando 0 e 0,por k isso tb cada um tem gosto pessoal :) veja o efeito.
Em relação à névoa que pensava que vinha do Português Nuvém,Neblina :),tenho de admitir ter tido uns lapsos de interpretação,mantenho o meu termo Neutro lol.
Saude a todos e um optimo fim de semana que vou trabalhar :)
 
Olá pessoal, correndo o risco de ganhar a pá de ouro pelo desenterranço deste tópico vou pedir a vossa ajuda para corrigir esta foto (de preferencia no lightroom também...).

Penso que o problema principal passa por ser ainda mais complicado encontrar os "pretos" nesta foto em comparação com a postada inicialmente pelo Warlord.

 
Com os pequenos ajustes na Tone Curve, contraste e white balance e no color slider para puxar e desaturar algumas cores já consegues melhorar isso drasticamente.
Isto foi feito em 2 minutos:

dsc8722.jpg


Aqui vão os settings que utilizei:

unled1tsi.jpg
 
obrigado pela ajuda!

Fizeste uma linha engraçada ai no tone curve... Confesso que já tinha conseguido resultados não tão bons mas algo próximos desse, no entanto tendo em conta que estava um dia de sol com céu limpo, custa-me um bocado não o conseguir mostrar na foto. Além disso, tal como te aconteceu, também fiquei com os cantos inferiores um tanto escuros e o resto com pouco contraste, o que desvia a atenção do motivo principal que seria o edificio no centro da foto.

já agora, importaste de explicar porque escolheste desaturar/saturar cada uma dessas cores?
 




Sei que das preferencia ao lightroommas mas caso queiras recorrer ao Ps.
Uns toques rapidos no camara raw e mais uns no Photoshop, foi muito a correr, da para conseguir bem melhor com um pouco de trabalho.


Cumps
 
Sim, essa edição é bem melhor e com maior detalhe, basta só deixar o céu menos queimado, que até com uns filtros e layers no ps deves conseguir bem.
 
@CoReY(8)

importaste de me explicar assim devagarinho como o fizeste? Não dá mesmo para trazer a cor do céu??

ps: o lightroom não me acusa céu queimado, acho que até devem ser capazes de ver isso no histograma que está no post do artificiaL+


Obrigado a todos!
 
O céu foi queimado propositadamente :P é o mais fácil de recuperar.
Depois de almoço já te mostro os ajustes que fiz.
Se por acaso tiveres a foto em raw é ainda mais fácil de recuperar, mas será com ajustes diferentes.

 
Última edição:
Se por acaso tiveres a foto em raw é ainda mais fácil de recuperar, mas será com ajustes diferentes.

Sim, tenho o raw...fotografo sempre em raw. A ideia principal, alem de ver os valores especificos aplicados para ficar com uma ideia, era perceber o processo em si. Devo ter umas 30 fotos assim nesse estado e aplicar a mesma receita em todas elas e esperar que fiquem todas bem não me parece que seja coisa de acontecer.

recuperar o ceu e ter o resto da imagem sem nevoa, vai ser preciso PS e pelo menos 2 layers

Penso que há algumas fotos que são capazes de valer o trabalho...
 
com o meu comentario nao queria referir o trabalho, mas sim a necessidade de passar a um programa de edição mais avançado, apenas c/ lightroom nao se vai lá.
 
Sim, tenho o raw...fotografo sempre em raw. A ideia principal, alem de ver os valores especificos aplicados para ficar com uma ideia, era perceber o processo em si. Devo ter umas 30 fotos assim nesse estado e aplicar a mesma receita em todas elas e esperar que fiquem todas bem não me parece que seja coisa de acontecer.



Penso que há algumas fotos que são capazes de valer o trabalho...

Como é um ajuste principalmente a nível cromático não vai ser possível recuperares várias com os mesmos valores, o processo será idêntico mas os valores dependem sempre do estado em que está cada imagem.
Já posto os passos com imagens dos valores.
 
Aqui ficam os passos da minha ediçao:










resultado:




isto sao apenas os passos iniciais, apartir daqui é que iria dar um tratamento mais elaborado à imagem.
O passo seguinte seria puxar o contraste de uma forma selectiva usando mascaras.

Cumps
 
Última edição:
boa noite, voltei agora e ja segui o "how to" que agradeço mas inda n acertei com os valores necessários (tou a mexer no raw)... o defeito mais notório a foto fica demasiado amarelada (white balance ?) mas antes de fazer os passos a seguir a esse parece-me bem...
 
Back
Topo