Remover parafusos moidos

Tenho duas soluções, se o parafuso ainda tiver cabeça, faço uma fenda com um disco de corte pequeno. Outra solução é saber qual é a medida do parafuso e utilizo uma broca um pouco mais pequena e furo-o.
 
Tenho duas soluções, se o parafuso ainda tiver cabeça, faço uma fenda com um disco de corte pequeno. Outra solução é saber qual é a medida do parafuso e utilizo uma broca um pouco mais pequena e furo-o.

Onde é que arranjo esse material? Estou a falar de parafusos de tamanho de computador (cooler de notebook)...

Já pensei em comprar destas cabeças, mas não encontro em tamanho "aceitável"


20399_1.jpg
 
Então e com solda já ouvi quem o faça dessa maneira nunca o fiz por isso vale o que vale. Enches a cabeça com um pouco de solda aquece-o depois até derreter e quase instantaneamente inseres a chave (lubrificar a ponta da chave primeiro com vaselina ou algo do genero para não soldares a chave ao parafuso mas tb se o fizeres nao vem mal ao mundo).
 
Então e com solda já ouvi quem o faça dessa maneira nunca o fiz por isso vale o que vale. Enches a cabeça com um pouco de solda aquece-o depois até derreter e quase instantaneamente inseres a chave (lubrificar a ponta da chave primeiro com vaselina ou algo do genero para não soldares a chave ao parafuso mas tb se o fizeres nao vem mal ao mundo).

Mas ai tenho de comprar um ferro de soldar...

de qualquer forma, uma destas brocas deve para o que eu quero?

$%28KGrHqF,!jkFD1HN61hYBRHgJ-ggnw~~60_12.JPG


Brand new and high quality.​
Specially for PCB drilling.
12V PCB drilling with 1mm drill.
Great helper for your productivity.
Power Supply: 12V.
Drill Diameter:1mm.
Motor Diameter: 28mm.
 
mas o parafuso está assim tão moido?

Já apanhei alguns moidos e tirei-os bem com uma chave em condições!!...

É parafuso de cooler, por isso está bem fixo... de qualquer maneira tenho de comprar 1 cooler novo, chaves como deve ser, e também devo comprar uma mini broca (não é por 5 euros...)...
 
Um ferro de soldar é capaz de ser algo mais em conta e é daquelas coisas q dará sempre uso. Mas tu é que sabes :) boa sorte nisso
 
O ideal é soldares uma porca por cima do cima e retirar com um roquete.
Atenção a furares um notebook, tem cuidado com as limalhas que podem colocar algo em curto-circuito senão limpares bem depois.

Eu num portátil já me safei de um parafuso moído, com uma broca de 1mm que custa cerca de 1-2€ e um berbequim normal, com rotação no sentido de desapertar, e assim que a broca apanhou o parafuso, desapertou instantaneamente !
 
Um ferro de soldar é capaz de ser algo mais em conta e é daquelas coisas q dará sempre uso. Mas tu é que sabes :) boa sorte nisso

A experiência que tenho com a solda e ferro de soldar (de quando era puto e fazia umas experiências com um ferro comprado nos chineses), é que aquilo não tem grande "rigeza" e que descola logo... às tantas era por usar solda manhosa...
 
O que é que está moído, a cabeça ou a rosca?
Se for a cabeça é com uma broca, se o conseguires rodar mas ele não sai coloca uma faca entre o parafuso e a placa de maneira a que empurre o parafuso para fora e simplesmente desaperta-o.
 
sou relojoeiro e de vez enquando lá aparece parafusos bem pequenos todos moídos. Normalmente, é a rosca do parafuso que moi primeiro. Se a cabeça do parafuso estiver um pouco de fora, usa um alicate (dos bons ou que seja novo) e vais rodando o parafuso aos poucos. Se a cabeça está lá dentro, então compra uma broca muito fininha e tenta abrir um rasgo na cabeça de forma a caber lá uma chave de fendas. Se a cabeça estiver mesmo muito muída, pega numa broca maior e destroi a cabeça do parafuso até obteres uma superficie lisa e depois caças na broca mais fina e abres um rasgo de forma a caber uma chave de fendas. Se achares que nao dá então tens de destruir o parafuso. o método é simples, mas tens de ter cuidado para não danificar nada á volta. Pegas numa broca com o diametro ligeiramente inferior ao parafuso e vais furando pelo meio do parafuso até abaixo.

Um grande segredo que facilita a vida é usares WD40. Metes bastante WD40 no parafuso e deixas tar um dia enteiro, assim dá tempo para o WD40 penetrar. Qualquer ferrugem, impureza é eliminado e depois lubrifica bem a rosca. Usa isso e vais ver que vai ser mais facil.

PS: a ideia de soldar também parece boa. Estou sempre a aprender :joker:
 
Última edição:
Algumas questões:

- Acham que a broca da qual coloquei imagem dá conta do recado?

- Onde é que arranjo um desses alicates de relojoeiro?

- o WD40 não danificara o equipamento?

-Já agora a titulo de curiosidade, se a rosca estiver moída, onde é que se pode arranjar substituto?
 
1- Não sei. A broca tem de ser para furar metais e fininha o suficiente para o trabalho.
2- Alicates de ponta fina arranja-se. Procura no ebay por exemplo. Eu no outro dia comprei um jogo de alicates mais precisos no Lidle xD por isso tenta ver se encontras em lojas de ferramentas.
3- WD40 não danifica circuitos, pelo menos comigo nunca aconteceu isso. Mas também não precisas de burrifar os circuitos. A ideia é só meter umas "gotas" em cima do parafuso, mais nada.
4- Rosca onde o parafuso enrosca? Epa, aí já fica mais dificil. Um torneiro experiente pode fazer uma rosca nova (mais larga), mas não conheço ninguém que faça esse tipo de trabalhos de precisão (assumindo que o parafuso é pequeno). Uma alternativa que é um pouco duvidosa, mas que "desenrasca" é comprar uma boa cola, meter dentro da rosca moída e meter um parafuso à medida e deixar secar. Sei que não é lá muito bom, mas em certos casos é eficaz.

Esse parafuso é assim tão importante? vai valer a pena o investimento? :S
 
Back
Topo