Remover riscos de um CD

Peidina

Banido
Tenho aqui uns jogos que já não lhes mexo à imenso tempo e tão todos riscados. Quando estou a instalar o jogo, a dada altura, parece que o computador não o consegue ler, encalha ali. Eu acho que é dos riscos. Como é que removo os riscos da superfície do disco??
 
8|
what ?! como é que removes os riscos ?! é obvio que nao removes..... é um dano físico
é tal e qual riscares a pintura de um carro..
 
Podes não remover totalmente, mas já vi qualquer coisa como usar pasta de dentes, "esfregar" na zona dos riscos, e depois para limpar passar com água só na zona onde puses-te a pasta. Mas espera que digam qualquer coisa, já a fazerem isto num jogo XBOX 360 que não trabalhava, fizeram isto e o jogo voltou a correr.
 
Vou tentar fazer cópias, mas duvido que resulte. Se o disco está danificado, em principio também não é possível fazer a cópia.
 
Os Cd's e DVD's levam para protecção da superfície um verniz de cura UV. Se os sulcos dos riscos forem profundos só te resta deitá-lo ao balde do lixo. Podem eventualmente ser marcas de gordura das mãos que impeça o laser de o ler. Tenta lavá-lo com água e sabão. Ah, não te esqueças de o secar bem!
 
:) Agora fora de brincadeiras...

A pasta de dentes é abrasiva, por tal funciona como uma lixa, suavizando a superfície em torno dos riscos ou sulcos existentes.
Quando um disco (CD, DVD) está ligeiramente riscado (na resina de protecção), pode acontecer que as faces dos sulcos reflitam erradamente o laser, não permitindo a sua leitura ou escrita. O que a pasta de dentes ou outra substância abrasiva (utilizada em óculos, lentes ou pintura automóvel) pode fazer, é diminuir o grau de inclinação das paredes desses sulcos evitando reflexões indesejadas. Por isso muitas vezes ouvimos dizer..."eh pá...comprei um produto que me tirou todos os riscos do meu carro"... na realidade ele comprou um produto que lhe riscou ainda mais o veículo, só que não se nota... tanto.

Atenção que isto só pode acontecer, se não estiver em causa a integridade dos dados do disco (se o risco não chegar à camada de gravação).

:)
 
Também ja li que oleo para fritar servia...limpa-se com 1 cotonete e dps passa-s com agua...amanha dps arranjo o link com o tutorial completo...
 
Tenta usar 1 programa chamado CDRoller, pode ser que dê, pois ele consegue recuperar ficheiros de dvd's/cd's k fikaram mal gravados, no entanto o mais provavel é não dar, mas sem se tentar não se sabe=)
 
experiementa a fazer a leitura no gravador, muitas vezes são mais tolerantes a erros de leitura, é o que acontece comigo, muitas vezes o meu leitor de dvd queixa-se do erro de redundancia cíclica, ou seja não consegue ler, e depois meto no gravador de dvd e lê tudo na boa, claro que às vezes nem este lê se os riscos forem muito profundos!!!! se não resultar tenta um amigo que tenha um leitor ou gravador de marcas diferentes das tuas. entre marcas a tolerância a erros às vezes é enorme e conseguem-se milagres.
 
Back
Topo