1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Remover Win Vista em dual-boot

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por frog, 19 de Agosto de 2008. (Respostas: 22; Visualizações: 2258)

1. frog

frog Power Member

Boas, tenho o meu pc( ver my system), e estou a pensar instalar o Windows Vista nele. Tenho a drive C: , que é a do sistema, e a drive D: , a dos backups.
    1º Posso instalar sem qualquer tipo de problema, na drive D:?
    2º Se quisesse remover o Win Vista tinha que formatar a drive D: e assim perder tudo, ou poderia simplesmente remover, e ficar la tudo o que tinha?
    3º Como é que faço com as drivers, sendo que o CD das drivers so as tem para XP e o modem tambem?

Espero que me possam ajudar,
    Cumps

2. camadas

camadas Power Member

Se assim quiseres, podes tirar o dualboot sem problemas, atravez do Supergrub, 1 excelente programa para mecher na MBR

3. Romani48

Romani48 Power Member

Terias de fazer isto:

No Vista instalar o VistaBootPro, e desinstalar o Bootloader do Vista
    Reiniciar o PC com um liveCD, por exemplo do Ubuntu, ou um BartPE (Windows XP Live).
    Apagar tudo excepto o que te interessa.

Done :)

não instales o Supergrub, ficas na mesma com um boot loader

4. frog

frog Power Member

Obrigado pelas respostas.
    Mas, porque iniciar o PC com um live CD e nao apagar pelo Windows XP?
    Teria que desinstalar o Windows Vista removendo tudo manualmente?
    Mas e que eu alem de no caso de querer deixar de ter dual-boot tambem vou querer apagar o Vista

Última edição: 19 de Agosto de 2008
  5. camadas

camadas Power Member

O Supergrub não é preciso instalar, podes por numa disquete ou em cd, que ele ao arrancar o PC com ele, punha só o XP como arranque e done, com o XP apagava as coisas desnecessarias

6. frog

frog Power Member

Mas o que eu queria era apagar o Vista por completo sem ter que apagar os backups que estao nessa partiçao

7. Romani48

Romani48 Power Member

porque eu não fazia ideia que tinhas o XP

8. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Boas. Para apagares o gestor de arranque do Vista e repores o do XP, faz assim:

-Liga o PC no XP
    -Insere o DVD do Vista na drive
    -Vai a"Iniciar", "Executar"
    -Escreve isto:
    Código:
    e:\boot\bootsect.exe /nt52 ALL /force
    -Carrega no Enter (obviamente :p) e reinicia o computador. O gestor de arranque do Vista desapareceu, e já podes entrar no XP como antes.
    -Elimina os dois ficheiros de nome "boot.bak" e "bootsect.bak" em C: (ou a raiz da instalação)
    -E pronto, já podes fazer o que quiseres com a partição do Vista (formatar, eliminar, etc), pois não interfere mais com o arranque.

Cumps

9. camadas

camadas Power Member

Mas ao fazeres o que de disso, irias apenas mecher na MBR mais nada, toda a informação contida no disco iria lá ficar.
    Mas estou a ver que és "novo" no assunto, acho melhor esqueceres o Supergrub antes que ainda tenhas problemas maiores hehe :P

10. frog

frog Power Member

Mas o que eu queria era instalar o Windows Vista na minha partiçao de backups e quando o apagasse dessa mesma partiçao (por nao o querer usar mais no caso de nao gostar , e para nao ocupar espaço) o resto dos backups la ficasse. ja percebi que vou ter que fazer duas coisas, uma delas e tirar do boot loader isso ja me explicaram como fazer , a outra é apagar mesmo.

11. camadas

camadas Power Member

Humm já percebi o que queres fazer, queres instalar o vista na partição a onde tens os backup's, e se não gostasses tirar de lá o vista mas continuares com os backup's .... queres o meu conselho ? Deixa-te estar que estas bem, eu também mudei para o vista, usei durante uns meses mas voltei atraz, gosto do tratamento de memoria ( uma maneira de dizer ) que o vista faz, mas tiranto isso o xp é melhor ( na minha opinião )

12. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Mas ao tirares essa partição do bootloader não tens necessariamente de formatar. Se fizeres como te indicámos, continuas com total acesso à partição com o Vista, através do XP.

Cumps

13. frog

frog Power Member

Lol, é exactamente isso, nao me sei exdplicar muito bem. Achas que e realmente perda de tempo instalar o Vista? Mas isso que eu quero e possivel?

Sim, mas o Vista continuaria a ocupar-me espaço, nao existe mesmo maneira de o apagar sem apagar os backups?

14. Mavors

Mavors Power Member

Com o Xp acedes à tree de ficheiros do disco D e apagas as pastas do Vista. Só apagas os backups se apagares as pastas correspondentes a eles..

15. frog

frog Power Member

Mas é isso que acho estranho, para apagar um SO so tenho que apagar 2 ou 3 pastas? é assim tao simples?

16. Mavors

Mavors Power Member

O SO não é mais do que umas pastas e com o carregamento do bootloader, depois tudo o que está à volta é carregado pelo proprio sistema operativo. Existe tb um conjunto de ficheiros de sistema que geralmente estão hidden e ficam na root do disco, que tb podes apagar uma vez que o disco vai apenas ficar para dados.

A questão será apenas o boot, tudo o resto podes apagar.

17. frog

frog Power Member

Okok, muito obrigado. Agora a minha duvida serao as drivers. Como é que faço com as drivers, sendo que o CD das drivers so as tem para XP e o modem tambem? Ou o Windows Vista ja vem com drivers para o meu PC todo?

18. Mavors

Mavors Power Member

O Vista já traz um conjunto de drivers genericos grande, mas qt a isso o melhor é ires ao site dos fabricantes dos teus componentes e ires buscar os drivers mais recentes compativeis com o Vista. Site da nVidia/ATI para placa grafica, Creative para uma possivel placa de som and so on, agora tu é que sabes quais são as marcas e modelos dos teus componentes..

19. frog

frog Power Member

Deve trazer para a porta ethernet Gigabit nao?

20. Mavors

Mavors Power Member

Em principio sim, mas não te posso dar certezas.

Mas se nao tiver e for onboard tens que saber o modelo e marca da tua motherboard e no site de certeza que tem os drivers para a placa de rede, se nao for onboard, pegas na marca e modelo da placa de rede e vais ao site do fabricante.

Partilhar esta Página