Browser Renaissance Kingdoms (Os Reinos)

AMMO

Power Member
Saudações,

Venho desta forma não só publicitar o jogo Reinos da Renascença (também chamado "Reinos", "Os Reinos", ou "RR") mas ao mesmo tempo procurar saber se existem jogadores ou antigos jogadores por este fórum.

A experiência que tenho de participação ativa em fóruns online basicamente começa e acaba nos fóruns internos deste jogo, pelo que estou a fazer um enorme esforço para me portar à altura agora que decidi começar a participar ativamente também aqui no Fórum Zwame.

Jogo RR desde 2008, e contrariando a maioria dos jogos online e grande parte dos jogadores ainda jogo com o mesmo personagem desde à quase 6 anos. O RR faz parte de uma franquia de jogos da empresa francesa Celsius Online, e que junto com o NK (Native Kingdoms, cruamente traduzido é a versão nativa, ou americana do RR) e com o SK (Shogun Kingdoms, parte japonesa semelhante ao RR) formam a
De Gloria Regni (DGR).

Ambos os três jogos que compõem o universo DGR desenrolam-se no século XV (atualmente no ano 1462) e sofrem bastantes inovações anuais, por exemplo a inserção de minijogos e atividades de comemoração de festividades comuns à maioria dos jogadores (Páscoa, Natal, Carnaval, Saint Patrick Day, Halloween, e outros), destacam-se ainda as novidades que bimensalmente, senão mesmo mensalmente, são inseridas no jogo. No entanto o RR é o jogo que mais sucesso tem, e portanto maior destaque tem relativamente a melhorias, como é o caso da mais recente novidade que grande impacto teve na comunidade de jogadores, a versão 3D opcional, onde o nosso personagem chega mesmo a caminhar na povoação e a interagir com outros personagens.

Alguém conhecido por aqui?


Para aqueles que ainda não conhecem o jogo deixo-vos mais algumas informações:



Os Reinos da Renascença é um jogo online, gratuito, internacional e verdadeiramente em massa para múltiplos jogadores. Inteiramente jogável a partir do teu navegador de internet, não sendo necessário carregá-lo, mistura vários estilos e oferece simultaneamente um jogo de interpretação de personagens, de gestão, de estratégia e de política.
Irás mergulhar na Europa no início do Renascimento. Começarás como um simples vagabundo mas, à conta da tua perseverança, irás subir degrau a degrau na hierarquia da sociedade e poderás inclusive participar ativamente na política do teu reino.


Criado em 2004, Os Reinos da Renascença rapidamente se tornou num clássico: uma referência em termos de jogos na web. Por várias vezes premiado, foi já traduzido em 25 línguas e o seu sucesso apenas comprova isso.


"Um jogo rico e complexo"

descriptionLongue01.jpg


Fica desde já o aviso: se procuras combates sangrentos ou o último grito em gráficos 3D então Os Reinos da Renascença talvez não seja para ti. O pilar basilar dos Reinos da Renascença é a interação entre os jogadores: se quiseres progredir na hierarquia ou ganhar influência terás de discutir, dialogar, persuadir� em suma, um jogo rico e complexo que tem como finalidade as interações humanas.


"O único jogo no mundo verdadeiramente em massa para múltiplos jogadores"

Nos Reinos da Renascença assumes o papel de um vagabundo, no seio da Europa renascentista em meados do século XV, cujo objetivo é progredir na hierarquia social. Todos os outros jogadores com quem te irás cruzar têm objetivos semelhantes aos teus: o carpinteiro, o padeiro a quem compras o pão, os moleiros que produzem a farinha, o mercador ambulante que importa o trigo das regiões mais remotas� e até o prefeito da tua povoação, ou o condestável do teu condado, o juiz, os chefes dos exércitos ou o próprio monarca de Portugal! Aqui não há nenhum "personagem não jogável", portanto todas as possibilidades são presentes aos jogadores, incluindo os maus da fita: bandidos, piratas, agiotas ou conspiradores de todos os tipos.


"Da criação de porcos à geoestratégia europeia"

descriptionLongue02.jpg


Este vasto mundo estende-se por toda a Europa, em 25 línguas: podes embarcar e atravessar o Canal da Mancha para beber uma cerveja com os Ingleses, falar Castelhano com os navegadores Espanhóis, atravessar o Sacro Império Romano-Germânico até à Boémia, se falares Checo, ou visitar o Império Otomano. Mas mantém-te atento, durante as tuas viagens, da situação política das nações que atravessas e dos conflitos em curso: encontrares-te por acidente no meio de um campo de batalha é uma experiência a evitar!

Mas talvez estas aventuras não te sejam apelativas. Talvez ambiciones ganhar a tua vida semeando os teus campos ou criando animais, ou como fabricante de objetos raros destinados ao mercado internacional (tapeçarias, bebidas alcoólicas locais, etc.). E porque não abrir uma taverna, ou criares a tua fortuna através do comércio? O dinheiro que ganharás poderá ser utilizado para financiar a tua campanha eleitoral para te tornares prefeito, ou muito simplesmente viver uma vida mais feliz sem teres de abandonar a tua povoação.


"Um jogo em perpétua evolução"

Desde 2004 que a Celsius Online, a equipa de programadores dos Reinos da Renascença, tem vindo a enriquecer o jogo regularmente com novas funcionalidades. A navegação, a construção de embarcações ou a produção de produtos regionais, entre outros, fizeram a sua estreia em 2010. E 2011 reserva ainda mais surpresas aos jogadores.


"Um jogo De Gloria Regni"

Os Reinos da Renascença faz parte, com os Shogun Kingdoms e Native Kingdoms, de um conjunto maior chamado De Gloria Regni. Este conjunto de três jogos, que se desenrolam aos mesmo tempo, interagem um com o outro para formar um vasto mundo, do Japão até ao Império Azteca. Parte à exploração deste mundo se tu ousares.
 
O Reinos da Renascença recebeu à alguns dias um enorme update, deixo aqui o anúncio os administradores do jogo.

E aproveito e reforço o meu convite para experimentarem o jogo.

www.osreinos.com



À dois dias atrás, a 20 de Agosto de 2014, demos um primeiro e decisivo passo para criar um Novo Reinos da Renascença, introduzindo no jogo um conjunto de novidades que esperamos que seja decisivo para cativar novos jogadores: novos níveis, novo guia inicial (tutorial), o Bairro Velho, novidades para os mentores, e várias ajudas… que iremos detalhar neste anúncio.

[I'] Que interesse têm estas mudanças e porque precisamos de vós?
[II] Nascimento de personagens: uma nova distribuição de nascimentos
[III] Ativação do Bairro Velho, um novo edifício 3D
[IV] Sete níveis disponíveis
[V] Listas de objetivos, novas missões para subir de nível
[VI] Um novo escritório para os mentores
[VII] Novas ajudas e mudanças na página de ligação aos fóruns
[VIII] Um pouco de música e vídeo
[IX] Um jogo traduzido em todas as línguas? Precisamos da tua ajuda!
[X] O que se segue?
[XI] Décimo aniversário d'Os Reinos e da Celsius Online
[Anexo A] Povoações que atualmente não conseguem receber novos jogadores
[Anexo B] Estado da tradução do jogo nas várias línguas


****************************

[I'] Que interesse têm estas mudanças e porque precisamos de vós?

Porquê estas mudanças?
Estas mudanças estão a ser implementadas com a intenção de tornar o jogo mais fácil de entender, mais cativante e, também, para mostrar rapidamente aos novos jogadores o potencial e a variedade de ações que o Reinos da Renascença oferece.
Iremos lançar novas campanhas de publicidade para atrair novos jogadores e contamos convosco, jogadores d’Os Reinos, e não somente com os mentores, para receberem e ajudarem os novos jogadores, até porque quanto mais jogadores jogarem o jogo, mais povoadas estarão as povoações, mais estável será a economia, e mais riqueza haverá!

Sente-te livre para divulgares o jogo à tua volta, de sugeri-lo aos teus familiares, amigos e vizinhos (e ajuda-los) já que o começo foi redesenhado para os fazer querer jogar e ficar! E lembra-te: a melhor publicidade do mundo continua a ser passar a palavra de “boca em boca“.


[II] Nascimento de personagens: uma nova distribuição de nascimentos

Quando um novo jogador cria uma conta no Reinos da Renascença, ele escolhe o idioma, e em alguns casos o reino em que deseja jogar: mas de que forma são os jogadores distribuídos entre cidades e condados? Numa povoação em que as tavernas são ativas, os novos jogadores interessados em confraternizar com outros jogadores são mais bem recebidos, por isso essas povoações têm prioridade.

Manteremos este sistema, mas iremos adicionar outras condições: além da atividade nas tavernas, concretamente:
*O número de jogadores que têm a versão 3D ativa na sua conta: quantos mais utilizadores da versão 3D existirem, maiores serão as chances da povoação receber novos jogadores uma vez que o 3D vem ativo por predefinição e os novos jogadores testarão de imediato o chat, o Bairro Velho (o local 3D onde habitarão inicialmente). Uma povoação com pessoas nas ruas e a visitar o Bairro Velho encorajará os novos jogadores a ficarem e aprofundarem o jogo.
*A povoação deverá ter um prefeito e um mentor (sendo que poderão ser a mesma pessoa) para receber novos jogadores.
*O prefeito ou o seu assistente de planeamento deverá colocar o Bairro Velho o mais próximo possível do centro da povoação. Aquelas povoações que mantiveram o Bairro Velho no extremo esquerdo do mapa (onde foi colocado por predefinição), e que por conseguinte concluímos que não têm qualquer interesse em novos habitantes, não terão nascimentos na sua povoação. A lista dessas povoações foi deixada em anexo no fim deste anúncio: se o teu personagem vive numa dessas povoações incentiva o prefeito a mudar a localização do Bairro Velho ou substitui-o!

De entre as povoações que respeitarem estas condições quando um jogador se regista no jogo, a que mais atividade tiver na taverna receberá o nascimento do novo personagem.


[III] Ativação do Bairro Velho, um novo edifício 3D

*Cada povoação possui um Bairro Velho, um edifício 3D onde os novos jogadores (níveis I e II) têm um espaço, que se assemelha a um pequeno quarto que poderão gerir a seu bel-prazer e onde poderão estender o tapete de palha entrelaçada que recebem no início do jogo e que servirá de cama.
*Por definição, existem 12 espaços individuais (ou cantos) num Bairro Velho: se existirem mais níveis I e II na povoação que esse número então um novo Bairro Velho é criado com mais doze espaços para novos personagens. Os espaços podem ser acedidos através de um menu no próprio edifício.
*Qualquer um pode entrar no Bairro Velho e visitar os seus moradores. Os Bairros Velhos não possuem um jardim.
*O mentor possui um escritório no Bairro Velho, e em conjunto com o prefeito pode colocar mobiliário e outros objetos 3D nos espaços comuns do Bairro Velho, fazendo uso dos objetos que estiverem armazenados no inventário da Casa do Povo.
*Quando um personagem nível I ou II, por outras palavras um novo jogador, entra no Bairro Velho o prefeito e o mentor, se estiverem ligados ao jogo, receberão uma notificação no chat 3D a avisar da sua chegada, para o caso de o desejarem saudar pessoalmente.


[IV] Sete níveis disponíveis

Os antigos níveis 1 e 2 foram divididos, cada um, em dois níveis com o intuito de ajudar os novos jogadores a subirem de nível mais rapidamente e dar-lhes a entender que realmente também estão a progredir rapidamente no jogo; todos os níveis foram alterados, assim o primeiro nível do jogo é o nível I, deixará de existir o nível 0 (zero) no Reinos da Renascença. (yap, trata-se de demagogia, e então!?)
Nível 0 = Nível I Sem-abrigo
Nível 0' = Nível II Mendigo
Nível 1 = Nível III Camponês ou vagabundo
Nível 1' = Nível IV Camponês abastado ou vagabundo
Nível 2 = Nível V Artesão ou vagabundo
Nível 3 = Nível VI com as mesmas vias que anteriormente e os vagabundos mantêm as vantagens do seu estatuto de vagabundo
Nível 4 = Nível VII Burguês e os vagabundo manter-se-ão vagabundos

Para distinguirmos facilmente o antigo do novo sistema de níveis decidimos abandonar a numeração árabe (0,1,2,3 etc) e passaremos a usar a numeração romana (I,II,III,IV etc); Portanto, agora, apenas irás encontrar números romanos no que concerne aos níveis: se porventura, no jogo, encontrares os níveis ainda a serem apresentados com numeração árabe por favor reporta-o no Centro de Ajuda (em Ajuda, no menu à esquerda) marcando o bilhete como “Problema com uma nova funcionalidade“ (em inglês: "Problem with a new feature"). Obrigado desde já!


[V] Listas de objetivos, novas missões para subir de nível

Por enquanto as listas de objetivos estão apenas ativas apenas para os Níveis I a III, no início do jogo: para subir de nível não será necessário encontrar-se com o Secretário do Conde nos Paços do Condado, apenas terás de completar a lista de objetivos que te foi dada e que estará acessível ao carregar no pequeno pergaminho na parte inferior do ecrã, perto do teu nome e nível.

Os requisitos para conseguir progredir e subir de nível foram ajustados para que os novos jogadores possam aprender a jogar visitando locais importantes no jogo. Iremos deixar aqui a lista de objetivos de cada nível já que é provável que te possas cruzar com um novo jogador numa taverna ou no chat 3D e este te peça ajuda ou faça questões sobre os objetivos!

Lembra-te que para cada missão, há um ponto de interrogação a encabeçar cada linha: mover o cursor sobre ele irá permitir ver uma dica que explicará como o objetivo pode ser atingido. Quando é cumprida uma missão, um pequeno pergaminho surge para o indicar. Algumas das missões (que são explicadas nas dicas) requerem algum tempo extra antes de ser possível validar o objetivo correspondente e podem necessitar que o jogador saia e volte a entrar no jogo.

Finalmente, quando és vagabundo e queres subir de nível, poderás sempre escolher não ser mais vagabundo. Os vagabundos nível III terão missões específicas para cumprir.


Para subir de nível I (Sem-abrigo) para II (Mendigo), precisas:
*Visualizar o vídeo de ajuda "Primeiros Passos nos Reinos da Renascença"
*Dizer alguma coisa no chat 3D da tua povoação (esta missão não está ainda implementada, mas sê-lo-á em breve, e será mais divertido se houverem outros habitantes nas ruas!)
*Trabalhar na igreja
*Trabalhar 2 vezes na mina ou no SMI (em "Fora da povoação")
-> AVISO: para os novos jogadores, estas 3 ações irão render-lhes tanto quanto um trabalho de 22h mas irão durar apenas 2 minutos. Para o Intendente das Obras e Minas, esse trabalho contará como se eles tivessem, de facto, trabalhado 22 horas na mina.
*Comprar comida no mercado
*Comer comida que esteja no inventário pessoal
*Entrar e conversar numa taverna (será muito mais divertido se houver alguém na taverna!)
*Transferir o tapete de palha entrançada (anterior tapete rústico no 3D) do inventário pessoal para a propriedade
*Colocar o tapete de palha no teu espaço dentro do Bairro Velho
*Escrever uma pequena carta ao teu mentor ou, se a povoação não tiver mentor, ao prefeito.

Passar de nível custa 10 cruzados e podes receber entre outras coisas, uma vela rural.

Para subir de nível II (Mendigo) para nível III (Camponês ou Vagabundo), precisas:
*Pedir comida na taverna: Prefeitos, por favor assegurem-se que oferecem refeições baratas e mantêm o stock nas tavernas da Casa do Povo, caso contrário haverá problemas no completar deste objetivo!
*Dar um ponto de confiança a outro personagem
*Oferecer uma bebida a alguém na taverna
*Enviar uma carta a alguém
*Ter pelo menos 5 pontos de reputação, dos quais no máximo 3 pontos de confiança
*Ser contratado por um habitante na Casa do Povo (a missão irá aparecer apenas se houver pelo menos uma oferta de trabalho na Casa do Povo e que não requeira nenhum atributo)
*Cortar madeira, pescar ou apanhar frutas (se a Casa do Povo não providenciar machados, a missão não irá aparecer)
*Ter pelo menos 90 cruzados no inventário
*Gritar na povoação

Passar de nível irá custar 90 cruzados se escolheres ser camponês ou se preferires ser vagabundo. Irás então receber a tua casa (e manterás a mobília que te pertenciam no Bairro Velho) e um campo (exceto se fores vagabundo - um ecrã irá explicar as diferenças), entre outras coisas.


Para subir de nível III (Camponês) para nível IV( Camponês) abastado, precisas:
*Vender produtos agrícolas no mercado
*Ter pelo menos 15 pontos de reputação
*Ter pelo menos 10 pontos de força, carisma e inteligência
*Ter pelo menos 200 cruzados no teu inventário
*Colocar a tua casa na povoação
*Colocar o teu campo ou cabana na povoação
*Publicar uma mensagem na praça (fórum) da Povoação ou do Condado

>>> AVISO: possivelmente esta será a primeira vez que um novo jogador descobre o fórum, o qual pode ser extenso ou complicado. Nós encorajamo-lo a ler o fórum e a publicar nele... Assim sendo, por favor sejam complacentes com eles, pois provavelmente não terão lido as regras do fórum nem saberão como e onde postar. Talvez um tópico ***** chamado "Escritório do Mentor" possa ser útil, por exemplo? Não vos forçamos a fazer nada mas se tiverem ideias, por favor testem-nas e digam-nos como tem resultado!

A passagem de nível custa 0 cruzados e irá garantir uma recompensa.

Para subir de nível III (Vagabundo) para nível IV (Vagabundo ou Camponês abastado), as missões são iguais, com exceção das que requerem a venda de produtos no mercado e a ida ao fórum:
*Vender 50 objetos no mercado
*Publicar 10 mensagens em diferentes cidades ou praças de condado (Atenção: escrever no fórum de um condado quando já escreveste no fórum de duas cidades desse condado não contará como 3 posts mas como apenas dois)

A passagem de nível custa 0 (zero) cruzados quer permaneças vagabundo ou não. Em ambos os casos, recebes uma recompensa.

Assim, todos os níveis (a partir do Artesão) terão a sua própria lista de objetivos mas esta não será uma prioridade para já: iremos continuar a concentrarmo-nos em atrair novos jogadores e ajuda-los a descobrir o jogo.

Lembrem-se que na Casa do Povo, na secção "Informações sobre a povoação", podem clicar junto dos nomes dos níveis I e II para visualizar a sua lista de objetivos e ajuda-los a cumprir as missões em falta.

De resto, a um longo prazo, a lista de objetivos irá incluir um conjunto específico de objetivos relacionados com os graus de Role Play, de modo a tornar o aspeto da interpretação de personagens nos Reinos da Renascença ainda mais saliente.

Atenção: todos os objetivos são não-retroativos: por exemplo, as ações no mercado, na taverna, enviar correio, visitar várias cidades...


[VI] Um novo escritório para os mentores

Com este novo sistema de listagem de objetivos, o antigo guia inicial deixa de fazer sentido e, portanto, de existir. Isto modifica um pouco o papel das cartas dos Mentores que eram entregues no final do tutorial. A partir de agora, o Mentor vê no seu escritório a lista de jogadores Nível I e II e poderá:
*Ler a sua lista de objetivos para ajuda-los se eles estiverem 'bloqueados' em alguma missão.
*Enviar-lhes a carta do Mentor com um só clique.
*Ver o seu estado: se estão vivos, mortos, se tem fome, e por aí fora.

O mentor pode ainda escolher se pretende modificar a sua carta de boas-vindas, se deseja usar o modelo de carta escrita pela Celsius (e melhora-lo) e pode também espreitar as cartas dos mentores de diferentes cidades para ganhar a sua própria inspiração!
Finalmente, o prefeito também poderá aceder ao escritório do Mentor para ver como vão os níveis I e II, mas não poderá proceder a qualquer ação no escritório excetuando se ele(a) for também mentor.

Novamente, todos os jogadores, mas em especial os prefeitos e mentores, têm um papel bastante importante a desempenhar no acolhimento de aos novos jogadores.


[VII] Novas ajudas e mudanças na página de ligação aos fóruns

O Role Play (interpretação do personagem) vem primeiro no Fórum! Para promover a ideia, dividimos o botão "Fórum e Ajuda", de forma a evitar a bastante comum e errada conclusão de que o fórum é apenas para pedidos de ajuda.

Na secção dedicada ao Fórum, adicionamos também ligações diretas para as praças (fóruns) do condado e da povoação.

A secção de Ajuda também foi modificada e passou a conter várias secções: Vídeos tutoriais (que passará a conter vários vídeos para os principiantes nos Reinos da Renascença), Guia de Role Play, Configurações, e outras secções que serão completadas mais tarde.


[VIII] Um pouco de música e vídeo

Quando alguém falar no chat 3D da povoação ou de uma casa, receberás uma notificação sobre a forma de áudio. Tal sugestão foi implementada a pedido de vários jogadores e foi trata-se de uma excelente ideia. Obviamente que esta opção poderá ser silenciada nas opções de chat.

Alguns jogadores gravaram a sua voz de forma a que tivéssemos uma versão do nosso vídeo para principiantes na sua própria linguagem, obrigada novamente! Se estiveres interessado em fazer o mesmo no idioma em que jogas para o vídeo aparecer na tua língua, contacta Le0ben ou envia um bilhete (ticket) no Centro de Ajuda e marca como "Problema com uma novidade" ("Problem with a new feature").


[IX] Um jogo traduzido em todas as línguas? Precisamos da tua ajuda!

Vários jogadores estão registados como tradutores ou tradutores-chefe para ajudar na tradução do jogo para a sua língua. A colaboração destes tem sido imprescindível para facilitar aos novos jogadores descobrirem (e jogarem) o jogo na sua língua materna.

Se tua língua materna não é o francês e possuis um excelente nível de francês ou inglês, não hesites em te tornar tradutor para a língua em que jogas! Clica, no fundo do ecrã, em "O teu país nos Reinos?" e regista-te como um tradutor, onde poderás contactar o teu(s) tradutor(es)-chefe caso necessites de ajuda.

Nota Adicional: em caso de dúvidas contacta o Tradutor-Chefe do jogo para português: Sylarnash

Adicionamos um anexo com o estado de tradução das várias das línguas o jogo. Se a tua língua não tiver um tradutor-chefe ativo (contacta primeiro o jogador indicado como tradutor-chefe para te certificares disso!), por favor contacta Le0ben ou envia um bilhete (ticket) no Centro de Ajuda e escreve como título "[Translation]".


[X] O que se segue?

Primeiro, gostaríamos de agradecer aos jogadores que tem reportado erros e problemas com as novidades. O nosso muito obrigado a todos, a maioria dos erros foram corrigidos.

Aqui fica o tópico na Torre de Babel (Babel Tower II) onde podes reportar um problema, erro ou bug: "[Q/A] New levels - Mentors - births - slums etc"].

Irão haver mais novidades depois do verão... Entretanto, divulga Os Reinos da Renascença à tua volta e não te esqueças que as missões continuam, os mercadores continuam a viajar e ainda existem muitos tesouros à espera de serem descobertos e desenterrados do solo!


[XI] Décimo aniversário d'Os Reinos e da Celsius Online

A organização do 10º Aniversário da Celsius Online e dos Reinos da Renascença já está em marcha e em breve iremos concluir a votação que conta 3 propostas distintas: O aniversário será em Paris, em novembro... acede aqui para votar:
Fórum 1 -> Organisation des IRL -> [ Sondage ] Quelle date pour l'IRL officielle des 10 ans des RR ?
http://forum.lesroyaumes.com/viewtopic.php?t=2203993

(Nota de Tradução: para aceder a este fórum, que é exclusivamente francês, deverás aceder ao jogo na versão francesa, sincronizar o fórum e aguardar alguns minutos. Em seguida acede ao fórum (ainda pela versão francesa) e encontrarás o dito fórum e tópico. Para colocares o fórum novamente na versão em que jogas, sincroniza-o a partir do jogo no idioma em que jogas normalmente)

Se não conheces este tipo de momentos IRL (In Real Life = Na Vida Real), são simples (mas prazerosos) encontros de jogadores e administradores para comer, jogar, conviver e celebrar!

Bom jogo e bom fim-de-semana!




[Anexo A] Povoações que atualmente não conseguem receber novos jogadores

Aqui fica a lista de povoações onde o prefeito e/ou o assistente de planeamento não moveram o Bairro Velho para junto do centro da povoação. Brevemente, os novos jogadores irão surgir junto ao Bairro Velho na povoação 3D e o bairro está originalmente colocado no canto esquerdo do mapa. Por isso, é importante ter o bairro mais próximo da povoação para que os novos jogadores não se sintam perdidos no 3D. Estas povoações não alteraram a localização do Bairro Velho:

Azincourt
Mâcon
Chalon
Loches
Salisbury
Vienne
Valence
Briançon
Patay
Mayenne

(...)
 
Back
Topo