Reopen - Proxys e quejandos

Caspanatola

Power Member
Olha a sacanagem. Fecharam a thread Proxys e quejandos só pq vai dar discussão.

Só pergunto uma coisa

Então pra que serve um FÓRUM?????????????????


POSTED BY: cmgam
Vivam

Há dias estive a rever algumas threads e entre elas uma em que, entre outras coisas, se discutia a questão dos proxys.
Ora, ao ler a edição do "Expresso" desta semana, e não sendo eu nem perito nem sequer conhecedor do assunto em questão, li o texto que tomo a liberdade de transcrever:

" Os 'proxies' evitam que os bits de determinada página tenham de vir da origem (a longínqua «cozinha» fora de Portugal) e sejam servidos por uma máquina nacional que já os tem em memória. Assim, bits de origem internacional contavam como tráfego nacional pelo que o esquema era benéfico para os clientes da Netcabo, que «fintavam» os limites das mensalidades.

Ao contrário do que a maioria pensou de imediato, a medida nada tem de ilegal - aliás, o uso ou não de 'caches' e 'proxies' nada tem a ver com o Direito nem pode estar consignado nos contratos celebrados pelos ISP."

Pode ser que ajude a esclarecer o assunto

Cumprimentos

cmgam
 
Última edição:
caspanatola
nao podia tar mais de acordo contigo, a thread tinha um artigo publicado num meio de comunicaçao muito ilustre da nossa praça, artigo esse sobre o uso de proxys, com uma opinião perfeitamente fundamentada... e acredito que esse artigo fosse trazer luz sobre algumas das discussoes q têm havido aqui no forum... mais propriamente sobre a legalidade ou não do uso de proxys.. ja vi threads muitos mais ofensivas (para não dizer estupidas) q esta passerem impunes ou apenas com um aviso... espero q não exista uma dualidade de criterios por aqui.. pq isso seria realmente grave...
cheers


Jintro
 
bem .. meus amigos
por mim falem de proxy's a vontade ....

deske KE:

apenas flem da forma como funcionam
n refiram como as usar para fazer algo ilegal
apenas falem de proxy's ke vos pertençam etc.

got the picture ?

nada de ilegalidades meus amiguinhos
 
Originally posted by KorbaX
bem .. meus amigos
por mim falem de proxy's a vontade ....

deske KE:

apenas flem da forma como funcionam
n refiram como as usar para fazer algo ilegal
apenas falem de proxy's ke vos pertençam etc.

got the picture ?

nada de ilegalidades meus amiguinhos

Desculpa lá korbax, mas mesmo a questão da legalidade de usar ou não proxys ainda é uma questão em aberto, que a nossa legislação ainda não contempla... Se isso será debatido em conselho de ministros, porque não aqui? E existem várias petições e sites onde se discute a própria legalidade da netcabo dizer que os proxys são ilegais... Por isso, desde que não se indiquem proxys nem como os procurar (isso sim pode ser constragedor para os mods) não vejo porque não podemos discutir o assunto!
just my 2 cents...;)
 
Nao precebo: entao se e legal, vamos discutir o que??? :confused:

"o uso ou não de 'caches' e 'proxies' nada tem a ver com o Direito nem pode estar consignado nos contratos celebrados pelos ISP."
 
as proxys são vossas ? são de makinas vossas ? tem permissão do sis admin pra utilizarem as proxys ?

se n ... porke é ke haviam de falar delas ? ...ora .. se n são vossas e kerem usalas ... e ilegal
 
Originally posted by KorbaX
as proxys são vossas ? são de makinas vossas ? tem permissão do sis admin pra utilizarem as proxys ?

se n ... porke é ke haviam de falar delas ? ...ora .. se n são vossas e kerem usalas ... e ilegal

Não podia estar mais claro, muito bem Korbax espusestes isto sucintamente ! Se o proxy for para uma rede local vossa, para dar net a outros pc's ou etc, tudo bem falem nele, mas se for para além disso abstenham-se !
 
a questao é mesmo essa korbax ... como é k sabes se a proxys k estamos a falar é publica ou nao ?

repara .. das duas uma ... ou é uma proxy privada e por erro do admin o ppl consegue aceder de fora ... senao é uma proxy pela kual é permitido aceder de fora ( este fora é relativamente a rede local adjacente a proxy ) , e se é permitido aceder de fora significa k é permitido aceder a todos ... se é permitido aceder a todos é publica ....

de kualker forma a questao continua , como sabes se a proxy é publica ou privada ? mail para o admin ?

isto tudo pk me parece k andam um pouco a caça as bruxas a gritar "proxy é ilegal" , "nao fales de proxy's" , "mandem PM" , "post removido" .... quando nem tem a certeza se as proxys k se está a falar sao publicas ou nao ... será k como moderadores nao tem de ter primeiro a certeza k a proxy é privada antes de agir ? ou se age bem ou nao se age ...

a meu ver um mail ao admin da maquina é o suficiente e bastante simples .... :)
 
Pois, entao se os admin. das proxys nao se queixam, e porque sao publicas nao???
E se estao ao alcance de todos e sao privadas e um bocado falta de segurança por parte dos admin. e "quase" que nao temos culpa... :rolleyes:

Entao a questao nao e a netcabo mas sim "invadir" as makinas dos outros, que estao ao alcance...? :confused:
 
Originally posted by Lucky_JL
das duas uma ... ou é uma proxy privada e por erro do admin o ppl consegue aceder de fora ... senao é uma proxy pela kual é permitido aceder de fora\[...] e se é permitido aceder de fora significa k é permitido aceder a todos ... se é permitido aceder a todos é publica ....


Pois, entao se os admin. das proxys nao se queixam, e porque sao publicas nao???
E se estao ao alcance de todos e sao privadas e um bocado falta de segurança por parte dos admin. e "quase" que nao temos culpa..


ERRADO!!

Se não têm o consentimento EXPLICITO do dono da proxy , é ilegal aceder-lhe ...

Tive exatamente a mesma discussão com um inspector da PJ na última SINFO
 
Essa do explicito acaba mesma com a discussão se é ilegal ou não.

Obvio que se um gajo deixa a porta aberta outro n pode gamar o carro.

Publicos claro que se pode utilizar na minha opinião (será que eles andam ai? :D). Se uso saldo de outro gajo o prob é dele e não da Netcabo.
 
Tafinho: ok, nao sabia, apenas estava a supor :) agora ja sei :D

Awake: tens razao, claro! Mas axo que nao deviam de deixar haver proxys sem o minimo de segurança!! E que nunca ouvi falar de um dono de uma proxy queixar-se... Eles proprios devem ter consciencia de que se tem akilo tudo aberto o pessoal ate pensa que aquilo e publico...
 
Lei n.º 109/91
de 17 de Agosto
Lei da criminalidade informática

Artigo 7.º
Acesso ilegítimo
1 - Quem, não estando para tanto autorizado e com a intenção de alcançar, para si ou para outrem, um benefício ou vantagem ilegítimos, de qualquer modo aceder a um sistema ou rede informáticos será punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.
 
Bem, até me podem chamar teimoso, mas se eu fôr na rua (leia-se snifar proxys) e encontrar uma nota de 50 euros (leia-se proxy anónimo e de uso livre) não posso pô-la ao bolso (leia-se usá-la)? Ou preciso de ir á polícia perguntar se alguém perdeu uma nota e esperar até que passe o tempo regulamentar sem que haja reclamações e poder considerá-la minha? I just don't get it... :cool:. E o uso não autorizado não quer dizer circundar propositadamente sistemas de segurança implementados e em utilização? Por exemplo os FTP: se um ftp está protegido e eu por portas e travessas consigo entrar isso, para mim, é uso não autorizado e mais, abusivo. Se entro num ftp, que não pede user nem pwd e ando por ali a explorar, estou igualmente a transgredir? É que não é bem a mesma coisa que eu deixar a porta do meu carro aberta com a chave na ignição...:003: Ou é só uma questão de convenção social?
 
Analisando os factos que sugeres:

- Se encontrares uma nota no chão e ficares com ela estás a ser pouco ético. Eticamente, deverias de facto de perguntar a alguém se a nota era dessa pessoa (estou a analisar as coisas OBJECTIVAMENTE)

- Se encontras um proxy aberto e pensas.. olha tá aberto, zuca... estas a ser pouco ético e a cometer uma ilegalidade. :)

Há diferenças óbvias.

(O que poderia acontecer com o episódio da nota era a primeira pessoa a quem tu perguntasses ficar logo com ela... Ao menos estavas a ser ético e correcto... Já a pessoa que estava a ficar com a nota que não era dela.. está a ter um comportamente éticamente condenável... uff) :)
 
Aha, então tá galera.

Então já agora ninguém mais pode navegar na web, pois além de vc usar diversos servidores para chegar a informação. E acho que ninguém tem a autorização de todos os servidores por que vc passa para chegar a uma página, tem outro grande problema.

O direito autoral, já que vc automaticamente COPIA a página e imagens para o seu computador (Temporary Internet Files). Ahhhhhhh Acho que pra isso ninguém tem autorização pra COPIAR os arquivos.

E também mais uma outra coisa, quando vc está navegando em site (como este) o servidor coloca um Cookie na sua máquina sem a sua autorização.

Então vamos todos processar uns aos outros e mandar prender todo mundo.


Ahhhhh, e mais uma coisa já que estamos falando de ILEGALIDADES, será que todo mundo deste fórum pediu autorização aos autores das imagens para usarem no AVATAR (é esse bonequinho que a galera tem embaixo do nome, no lado esquerdo da tela)?????????????????
 
Última edição:
Back
Topo