Reparação bem sucedida de amplificador Pioneer SA-710

Uma familiar pediu-me para ver se conseguia reparar este amplificador que é um clássico e soa bastante bem (já tive um em tempos) e sobretudo está muito bem construído, tinha havido um problema qualquer ao ligar as colunas e deixou de ligar as colunas (ligava a alimentação mas o circuito protect ficava activado).
Primeiro, verifiquei os transistores de potências de saída e notei que num dos canais tinham queimado. Dessoldei-os então, para ver se assim o amp deixaria de entrar em protect, para poder testar o outro canal que não queimou. Dito, feito, tinha som perfeitamente bom no canal que estava ok.

Assim, tinha um ponto de partida para encontrar o defeito. Consegui também arranjar o Service manual (se alguém quiser, eu posso enviar, basta pedir por PM). Primeiro fui à procura de componentes que pudesse identificar como queimados (passivos), encontrei uma resistência. Depois, com ajuda de injector de sinais e osciloscópio, fui seguir o sinal de audio nas várias etapas do canal defeituoso, comparando com o mesmo sinal no canal bom na mesma etapa. Rapidamente localizei mais dois transistores queimados nas duas etapas antes do andar de saída de potência. Aqui começou um problema: muitos dos transistores usados neste amp (creio ser de 1979) já não são fabricados. Mas tinha em casa dois que seriam minimamente equivalentes, mas não tinha do par complementar de potência. Como só faria sentido mandar vir os de potência (ou equivalentes, neste caso) sabendo que conseguiria reparar o resto (para não gastar dinheiro de forma desnecessária, não cobrei qualquer valor antecipadamente, como podem imaginar), decidia arriscar o seguinte: instalei os dois transistores equivalentes que tinha e fui medir o sinal e os valores, sempre com o par de saída não montado. Estava tudo óptimo agora. Então arrisquei tudo e dessoldei os dois transistores de potência bons do canal que não queimou e instalei-os no canal que tinha reparado. Em cheio, tinha som perfeitamente bom e nada se estragou.

Decidi então procurar equivalências para o par complementar de potência (eram da Sanken, 2SA1075 e 2SC2525 já não fabricados) e encontrei algumas hipóteses, optei por fim pelos ligeiramente mais potentes (e maiores, o que causou dificuldades) 2SA1215 e 2SC2921 e também por um "Re-Capping" praticamente completo, devido à idade do aparelho.
Correu tudo pela maior e o amp já funciona lindamente e soa muito bem.
A única dificuldade foi, como já referi, a adaptação dos transistores de saída, porque são maiores fisicamente. Tive que improvisar um distanciador. De resto são perfeitos.
Ah, e tive que improvisar em relação aos condensadores da PSU, mas foi por opção, se calhar podia ter encontrado modelos mais adequados fisicamente. Mas assim ganhou uns microfarads extra
smile.png


Seguem-se as imagens:

Antes:

DSC_1867_.JPG


Pormenor dos transistores de saída:

DSC_1868_.JPG


Pormenor dos condensadores:

DSC_1869_.JPG



Resultado final:

DSC_1870_.JPG
 
Back
Topo