Reparação CRT B&O MX4000

8arros

Membro
Boas!

Não sei bem se este será o sítio certo, mas a verdade é que comprei esta TV há uns anos para jogar, tenho várias consolas que gostava de utilizar com a TV mas não consigo por mais que tente colocar a TV a funcionar como deve ser.
Já tentei várias vezes e seguindo vários tutoriais recalibrar a TV, a imagem não está centrada, tem um lado mais curvo do que o outro e as cores também não estão famosas.
Conhecem algum sítio, na zona de Lisboa, onde reparem e calibrem estas TV mais antigas? Gostava que alguém que perceba do assunto desse uma vista de olhos à TV, reparasse o que houvesse para reparar (incluindo trocar condensadores), e calibrasse tudo como deve ser.


Abraços
 
Sinceramente acho que não vale a pena mandares reparar. Vais ter de a carregar para lá e para voltar e pagar e não vai ser barato. Além de que a maioria desses reparadores só se importa em colocar a imagem a dar, não querem saber da geometria, etc, pois isso consome imenso tempo a deixar no ponto.

Excepto se descobrires alguém dedicado a TVs e com sensibilidade para o tema do retrogaming e a importância da imagem ficar correcta ao nível da geometria, etc (existem uns poucos em PT, no Porto tens o Jorge que se especializou em monitores arcade, mas também repara chassis de TVs convencionais, e podes enviar só o chássis, tem anuncio no OLX), fica te mais barato ires comprar uma TV usada com o mesmo ecrã que pretendes. Estão literalmente a jogar TVs fora e a vender ao preço da chuva e com cuidado na escolha e alguns testes antes da compra podes ficar melhor servido e gastar bem menos que mandar reparar.

Eu tenho ainda cá em casa uma B&O MX4000, com software 3.1 o que supostamente já era um chassi mais recente e com a imagem melhor e mesmo assim não jogo nela. Só a guardei pois continua a ser esteticamente bonita, mas jogo tudo em Sony trinitron, Samsung (um modelo especifico que gosto muito da imagem) e Grundig com chassis de fim dos anos 90 e que tem o service menu muito prático e intuitivo.

As Sony claro que bate a imagem de qualquer uma das outras que falei, infelizmente apesar de ainda se arranjar usadas e até bastante antigas com uma imagem ainda boa a nível de cores e definição, a geometria das trinitron não envelhece muito bem e é uma dor de cabeça para calibrar novamente.

Eu tenho alguns chassis que gosto muito e um dia talvez junte uns quantos e vá ao Porto lá deixar para reparar, ou envie por correio, para levarem uma revisão.
 
Olá,

Isso para um profissional com muitos anos de experiencia (+de 20), é uma tarefa básica do dia á dia de 20 anos atrás. Basta detalhares exactamente o problema e dares a dica que a queres afinada com mira técnica.

Mas não vais encontrar ninguem apto a faze-lo nas novas casas onde se limitam a trocar os módulos dos novos televisores.
 
As Sony claro que bate a imagem de qualquer uma das outras que falei, infelizmente apesar de ainda se arranjar usadas e até bastante antigas com uma imagem ainda boa a nível de cores e definição, a geometria das trinitron não envelhece muito bem e é uma dor de cabeça para calibrar novamente.

Eu tenho alguns chassis que gosto muito e um dia talvez junte uns quantos e vá ao Porto lá deixar para reparar, ou envie por correio, para levarem uma revisão.

As Trinitron de ecrã curvo não padecem tanto de problemas de geometria como as de ecrã plano, pela própria natureza do ecrã. Mas ir para uma Trinitron de ecrã curvo, é ir para um equipamento com ainda mais alguns anos em cima. Já quando falamos de Trinis de ecrã plano, são equipamentos com 15+ anos.

Tenho andado atento ao mercado de usados para arranjar uma, e a maior parte que tenho visto apresentam problemas, quando funcionam. Arranjei duas localmente e praticamente oferecidas, uma com problema na PSU (problema notório das Trinitron) que está presa em stand-by, e outra que ora funciona intermitentemente e que está a precisar de trocar condensadores, e que eu próprio vou tratar de as arranjar.
Ainda se encontram bons exemplares com poucas horas de uso (TVs de quarto, de casas de férias, etc), a funcionar perfeitamente e a um bom preço, mas são cada vez menos perante todos os outros que apresentam problemas, o que é normal dado a idade dos equipamentos. Só para dizer que a maior parte dos equipamentos ainda no mercado de usados precisam de algum tipo de manutenção, por isso é algo que quem procura adquirir um CRT agora, terá que ter em consideração. Ou se tem conhecimentos de electrónica e de soldadura e o próprio arranja, ou então estar a mandar arranjar sai sempre caro face ao valor do equipamento, já que a mão de obra especializada em CRTs hoje em dia certamente está mais cara face à 10, 15 ou 20 anos.

Já enviar CRTs por correio é sempre um risco. Não só pelo peso (e preço que isso acarreta), mas principalmente pelo risco de danos resultantes do transporte. Mesmo bem acondicionados e embalados/encaixotados, não é raro um CRT chegar ao destino com PCBs e outros componentes internos partidos, pelos tombos que a encomenda vai dando pelo caminho. Basta dar uma vista de olhos a fóruns e a subreddits dedicados ao assunto para ver o tratamento que muitos levam pelas transportadoras... Mais vale perder o amor a algum dinheiro e levar/buscar o CRT pessoalmente.
 
Muitos desses problemas ficam resolvidos com um recap (trocar os condensadores electróliticos todos) e claro perder algum tempo (o tempo que for necessário) para afinar a geometria (que também poderá obrigar a alguma troca de componentes).
Mas como em tudo há sempre um "mas" e quando não se percebe nada da fruta nada como entregar a quem realmente percebe da coisa, pois o que pode parecer ser simples no final pode não o ser.
O Jorge que o Overkill atrás mencionou será sem dúvida uma aposta muito certeira para este tipo de coisas. Ele também anda no Facebook e se precisares do contacto dele lá é só dizeres.
 
Back
Topo