Reparação de Fontes de PC

darkbullet

Power Member
Boas a todos ;)

eu tenho na minha posse varias fontes de alimentação que estão danificadas, como tenho conhecimentos de electrónica estou a tentar repara-las pois padecem todas do mesmo problema mas os meus conhecimentos de linguagem técnica não são suficientes para fazer uma busca no google satisfatória (não encontro nada mesmo lol)

todas as fontes parecem trabalhar correctamente mas apenas não aguentam com carga na linha dos 12V logo creio que seja um simples problema no circuito de controlo, mas para tal precisava de esquemas de fontes de alimentação comutadas para PC

agradeço todas as ajudas, e gostava de saber se alguém tem conhecimento de onde posso encontrar esquemas de fontes comutadas para PC ou mesmo diagramas de blocos e alguma teoria e pontos de medição etc...

Obrigado a todas as ajudas é que dava mesmo jeito e não encontro nada, não é preguiça é mesmo que não sei palavras para procurar...

[]'s
 
Suponho que este possa ser pelo menos um bom ponto de partida:

http://www.smps.us/computer-power-supply.html

Abraço

obrigado ;) depois posto novidades ou progressos

Ja experimentaste trocar aqueles 2 condensadores grandes de entrada?Eu tive uma fonte que as vezes se desligava e era disso.

sim já, mas a fonte, quer dizer as fontes tenho pelo menos 4 assim lol trabalhar normalmente ao medir com o multímetro trabalha tudo mas ao meter a linha dos 12v em carga vai logo a baixo, as outras linhas (3.3v, 5V etc ) trabalham todas normalmente...


se poderem ajudar em mais alguma coisa agradeço ;)
 
Mas essas fontes ja trabalharam bem?é que isso e muito estranho,talvez tenham algum componente de valor errado ja de fabrica,tenta arranjar outra igual mas boa para comparares.
 
Mas essas fontes ja trabalharam bem?é que isso e muito estranho,talvez tenham algum componente de valor errado ja de fabrica,tenta arranjar outra igual mas boa para comparares.

sim já trabalharam... mas são fontes que estão 24/5 ligadas... eu ja pensei nisso mas ate agora não tive sorte lol ja me apareceram algumas assim da eurotec e eu so arranquei a fonte e pus carga nos 12v e las iam a baixo, depois arrancava outra vez e punha carga nos 5v e trabalhava bem e depois de por carga nos 5v punha nos 12v e ja n iam a baixo lol (bixos de manias) mas tirando a fixa da tomada acontecia o mesmo, logo foi só substituir alguns condensadores... mas estas não têm nenhum condensador estragado, estão todos bons, e mesmo assim ja troquei os mais problemáticos e ficam na mesma...

eu assim que tiver tempo leio aquele link, pode ser que me dê umas luzes ;)
 
boas...
os meus conhecimentos de electronica sao reduzidos mas tenta ver se os transistores estao bons(coisa mt xata)?pode ser o de 12V k keimou.
 
Alguém conhece alguma loja em Lisboa que faça reparação de fontes atx ? É que a minha Bequiet tá a ir a vida... tanto liga como não liga e por vezes arranca as ventoinhas mas muito fracas mas parece que não tem potencia para arrancar o resto dos componentes... é que a fonte custou uns 80€ a coisa de 3 anos... e ainda vale perto disso, se a reparação fosse a volta de 30€ compensava.
 
Alguém conhece alguma loja em Lisboa que faça reparação de fontes atx ? É que a minha Bequiet tá a ir a vida... tanto liga como não liga e por vezes arranca as ventoinhas mas muito fracas mas parece que não tem potencia para arrancar o resto dos componentes... é que a fonte custou uns 80€ a coisa de 3 anos... e ainda vale perto disso, se a reparação fosse a volta de 30€ compensava.

Como é que uma fonte que custou ~80€ há 3 anos, hoje ainda vale perto disso?
 
Back
Topo