Reparação Logic Board MacBook Pro 16 Intel i9

JoaoCP13

Membro
Boas pessoal!

Gostaria de ouvir a vossa opinião relativamente à minha situação. Comprei um MacBook Pro 16” touchbar Intel I9 1 TB SSD 16 GB ram no final de 2020 e nunca tinha dado problemas até começar a reiniciar aleatoriamente com frequência na última semana. Reparei que o problema se manifestava quando deixava o computador suspenso por um período de tempo. O que acontece é um barulho forte das ventoinhas durante 2 segundos e o computador reinicia e aparece o chamado Kernel Panic com a mensagem que ocorreu um problema.

Levei o computador a um centro de reparações certificado da Apple e disseram-me que o problema está na Logic board e que a reparação + custo de mão de obra fica por volta dos 1000€. Pelo que me disseram fizeram uma série de testes rigorosos e os testes de memória falharam.

A reparação é bastante cara e pelo que me disseram tem uma garantia de 3 meses. Gostava de saber a vossa opinião, se acham que se justifica a reparação ou se mais vale comprar uma máquina nova.

Comprando uma máquina nova iria tentar vender esta ou vender peças. Não tenho noção dos preços, será que me podem dizer qual seria um preço justo pelo meu computador com o problema em questão e qual seria a melhor plataforma para vender (talvez OLX)? Tirando o problema que tem o computador está imaculado fisicamente.

Agradeço o vosso tempo!

Cumprimentos
 
podes tentar reparar em algum sitio que te façam micro soldaduras, pq na apple ele trocam-te a board com tudo, e for noutro sitio podem trocar so a memoria que está com problemas
 
Obrigado! Eu tenho uma espécie de relatório com os testes feitos pela PC Clinic e tudo indica que é a memória, no entanto quando vou às informações do máquina na parte da memória em cada um dos chips diz que o estado está OK, é normal?

Entretanto liguei para a iServices, expliquei a situação e disseram-me que não me substituem apenas memória porque é um trabalho de solda e não se querem responsabilizar.

Conhecem alguma loja de confiança capaz de resolver o problema?

Obrigado
 
Confiança tens a assistência oficial. O resto ficas por tua conta e se calhar perdes o dinheiro e o computador. Se estiveres em Lisboa, pergunta na Tou Aqui, Tou Aí nas Olaias. É um centro de referência e podes confiar. Confirmando-se o custo da reparação, eu compraria um MacBook já com o novo processador M1 ou M2.
 
Um investimento do caraças +2k€ que nem 3 anos durou?
E a sugestão é comprar um novo ao mesmo fornecedor do produto que nem passados 3 anos exigem 1000€ para uma reparação com garantia de 3 meses?
E quem garante que comprando um novo M1 ou M2 passados 3 anos não volta acontecer o mesmo?
Isto chama-se obsolescência programada.
Eu faria uma exposição do caso e minha insatisfação à própria Apple a ver qual a posição da marca.
Nem que façam a retoma e abata grande parte do valor dum novo...
 
Um investimento do caraças +2k€ que nem 3 anos durou?
E a sugestão é comprar um novo ao mesmo fornecedor do produto que nem passados 3 anos exigem 1000€ para uma reparação com garantia de 3 meses?
E quem garante que comprando um novo M1 ou M2 passados 3 anos não volta acontecer o mesmo?
Isto chama-se obsolescência programada.
Eu faria uma exposição do caso e minha insatisfação à própria Apple a ver qual a posição da marca.
Nem que façam a retoma e abata grande parte do valor dum novo...

aparelhos eletrônicos infelizmente avariam, daí as garantias hoje em dia serem 3 anos também para contornar isso um pouco (aparelhos comprados 2022 para a frente).
concordo que a reparação é cara, a apple não facilita nessa parte e é tudo soldado...

a posição da apple independente das reclamações que se façam vai ser... aparelho fora de garantia... paga. isso posso te garantir
apple não faz retomas nem descontos em reparações.

a unica coisa que se pode fazer é não comprar macs ou aparelhos com tudo soldado que não permitem reparação. mas sair do universo apple para quem esta ja habituado não é fácil
 
Sei que os aparelhos avariam, mas se para o reparar (passados pouco tempo após expirar garantia) te pedem a metade do que custou é no mínimo revoltante... é forçar descaradamente a aquisição de um novo e continuar alimentar o ciclo de obsolescência programada para que a empresa se mantenha no topo dos lucros...
O problema não é ser tudo soldado, o problema é a política da Apple e o lobby que faz para impedir o Right to Repair e ao não fornecer componentes para outros reparadores.
Estamos numa época de consciencialização sobre os impactos no meio ambiente, a reparação e reciclagem mas a realidade para estas empresas é que só o lucro interessa...
 
Back
Topo