Reparação motherboard, já fizeram?

the_killer

Power Member
pessoal,
estou a ver se recupero a minha board asus p9x79, ainda vale uns 150€ e acredito que a reparação nao seja complexa.. para quem perceba realmente de eletronica

já mandaram arranjar alguma board?
se sim aonde e porque valores?

obrigado!
 
Boas, não acho que valha 150 euros uma board com 9 anos para uma plataforma mais que ultrapassada...

Acho que gastar dinheiro nela é deitar dinheiro ao lixo.
 
viva,
é o preço de mercado destas boards, tem muita procura porque consegues cpus baratos (Xeons) e fazer overclocks mto interessantes neles
depois são quad channel e usam memoria barata ddr3, tem mais largura de banda que ddr4 ultra rapidas
 
Mesmo assim nao tem esse valor, imo vale no max 80 paus, logo tens de ver se consegues reparar por bem menos que isso.

Da parte dos componentes e' possível, agora a mao de obra para diagnosticar ao certo qual foi o componente que pifou ou se foram vários isso já e' outra historia. Essa mao de obra normalmente e' cara.
 
Mesmo assim nao tem esse valor, imo vale no max 80 paus, logo tens de ver se consegues reparar por bem menos que isso.

Da parte dos componentes e' possível, agora a mao de obra para diagnosticar ao certo qual foi o componente que pifou ou se foram vários isso já e' outra historia. Essa mao de obra normalmente e' cara.

Por acaso o valor dos 150€ até está barato. Estas boards têm muita procura. É fazer uma busca no ebay e confirmar o que digo.
 
No ebay já vi vender montes de coisas por preços absurdos isso nao quer dizer que seja o valor real das coisas. Claro que o pessoal vai pedir sempre o mais que pode, tens e' que ver as que sao realmente vendidas e por quanto :berlusca:.

Vais ao chinês e tens boards novas por 60 paus, claro que nao da' para oc, mas tem outras coisas como suporte m2.
 
Qual é o sintoma da board?

deixou de fazer boot, começou por dar o led vermelho do cpu e neste momento dá o led da board mas nao faz boot

no ebay estas boards saiem sempre a mais de 120€ +- , tenho monitorizado os leiloes..

e já comprei uma do chines! mas gostava de recuperar esta

sim sim é uma plataforma muito velha e tudo isso, mas o xeon que cá tenho em multithread tem a performance um de um ryzen 5 3600.. por isso..
 
Começa por tentar arranjar o esquema da board e mede os power rails, pode ser que consigas identificar algum que não esteja ok.
Mandar arranjar creio que te vai ficar mais caro que comprares uma usada.
 
vi varios videos no youtube de reparação de boards e falavam em medir os mosfets para ver se estavam em curto, medi varios e um realmente parece-me estar em curto, posso tentar mudar esse

como meço os powerrails?

obrigado desde já pela ajuda!
 
vi varios videos no youtube de reparação de boards e falavam em medir os mosfets para ver se estavam em curto, medi varios e um realmente parece-me estar em curto, posso tentar mudar esse

como meço os powerrails?

obrigado desde já pela ajuda!

Os power rails são medidos com a board em carga, mas precisas da documentação para saber os valores que devem ter e onde os podes medir.
manda foto do mosfet em questão, se for uma fase do cpu pode até funcionar sem esse mosfet. (para testar apenas)
 
Pois não percebo de electrónica :_D, mas tem condutividade entre o negativo (a parte de trás) e os 3 pinos á frente, que pelo que vi é sinal de.estar em.curto, será?i
sem CPU nem memória nem nada
 
Isso só dá para medir em funcionamento, entre o negativo e o pino da direita tens de ter 8v, desde que no pino da esquerda tenhas mais do que esse valor
 
obrigado, não tem, foi logo a 1ª coisa que vi, ainda esta aqui parada, esteve numa loja mas voltou como nao tendo reparação se bem que acho que os diagnosticos feitos foram aquem do que eu esperava
 
Ainda ha pouco tempo estive a ver uns videos no youtube KMZ (faz reparacao de Mb's e VGA's) e pensei nós em PT não temos ninguém particular que faça este tipo de trabalhos. Eu não conheco ninguém boa sorte =)

Cps
 
Os poucos sítios disseram logo que só diagnóstico são 60€.. claro que inviabiliza logo a coisa. Mas se demoram 2-3h a faze lo e há poucas pessoas que o saibam fazer não é caro, só que provavelmente não vale a pena
 
Back
Topo