Reparação Portátil

Condez

Portugal@Home Member
Boas pessoal.

Tenho um portátil de linha branca (marca STORM) comprado na worten à uns anos, que está avariado.

Sempre que o usava para jogar ou fazia algo que necessitasse de maior processamento o pc desligava-se sozinho. Exprimentei com bateria ligada e ligação directa ao power.
Se por acaso ligasse o PC e não lhe mexer, nada lhe acontecia.
Pouco tempo após o arranque do pc a ventoinha disparava e ficava a trabalhar sem nunca mais desligar, tendo um ruido bem forte.

Da ultima vez que se desligou sozinho, nunca mais ligou. Aliás, quando carrego no botão do power as luzes acendem, mas não mostra nada no monitor e a luz de acesso ao disco não acende.
Experimentei ouvir se ele arranca, e determinei que não arranca. Não faz barulho nenhum.

Ora, muito provávelmente o CPU ou a BOARD "ardeu".

Como não tenho material de substituição para fazer testes, queria por o portátil para a arranjar e ter um orçamento do valor.

Pesquisei um pouco e vi assim de repente 2 lojas que reparam portáteis, Tecnidata e Notelab.
No entanto, não conheco as lojas quanto a qualidade de serviço.

O objectivo deste post, é pedir opniões sobre as duas lojas que referi acima ou sobre alguma outra que conheçam e saibam ter qualidade de serviço.


Obrigado.


PS: A minha localização é Lisboa e Margem Sul do Tejo, no entanto posso ponderar o envio do portátil, para reparação, via CTT, para outra zona do país.
 
Última edição:
Levanta o cpu do socket limpa os contactos no cpu e suporte, volta a montar.
Assopra com ar comprimido o cooler do cpu, coloca massa termica nova e monta.
Retira a bateria dentro do portatil e guarda numa gaveta, liga apenas o transformador, vais ver que isso vai funcionar de novo.
 
Já tentei abrir o portátil, mas não consegui.

Retirei todos os parafusos, consegui soltar o plástico para chegar ao componentes, com excepção de uma parte sensivelmente a meio do portátil que não consigo soltar.

Eu bem espreitei, mas não consigo arranjar forma de perceber que raio é que está a prender aquele parte.


Eu para abrir o portátil, simplesmente desaparafusei todos os parafuso existentes á volta e por baixo do portátil.

Não tenho experiencia na abertura de portáteis, portanto tens alguma idea do que me poderá ter faltado?
 
Não tenho máquina fotográfica.

Antes de pedir a alguem que me empresta a sua para tirar umas fotos, deixa-me perguntar-te duas coisas:

1º.
Quais são os passos comuns/necessários/seguros para se abrir um portátil? (No caso de existirem)


2º.
Vou tentar descrever um pouco melhor a situação: Ao desaparafusar os parafusos, consigo soltar a parte de cima do plástico da parte de baixo do plástico, mas apenas nas laterais do portátil.
Não consigo soltar completamente ambas as partes, pois existe algo situado sensívelmente a meio do portátil que não me permite soltalas por completo.

Imagina duas barras de plático lisas colocadas uma em cima da outra e aparafusadas uma á outra nas suas extremidades e no seu centro.
Para as tentar separar, desaparafusas apenas as suas extremidades. As extremidades separam-se apenas se fizeres força, pois continuam agarradas pelo para parafuso do meio.

O meu caso é identico, com a diferença que ainda não percebi o que é que está no meio a agarrar a parte de cima do portátil á parte de baixo. Não vejo lá parafuso nenhum nem nada que o valha.

Sei que existe lá alguma coisa a prender, pois espreitei pelas extremidades quando as afastei e vi.

Não sei se é alguma coisa que está debaixo do teclado ou não. Nem sequer tentei retirar o teclado. Era suposto faze-lo?


Se mesmo assim é dificil de perceber que raio estou para aqui a dizer, posso tentar pedir um máquina empreestada para tirar umas fotos.



Obrigado.
 
1º.
Quais são os passos comuns/necessários/seguros para se abrir um portátil? (No caso de existirem)
Fixar ou colocar numa folha de papel A4 todos os parafusos e referênciar as suas posições.

2º.
Vou tentar descrever um pouco melhor a situação: Ao desaparafusar os parafusos, consigo soltar a parte de cima do plástico da parte de baixo do plástico, mas apenas nas laterais do portátil.
Não consigo soltar completamente ambas as partes, pois existe algo situado sensívelmente a meio do portátil que não me permite soltalas por completo.
Imagina duas barras de plático lisas colocadas uma em cima da outra e aparafusadas uma á outra nas suas extremidades e no seu centro.
Para as tentar separar, desaparafusas apenas as suas extremidades. As extremidades separam-se apenas se fizeres força, pois continuam agarradas pelo para parafuso do meio.
O meu caso é identico, com a diferença que ainda não percebi o que é que está no meio a agarrar a parte de cima do portátil á parte de baixo. Não vejo lá parafuso nenhum nem nada que o valha.
Sei que existe lá alguma coisa a prender, pois espreitei pelas extremidades quando as afastei e vi.
Não sei se é alguma coisa que está debaixo do teclado ou não. Nem sequer tentei retirar o teclado. Era suposto faze-lo?
Se mesmo assim é dificil de perceber que raio estou para aqui a dizer, posso tentar pedir um máquina empreestada para tirar umas fotos.
Se possivel e se der retira o teclado (verifica se não tem uma barra de plastico é sua frente que o impeça de sair), quanto á prisão do centro do pc, verifica se não tem alguma etiqueta ou outra coisa que possa estar a incobrir um parafuso ou outra forma de união.
Como disse as fotos bem elaboradas falam melhor que mil palavras.

Gu@rdian
 
Entretanto, aproveitei e coloquei o portátil a arranjar numa loja de informática em Lisboa, especializada (segundo eles) em reparação de PC's.

O relatório da empresa é que o problema era o CPU.
E que não tinha arranjo, pois já não se encontra Pentium M 1.7 para venda.

Lá fui eu levantar o PC, cheguei a casa e decido liga-lo, só mesmo por curiosidade.

Então não é que o monitor já dava imagem e o PC já arrancava? Lá pensei: Boa, seja lá o que fizeram já liga. Depois, no seguimento desta sorte, instalei o CPUBurn (para stressar o CPU) e testar se o problema de se desligar, mal se faz alguma coisa que puxe pelo CPU, se mantinha.
Então não é que passaram 20m em full-load e lá estava ele sem se desligar.
Para além da ventoinha disparar mal o programa arrancou, tudo se portou normalmente.

O estranho, é que segundo a empresa, aquilo não tinha reparação.
Mas lá que veio a funcionar, veio.

Há coisas fantasticas, não há?


Sendo assim, nem me vou dar mais ao trabalho de o tentar abrir.
Fica a guerra adiada para outra altura.




Gu@rdian

Agradeco a tua disponibilidade para me tentares ajudar.

Obrigado.
 
Back
Topo