Reparar 9800SE (condensadores inchados) & ferro de soldar

WindWalker

Power Member
Olá,

Tenho aqui esta placa com alguns condensadores menos bons, visivelmente inchados, alguns até vazaram :\

Seguem as fotos (atenção, mais de 1MB cada):

Frente



Frente com os condensadores inchados marcados a verde



Costas



Costas após testes de continuidade (acho que é assim que se diz); em cada caixa amarela estão os dois terminais do condensador respectivo; no rectângulo verde o IC é SC1175CSW (datasheet), alguns condensadores estão conectados aos pinos CL1- e CL2-



Os condensadores têm escrito FZ4C, 470 ou 1000 e 16V. Procurei por FZ4C mas só me aparecem sites chineses e afins para encomendar condensadores :(



As minhas dúvidas são:
- Que condensadores adquirir: podem ser substituídos por electrolíticos (se calhar já são e eu não sei)? Aquelas letras FZ da referência terão alguma coisa a ver com a tolerância (http://www.electronics-tutorials.ws/capacitor/cap_5.html)?
- Tendo em conta que alguns só terão cerca de 5V aos terminais, há problema em usar condensadores de 6.3V (tenho por aqui alguns de 1200uF)?
- Que características aconselham para um ferro de soldar que sirva para este trabalhinho? Não pretendo nada para realizar trabalhos superprofissionais. Ouvi falar de JBC e que tinha que ter uma potência baixa, algo como 11W, mas já vi que são caros (~35€ na Leiritrónica). Será que não existe alguma alternativa em termos de marca/preço?



É tudo, obrigado.
 
Olá,

Tenho aqui esta placa com alguns condensadores menos bons, visivelmente inchados, alguns até vazaram :\

Seguem as fotos (atenção, mais de 1MB cada):

Frente



Frente com os condensadores inchados marcados a verde



Costas



Costas após testes de continuidade (acho que é assim que se diz); em cada caixa amarela estão os dois terminais do condensador respectivo; no rectângulo verde o IC é SC1175CSW (datasheet), alguns condensadores estão conectados aos pinos CL1- e CL2-



Os condensadores têm escrito FZ4C, 470 ou 1000 e 16V. Procurei por FZ4C mas só me aparecem sites chineses e afins para encomendar condensadores :(



As minhas dúvidas são:
- Que condensadores adquirir: podem ser substituídos por electrolíticos (se calhar já são e eu não sei)? Aquelas letras FZ da referência terão alguma coisa a ver com a tolerância (http://www.electronics-tutorials.ws/capacitor/cap_5.html)?
- Tendo em conta que alguns só terão cerca de 5V aos terminais, há problema em usar condensadores de 6.3V (tenho por aqui alguns de 1200uF)?
- Que características aconselham para um ferro de soldar que sirva para este trabalhinho? Não pretendo nada para realizar trabalhos superprofissionais. Ouvi falar de JBC e que tinha que ter uma potência baixa, algo como 11W, mas já vi que são caros (~35€ na Leiritrónica). Será que não existe alguma alternativa em termos de marca/preço?



É tudo, obrigado.

boas
se oa condensadores que tem sao de 6.3v podes usalos nao tem problema algum mas a capacitancia tem de ser a mesma, quanto ao ferro a jbc nao falha e tem material de confiança (experiencia propria tanto cem ferros como estacoes de soldadura), podes usar ferros mais simples mas tens que ter cuidado com a temperatura e fazer a substituiçao rapidamente caso contrario podes danificar pistas e componentes em volta.:009:
 
Não, a capacidade não precisa de ser a mesma, pode ser um pouco menor (abusar das margens de segurança :p) ou tanto maior quanto quizeres. Mas há aí um senão: esses condensadores são de desacoplamento da alimentação e portanto dá muito jeito serem low-ESR, se não tiveres condensadores lowESR, podes por condensadores mais pequenos (capacidades arbitrárias) em paralelo com os "grandes". Atenção que esses terminais são para deixar o mais curtos possivel.


Arranca-os o mais depressa possivel para não haver risco de derrame de electrólito.


Cumps
 
Última edição:
Obrigado pelas respostas.

Pegando no ferro que já tinha (60W, chineses :\) tirei os condensadores tentando não ter o ferro muito tempo 'encostado'.

Eu fiz há uns tempos um inventário da minha 'colecção' de condensadores usados. Está aqui: http://www.myfileupload.net/download.php?file=a4c0f290aa540923096d278001044650

Se pudessem assinalar os condensadores que me servem e fizessem o upload do ficheiro de novo (ou digam aqui mesmo), agradecia :)


Jorge Candeias, é possível medir de forma simples a ESR ou saber qual é pela informação no condensador?
 
Medir a ESR... Ou usas um LCR tester, ou descarregas o condensador directo em curto circuito, e vês o tempo que demora.

A ESR (muitas vezes neps) vem especificada no datasheet da série, nesse caso FZ, julgo eu


Daí punha o rubycon 10V/2200µF e o da capxon 10V/1000µ no lugar de 3 rebentados de 1000µ em paralelo com os caps da ELNA.

tipo: 1µ+47µ+1000µ substitui 1, e 1µ+33µ+2200µ no lugar doutros 2 que estejam em paralelo.

nos 2 de 470µ metes os 2 da forever (se tiverem originalmente em paralelo).

Deve chegar...


Cumps
 
Muito obrigado pela resposta!

Devido à qualidade do ferro, demorei 2h para soldar 3 condensadores... imagina se fosse soldar esses todos :p

Depois ao limpar a pasta térmica arranquei dois "minimini"-condensadores SMD :\

Imagino o resultado se experimentar a placa...

Acho que vou tirar-lhe tudo o que possa interessar e meter para reciclagem :wink:


Obrigado a todos.
 
:004::004::004::004::004::004:
nao morre do mal morre da cura
:x2:
com que fostes limpar a massa? com uma chave de fendas?? para arrancar akilo... a nao ser que o ferro que usastes tenha derretido toda a pista. mas u melhor ferro mesmo dos chineses para este uso deveria ter no maximo 20w e estar a ponta o mais bem limpa e substituida regularmente senao...
 
mesmo assim o melhor seria com um spray ou mesmo um compressor de ar e soprar ( nao tendo a pressao superior a 6 bar ou seja cerca de 6kg/cm2 senao arranca tb)
 
Back
Topo