Reparar motherboard de portatil

hellaxe

Power Member
Boas pessoal:
Será que alguém tem conhecimento de alguma empresa que possa reparar uma motherboard IBM Thinkpad. Como não tenho equipamento necessário não consigo fazê-lo.
A dita cuja ora liga ora não liga e parece-me que tem resolução.
Se souberem agradecia, de preferência na zona do Porto.
Obrigado
 
Algumas vezes liga e fica a trabalhar uns 5 minutos.
Depois apaga-se e para voltar a ligar é preciso fazer alguma pressão numa determinada parte do portátil/board. Mesmo assim pode estar a fazer boot e desliga.
Isto aconteceu num dia de calor em que estava a trabalhar e Poooffffffffff desligou desde então é assim. A minha humilde expertise leva-me a crer que é algum componente que está a fazer mau contacto mas eu não tenho forma de o descobrir a olho nú.
 
Boas,

Tenta abrir o pc (se souberes, senão tiveres conhecimento pede ajuda a alguem que o saiba fazer). Vê se existe algum mau contacto, aproveita para fazer uma limpeza (aos dissipadores, com um pincel/ar comprimido e à Motherboard, com um spray próprio para limpar PCIs).

Faz isto e depois deixa um ponto da situação.

Cumps.
 
já calculava, daí ter perguntado.

Os thinkpad (... T3#, T4#) com gráfica ati (deduzo que seja o caso) têm um 'problemazinho', documentado aqui: (apesar do título não se encaixar na tua experiência pessoal, aconselho uma leitura)
http://forum.thinkpads.com/viewtopic.php?f=2&t=33952

A resolução (homemade) do problema é esta:
http://forum.thinkpads.com/viewtopic.php?f=2&t=57021
aparentemente não sai caro (pistola de calor + termómetro infravermelhos).
Há pessoal do forum a prestar o serviço de reparação mas só para os States, para a Europa por enquanto nada.

Há ainda a opção de arranjares uma motherboard compatível mas c/ gráfica intel, um exemplo:
http://forum.thinkpads.com/viewtopic.php?f=2&t=65505

espero ter ajudado.

diverte-te :)
 
Caros amigos já andei por aí:bounce:
O meu modelo é um R51 por isso foje aos problemas de gráficas mas soldadas dos T4*.
Já desmontei o dito cujo 3 vezes e foi um diversão :lol:
Depois de o montar funciona sempre alguns minutos mas depois parece que "aquece alguma coisa" e desliga.
Entretanto arranjei outra board mas queria reparar aquela porque me parece que é mais ou menos fácil dar com o problema.
 
e eu a pensar que estava a prestar serviço público válido e afinal, nickles :D

se não se enquadra no problema da gráfica, se já o desmontaste e montaste 3 vezes, não faço a menor ideia.

-> "foje aos problemas de gráficas mas soldadas dos T4*". tem uma Intel Extreme Graphics 2?

modelos R51:

* 1829, 1830, 1831, 1836 (all models with ATI Mobility Radeon)
* 2883, 2887, 2888, 2889, 2894, 2895 (all models with Intel Extreme Graphics 2)
 
Última edição:
É um 1831 com ATI M7 64Mb.
Eu já fiz pressão no GPU e nada.
Quando pressionava mais para o lado esquerdo, em cima dos PCMCIA dava alguma coisa mas não vejo lá nada de especial.
Por isso digo que é precisa alguém com instrumentação apropriada para ver aquilo com bons olhos.
 
Back
Topo