Reparar o Disco duro

xamonix

Power Member
Ola malta!
Desconfio que o meu disco duro esta a dar o "berro". Parece-me que o acesso a algumas zonas do disco é dificil se não mesmo impossivel. Fiz-lhe um "Check Disc" e aos 95% empancou dando a sensação de estar a patinar. Existe alguma ferramenta para verificar o disco e no caso de ele ter zonas "danificadas" poder impedir-lhes o acesso? Outra coisa, quando instalo um simples programita como o Firefox demora quase 1/2 hora, com o disco sempre a "rosnar" mas sem progresso nenhum. Qualquer ajuda será sempre bem vinda! Obrigado!
 
antes do "check" devias ter feito uma lipeza e uma desfragmentação.....
deixa-o concluir o processo "apesar de parecer estar a patinar"....
o melhor software que conheço para resolver esses problemas é o spinrite...demorado mas eficaz....
podes também tentar software de diagonóstico do fabricante do teu disco....
 
Ola malta!
Desconfio que o meu disco duro esta a dar o "berro". Parece-me que o acesso a algumas zonas do disco é dificil se não mesmo impossivel. Fiz-lhe um "Check Disc" e aos 95% empancou dando a sensação de estar a patinar. Existe alguma ferramenta para verificar o disco e no caso de ele ter zonas "danificadas" poder impedir-lhes o acesso? Outra coisa, quando instalo um simples programita como o Firefox demora quase 1/2 hora, com o disco sempre a "rosnar" mas sem progresso nenhum. Qualquer ajuda será sempre bem vinda! Obrigado!
será altura de fazer os backups finais :P
 
bem,
aqui vai :)

quanto ao facto de impedires o disco de usar zonas danificadas é assim, já deves ter ouvido falar de uma caracteristica dos discos chamada S.M.A.R.T, uma das várias funções dessa caracteristica é nada mais que marcar os bad sectors, para que estes nao impeçam o bom funcionamento do disco, logo, ve se tens o smart ligado na bios.

por vezes existem sectores com erros, ou "pouco" danificados, e algumas vezes é possivel repará-los apenas com um simples low level format :)
procura as ferramentas de diagnostico para o teu disco no site do fabricante.. nao custa nada.

cumpz
 
não procures ferramentas da marca .. bate-te logo com os grandes .. spinrite .. é intuitivo e decerto não terás problemas em usá-lo
 
Olá a todos. Desde já obrigado pela ajuda. Aqui vai alguma informação que pode ser útil. O disco tem 2 anos, Seagate 120 GB SATA. Tem 20 GB ocupados (este disco serve para alojar o SO -Windows Vista - e os programas com que normalmente trabalho).
Fiz uma formatação Low Level antes de instalar tudo (fiz a instalação do SO e Programas há 1 mês). Hoje corri o Seatools e encontrou 99 erros, e depois disso no arranque dá-me a informação: Disc 0 Satus: Bad. Vou correr o Spinrite e ver o que é que dá...
 
Vê lá se não é a tua fonte que não potência suficiente.

Devias ter começado por especificar qual a composição do teu sistema, incluindo a fonte.
 
Bem, dificilmente será a fonte porque a tenho também há dois anos e até agora nunca deu problemas, na minha ignorância não vejo qual a relação como o disco...mas aqui vai:

Fonte - Raidmax ATX 500W.
Pentium IV 3,2 GHZ
1 GB de RAM
Gráfica - ASUS ATI RADEON 9800 XT
Motherboard - ASUS P5VDC-MX
 
Última edição:
Bem...so me resta agradecer a quem me sugeriu o Spinrite. Corri o programa ( 16 horas a verificar o disco, mas valeu a pena) e detectou e recuperou as zonas danificadas do disco. Recomendo a quem tiver problemas semelhantes!
 
Back
Topo