Repentina baixa de performance

FASC

Power Member
Oi pessoal, preciso mesmo de ajuda!
Até ao passado Sábado tenho jogado os últimos jogos sempre com fps acima de 30, incluindo o COD2 e sempre com grande definições (não máximas no COD2 e no FEAR, mas de resto sempre tudo no máximo menos AA e o AF). Entretanto o SO começou a fazer coisas estranhas e a performance do jogos reduziu para metade atingindo os 8 fps nas mesmas situações que anteriormente fazia 30... Acabei por formatar ontem e experimentei logo a seguir a ter instalado as coisas mais básicas (Drivers, Office, NIS 2005, etc), o Need For Speed Most Wanted, e tudo me parecia resolvido. Experimentei o FEAR e estava também tudo bem. Pensei que a novela tinha ficado por aí. Depois de ter deixado o pc ligado para aí 1/2 hora, quando voltei e quis jogar (sem que nada de anormal se tenha passado) os jogos (mas todos!) estavam novamente com fps muito baixos! Desesperei... Ainda pensei que tivesse sido a mudança de BIOS, então fiz rollback da BIOS, e formatei novamente com drivers que já os tive aqui instalados durante alguns meses e sempre sem problemas, e continua exactamente a mesma coisa: dá para jogar no ínicio da instalação e depois de +/- 1/2 hora acabou-se... Desta segunda vez nem instalei nada de mais... Só mm drivers e os jogos...

A nível de fonte de alimentação na BIOS e Asus probe está tudo impecável, a nível de temperaturas idem.

Estou completamente desesperado, porque parece-me que isto é software e não hardware... Alguém tem ideias?


Hugs!
 
Descobri um novo facto: se insistir em jogar com os jogos lentos, ao final de 5 minutos (+/-), o jogo salta para uma performance como se nada se passasse... Acham isto normal?

Alguém dá ideias?


Hugs.
 
Fuadass disse:
tens overclock ?
Nope, está tudo em stock. Essa foi a minha primeira tentativa.

A nível de memtest também está tudo limpo. Esteve 4 horas a correr ontem antes de fazer a primeira instalação.

A sensação que me dá é que a gráfica está a levar uns minutos a arrancar o modo full 3D...


Hugs.
 
K gráfica tens?

Instalaste os ultimos drivers? Se sim, tenta recuar nos drivers ou então fazer uma reinstalação dos novos drivers...

Usa o Driverclean antes de reinstalares e faz muitos reboots ;)
 
SwimmerBoy disse:
K gráfica tens?

Instalaste os ultimos drivers? Se sim, tenta recuar nos drivers ou então fazer uma reinstalação dos novos drivers...

Usa o Driverclean antes de reinstalares e faz muitos reboots ;)
Man este é uma CLEAN instalation... A 2ª... Portanto não se gera o prob de conflito de drivers.
Anyway, a gráfica é a da sig, 6600GT da Sparkle.

Hugs!
 
FASC disse:
Man este é uma CLEAN instalation... A 2ª... Portanto não se gera o prob de conflito de drivers.
Anyway, a gráfica é a da sig, 6600GT da Sparkle.

Hugs!

Terás algum problema com o Cool'n'Quiet ? Pode bloquear nas frequências mais baixas...
Experimenta desactivar na BIOS.
 
blastarr disse:
Terás algum problema com o Cool'n'Quiet ? Pode bloquear nas frequências mais baixas...
Experimenta desactivar na BIOS.
Sempre esteve desactivado uma vez que para mim não me é útil.

Mais ideias pessoal?
 
aqui vai uma ideia... isso parece mesmo um sintoma de fonte de alimentação que simplesmente não consegue aguentar o passo. Comigo acontecia o sistema ficar lento, aliás... depois de ter trocado de fonte até subi para aí uns 5000 marks em 3dmarks 2k1... .

por isso..., vê aqui neste site e calcula a potência aconselhada http://extreme.outervision.com/index.jsp.
Atenção que esse site diz a potência máxima de cada componente sobre "stress", não diz o habitual.

edit: esquece tens uma fonte perfeitamente aceitável, não reparei :P

podias tentar então ver que outros processos começam a correr por trás... (pode acontecer, nunca se sabe...)
 
Última edição:
Que placa de som é que tens e quais os drivers ?

As placas Creative costumam dar problemas com o bus PCI de muitas board's, eles não gostam de seguir a spec oficial (como aconteceu com a SB Live e as Southbridges VIA 686B, ou mais recentemente entre a X-Fi e algumas Nforce 4).
 
Última edição:
Em relação aos processos é uma ideia que me passou pela cabeça, mas que ainda não tive oportunidade de verificar. Qualquer das formas não deixa de ser estranho acontecer num Windows fresco só com drivers e o jogo... É muito estranho mas vou investigar.

Em relação à placa de som: é a da board. Tenho andado a adiar a compra da X-Fi exactamente por ter problemas com o nForce4. Mas segundo li a última BIOS da minha board já resolve o problema. Em relação aos drivers, estou a usar neste momento aqueles com que nunca tive problemas nos últimos meses...

Ideias aceitam-se! Já estou desesperado com isto. O que vale é que se quero jogar espero uns minutos e o problema vai embora... Mas isto não é vida para ninguém, como devem imaginar...
 
Ve as temperaturas com o everest ou speed fan ... nao sei pq ... mas isso cheira a cpu throttling.


Tas com cooler de origem ? Vê a massa termica.... costuma ser manhosa.
Ve tambem a fonte de alimentaçao com outros programas .... isso é mesmo muito estranho...
 
Última edição:
ca vao varias opcoes

admitindo que não é relacionado com Os/drivers (mas deves tentar drivers da placa e motherboard mais antigos)

verifica as temps cpu e grafica

verifica os clocks da grafica no grafico do rivatuner durante os jogos

experimenta por os timings das memorias mais relaxados , subir um nickinho as voltagens

vcore e vmem

desencaixa a grafica e memorias e encaixa de novo , testa

tira placas pci se tiveres e testa

ve as opcoes na bios

experimenta uma bios mais antiga

testa outra fonte

lol epah pode ser tanta coisa :/
 
Última edição:
spastikman disse:
Ve as temperaturas com o everest ou speed fan ... nao sei pq ... mas isso cheira a cpu throttling.


Tas com cooler de origem ? Vê a massa termica.... costuma ser manhosa.
Ve tambem a fonte de alimentaçao com outros programas .... isso é mesmo muito estranho...
Não tenho coolers de stock nem na gráfica nem no CPU. Ambos têm Zalman AlCu, um 7000 e um VF700. A pasta térmica é da melhor e as temps não ultrapassam sequer os 46º nem na gráfica nem no CPU. O que é giro (e por isso é que sei que tem de ser algo ligado à gráfica) é que se jogar enquanto está lento e depois sair, e vir a temp da gráfica, anda na casa dos 40º. Se deixar cair até aos 36º (que é o normal dela em idle) e voltar a arrancar o jogo, uma vez que já está rápido, jogo o mesmo tempo que joguei antes e a temperatura já está nos 46º. O que daqui se tira é que ela não está a dar o máximo à partida...

O Rivatuner acusa tudo bem nos gráficos enquanto jogo (pasmem-se!)! Mesmo enquanto está lento... Ontem desencaixei a gráfica e voltei a colocar, como não tenho pci's nada a fazer, memórias sairam e voltaram a entrar, estou farto de ver cenas na BIOS, parece-me tudo óptimo! Até já me ocorreu que fosse bug do pci-ex lock e pus o pci-ex a 101MHz... Esta BIOS que estou a usar agora é a primeira BIOS que flashei aqui na board, o que significa que ainda tive com ela a jogar e sem problemas uns 3 meses, portanto não é daí...

Vou analisar a cena do CPU throttling ao final do dia. Fonte de alimentação duvido que seja, mas já não digo nada.

Obrigado a todos! Daqui a bocado dou novidades!
 
Pasmem-se! Finalmente (acho) resolvi o problema. Estava a preparar-me para levar isto amanhã para a loja onde comprei o material, e decidi meter o cooler original na gráfica e aproveitei tirei os ramsinks que vinham com o cooler (VF700) das memórias da gráfica, e limpei o pó todo da gráfica (não era muito). Verifiquei que os ramsinks acumularam algum pó mais grosso debaixo das laterais. Voltei a montar a gráfica no pc e XARAMMMMMMMM... Já se joga bem por estas bandas...

Isto definitivamente não é normal... Vamos ver até quando isto dura.

Hugs everyone.
 
steelballzz disse:
boas
tens outra grafica?
instalaste os ide drivers do pacote da nvidia?


cumps
Não tenho outra gráfica como base de comparação ou qualquer maneira de testar esta gráfica noutro PC...

Em relação aos drivers IDE, sim tenho-os instalados, mas se nunca deram problemas, porquê agora?


Hugs!

EDIT: Isto cheira-me fortemente a gráfica... Parece-me que marou por algum motivo que não sei explicar...
 
Acabei por não encerrar aqui o tópico. O que se passou é que descobri que a gráfica até ultrapassar os 40ºC ficava muito lenta (go figure!). Assim que passava os 40ºC ficava normal... Acabei por mandá-la para a loja que prontamente me resolveu o problema dando-me em troca uma Leadtek.
Mais uma vez a Timewarp marcou pontos.

Obrigado a todos!
Hugs!
 
Back
Topo