1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Repositório de informação único. Alguém usa? Feedback

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por Metro, 12 de Agosto de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 1718)

  1. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    É a melhor tradução que arranjei para "single repository of information".

    A ideia é ter uma aplicação onde coloque toda a informação que me interessa a nível profissional. Basicamente uma wiki em que haja hiperligação para tudo e mais alguma coisa.

    O Demiurgo aqui e o latrine aqui citam este artigo. Está muito interessante e realmente estas aplicações parecem ser a solução.

    VoodooPad
    Journaled
    devonthink

    Mas também há estas:
    Soho Notes
    Yojimbo
    OmniOutliner

    Para o que preciso e conhecendo alguma coisa do conceito WIKI o VoodooPad parecia ser o mais simples. Comecei pela versão Lite para me ambientar e em teoria estava a ser perfeito. Mas dando uma vista de olhos no suporte no forum deixou-me de pé atrás. E à primeira coisa que queria fazer sem ser adicionar texto directamente o programa crashou miserávelmente várias vezes. Não é um bom início.

    O que queria saber é o que usam, se é que usam. Para dar a volta a todos estes programas nunca mais saio daqui :)

    Criar uma Wiki tem que ser uma wiki no desktop. Não tenho paciência nem conhecimentos para andar com base de dados apache e afins.
    Importantissimo era conseguir fazer backups de tudo como é óbvio e o ideal era ser cross-plateform mas isso já perdi alguma da esperança.
     
    Última edição: 13 de Agosto de 2007
  2. Demiurgo

    Demiurgo Xerife de Nottingham

    Eu comprei o devonthink como base para a minha próxima tese, mas ainda não comecei a mexer nele. Tenho muito para ler nestas férias :D.

    Tens também o Scrivener mas não me parece que seja o que andas à procura, pois é mais para a organização de informação e preparação/escrita de artigos.
     
  3. rasputine

    rasputine ChiefCaster

    Eu uso o Devon Think também... Mas já que falas em Wiki, podes também dar uma vista de olhos no seguinte:

    tiddly wiki

    Há uns tempos atrás dei uma voltinha nisto e até gostei...

    ... e também tens uma adaptação GTD:

    GTD tiddlywiki

    Desculpa lá se te estou a "desajudar" mas pode ser que estas soluções sejam o que procuras ;) e à "borliu"...
     
  4. lidador

    lidador Power Member

    Eu uso o VoodooPad há cerca de um ano. Uso-o todos os dias. Assim que me lembre, ele nunca encerrou por erro ("crash"). Além do fórum oficial na página do VoodooPad, há também um fórum oficioso no Yahoo, que costuma ser visitado pelo programador (o Gus), embora que nos últimos dias não tem aparecido por lá, mas pode estar de férias. O penúltimo texto nesse fórum foi escrito por mim. A morada do fórum é a seguinte: http://tech.groups.yahoo.com/group/voodoopad/
     
  5. lidador

    lidador Power Member

    Recentemente fiz um site que é apenas um documento do VoodooPad exportado como html. O site não tem muito que ver e quase não saiu ainda do sítio, mas dá para ter uma ideia das potencialidades do VoodooPad. Quem quiser pode espreitar, que eu não ganho nada com isso (não é publicidade): http://bd.100mp.com/
     
  6. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Como o Journaled parece-me tb interessante. Como é gratuito prefiro ver como me dou com ele e depois pagar os 10 dolares se o passar a usar. Mas o meu número é mesmo o voodoopad. O scrivener não me parece útil para o que quero. Não pretendo escrever artigos mas sim organizar toda a info que tenho espalhada e editar qd houver algo a editar.


    Todas as ajudas são bem-vindas:) Já me cruzei com essa wiki mas o problema e dito pelo developper é que wikis maiores do que 300k (já não me recordo bem) a performance é uma desgraça. Tive oportunidade de verificar isso ainda só com meia dúzia de coisas na wiki que testei.



    Pedia-te o favor de reproduzires ai (se puderes) o que tentei fazer. Basicamente num PDF em que tinha várias linhas de texto com uma marcação antes de cada frase fiz copiar e depois colar no voodoopad. Fiz várias vezes e o resultado foi sempre o mesmo.

    Fiquei preocupado com problemas que relataram de sincronização do voodoopad com o iDisk. Não que use mas preocupa-se se deixo de ter acesso à informação.
    Pelo que vejo (confirma sff) fica tudo num ficheiro pelo que posso facilmente copiar o ficheiro.

    De que forma fazes backups do voodoopad?

    Muito interessante este exemplo.
    Vou continuar a explorar o programa apesar deste primeiro revês. Imagino que não seja por estar a usar a versão lite que me deu problemas. Nos próximos dias vou comprar. Não sei se compre o Pro se o Regular. Tenho que me decidir.

    Obrigado a todos pelo feedback:)

    Edit:
    Até tive medo quando vi isto: http://www.flyingmeat.com/voodoopad/images/pdfservice.mov

    Acho que isto vai ser engraçado:D
     
    Última edição: 13 de Agosto de 2007
  7. lidador

    lidador Power Member

    Eu não uso o iDisk.
    Basta arrastar um .pdf para uma folha do VoodooPad que ele pergunta se quer embeber no texto ou fazer link. A mim não me dá erro. Para recuperar ficheiros embebidos no texto há várias técnicas: clicar e arrastar para a secretária faz uma cópia das imagens; clicar duas vezes nos .pdf ele pergunta se deseja fazer uma cópia para a secretária. Também se podem abrir os documentos VoodooPad como pacotes de software e ir buscar os ficheiros embebidos à pasta onde são guardados.
    Eu faço cópias de segurança dos documentos do VoodooPad, em CD/DVD ou num disco externo, etc. Também se pode exportar todo o documento wiki como folhas individuais (para dentro de uma pasta) em formato .rtfd .txt. doc. .html, para uma salvaguarda mais tradicional, mas assim os documentos perdem as hiperligações, acho eu.
    Eu comprei uma licença do VoodooPad porque não preciso daquilo que a versão pro tem a mais, por exemplo: a versão Pro permite meter uma password para todo o documento wiki, mas com a versão normal eu posso fazer isso nas páginas individuais, e num documento com 210 páginas (é o tamanho actual do meu "organizador geral") apenas tenho password para duas páginas.

    P.S. E sim, esse documento com 210 páginas fica-me num único ficheiro (é como se fosse uma base de dados em que a informação fica toda num único ficheiro), o que facilita a salvaguarda de segurança (backup). Presentemente este documento de 210 páginas ocupa-me 5,8 Mega. O Gus (o programador) diz que um Mac moderno pode usar um documento de 2 Giga sem que ele se torne excessivamente lento. Ele diz que costuma trabalhar com um documento de teste, com 3.000 páginas.
     
    Última edição: 13 de Agosto de 2007
  8. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Nice.
    No Lite apenas dá para fazer link do texto. Embeber no texto é mesmo o que preciso.
    Está mesmo muito bom.

    Voltarei a chatear quando tiver mais dúvidas. Vamos ver se eu bato esse record de 210 páginas:)

    Edit:

    A versão Pro tem estas duas coisas que são capazes de ser interessantes:
    Meta values for pages.
    Built in web server.
     
    Última edição: 13 de Agosto de 2007
  9. à cerca de um ano tentei implementar o gestor pessoal, a ideia era justamente essa, ou seja, cada um criava uma conta, onde os seus dados estariam privados, poderiam criar categorias, sub-categorias e colocar a informação, por forma, a mesma estar sempre disponível, o registo era gratuito, iria sustentar o alojamento com publicidade.

    Contudo os mais atentos ao fórum, perceberão porque abandonei o projecto.

    Cumps

    Luis Madeira
     
  10. Fork

    Fork What is folding?

    Ideal era mesmo o Tomboy (vá eu gostei), mas parece que é unica e exclusivamente para Linux :(
     
  11. lidador

    lidador Power Member

    Estive a espreitar o sítio internet desse tal de Tomboy e parece interessante. Como ele é feito para Unix e Linux, talvez com apenas um pouco mais de ginástica a nível de programação fosse possível fazer uma versão OS X (e digo "talvez" porque não sou programador). No entanto, não vi nenhuma funcionalidade (feature) que não faça parte das funções de base (core features) do VoodooPad.
     
  12. lluis

    lluis Power Member

    Eu gosto bastante do Journaled.

    A nível profissional é o que se aproxima (bastante) do Planbook (o meu preferido mas não é grátis ~ 30 euros).

    Dado que o Journaled faz o mesmo, mas com um ambiente de trabalho diferente mas eficiente, uso-o sem ter grandes saudades do Planbook.

    Para além disso, integra-se no OS X - o que é mais um ponto a favor, pelo que recomendo-o.
     
  13. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Para já estou com o VoodooPad Pro (decidi comprar o Pro) e o Papers. Penso que estes dois vão servir para o que quero. O Papers para os PDFs que tenho pq faz uma sérei de coisas que quero que faça.
    O VoodooPad para ter toda a informação junta e interligada.
    O Journaled tb fiz o download mas vou apostar nos dois primeiros.

    luismadeira:
    Penso que não estamos a falar da mesma coisa. Para mim e visto que não tenho sempre net faz sentido em ter as coisas no desktop. Até pq imagino que rapidamente isto cresça em termos de tamanho o que tornava complicado ter a info que quero online.


    O Tomboy é tipo stickyes do OS X. Não tem nada a haver com o VoodooPad. O VoodooPad parece-me muito bem conseguido. Tenho que aprender a aproveitar as potencialidades dele e do Papers.
    Chega uma altura que temos que avançar com um ou dois programas e deixar de procurar senão nunca avançamos. Tive o cuidado de ver se era o que eu precisava e até agora continuo a achar que sim.
     

Partilhar esta Página