Repositório de problemas de programação de concursos?

NotoriousXavi

Power Member
Olá pessoal. Alguém me sabe indicar um repositório com problemas que apareceram em concursos de programação? Podem ser das nossas faculdades, estrangeiros..
 
5 recomendações de tipos diferentes:

O Spoj ( www.spoj.pl ), dentro dos repositórios, é aquele que eu gosto mais. A quantidade de problemas é enorme e pode ser difícil por onde começar, para isso há alguns "Spoj Problems Classifier"s que te podem ajudar a procurar problemas de um tipo específico.

De resto, para algo mais estruturado (mesmo tipo programa de treinos), tens sempre o USACO ( http://train.usaco.org ) mas pode ser um pouco aborrecido, dependendo dos conhecimentos que já tens.

Para treinar a competição mesmo, nada como o TopCoder ( topcoder.com/tc ). Têm concursos (Single Round Matches) regulares, aproximadamente todas as semanas - vê no calendário. Na plataforma deles podes resolver concursos anteriores e publicam editoriais dos problemas poucas semanas depois de cada prova, portanto há muito material para estudar. Também têm uma secção de tutoriais muito boa. Honestamente, dado que os concursos têm prémios monetários, é onde se encontram alguns dos melhores programadores do mundo.

Se queres treinar para concursos nacionais, tenho outra recomendação um pouco mais estranha. O Pedro Ribeiro há muitos anos que organiza concursos em Portugal, na página dele encontras imensos problemas feitos por ele, em português, de várias provas nacionais ( http://www.dcc.fc.up.pt/~pribeiro/contests.html ). Pode ser complicado fazer submissões..

Finalmente, se estás mais interessado em problemas de matemática, o Project Euler ( http://projecteuler.net/ )tem problemas de resposta fechada, que envolvem programação, mas o output é quase sempre só um número que tens que colocar na página.

--

Há muitas mais opções, principalmente repositórios. Vou tentar listar o máximo que puder porque para ser honesto nunca vi este tipo de informação agregada..
O online judge da universidade de Valladolid foi talvez dos primeiros e ainda têm uma quantidade de problemas gigantesca. http://uva.onlinejudge.org/ .
O CodeChef ( http://www.codechef.com/ ) também está a ganhar bastante tracção, vale a pena espreitar. Acho que em termos de problemas difíceis, têm provavelmente os melhores problem setters (fazer problemas de topo exige conhecimentos de topo).
O Timus é muito usado na Rússia ( http://acm.timus.ru/ ), assim como o de Saratov ( http://acm.sgu.ru/ ).
Finalmente, o OJ da universidade de Pequim também tem imensos problemas, mas acho que a plataforma não está 100% pronta para quem fale inglês.. http://poj.org/
 
Back
Topo