Requere-se ajuda para desempate

#41

Power Member
Tenho alguma urgência na escolha de um novo portátil, mas depois de ter feito uma pré-selecção não me consigo decidir por nenhum deles.
Dentro de um orçamento de 1000€ (1100€ no máximo), seleccionei:

- ASUS M51SN (1099€ na worten): T8100, 3GB DDR2, GeForce 9500 GS (512MB) e 250GB de HD

- Tsunami Flyer 7830S (1045€ no site, mas já vi mais barato): T8300, 2GB DDR2 + 1GB de Turbo Memory, ATI HD 2400 XT (128MB), 250GB de HD

- o óbvio A200-21T, cujas specs nem vale a pena voltar a repetir

- ASUS F8SA (1149€): T7500, 2GB DDR2, ATI HD 2600 (256MB), 160GB de HD


As razões das minhas dúvidas:
- o F8SA tem a vantagem de ser de 14" (por isso é que estaria disposto a dar um pouco mais) mas o seu peso aproxima-se do dos restantes e tem um T7500.

- o tsunami tem 1GB de Turbo Memory (não sei se será possível adicionar nos restantes modelos, após a compra) mas tem uma ATI HD 2400 XT.

- o A200-21T e o M51SN são bastantes equilibrados, no entanto o ASUS tem um processador um pouco mais lento e o toshiba traz um transformador de 800 gramas.


Outras questões:
- Os processadores da série T8*** conseguem ser mais rápidos que a série T7***?? E pergunto isto porque, apesar do FSB ser igual, a cache dos T8*** é mais pequena.

- Por ser XT, uma HD 2400 igualará uma HD 2600?? E qual é melhor para jogos, uma GeForce 9500 GS ou uma HD 2600??

- Por ter Turbo Memory, e apesar de ter menos ram, o tsunami terá um desempenho superior aos restantes??

- Quem tem o toshiba, quando o transportam não se recentem um pouco do enorme transformador?? (para dizer a verdade, este é o maior entrave que encontro à escolha do toshiba)


Pessoal, desculpem o post longo, mas estas dúvidas andam a dar cabo de mim.
O portátil destina-se a fazer um pouco de tudo, desde processamento gráfico, autocad a, claro está, jogar.
Opinem lá. Qual o modelo que escolheriam?? Haverá outras soluções melhores?? E, já agora, valerá esperar pelos novos toshiba A300 (se bem que eu não poderia esperar muito tempo)??

Desde já, obrigado
 
eu iria para este:

- ASUS M51SN (1099€ na worten): T8100, 3GB DDR2, GeForce 9500 GS (512MB) e 250GB de HD

cumps.
 
Entre esses quatro o Tsunami Flyer e o Asus F8SA sao para riscar da lista sem hesita;oes por razoes obvias.

Entre os outros dois (e partindo do principio que o processador e' igual entre ambos) o unico criterio de desempate e' a grafica...

Placas intermédias - para jogar os títulos mais recentes com fluidez, sem se ter que preocupar muito em baixar o nível de detalhe dos gráficos:
  1. ATI X2500 (nota: não suporta DX10)
  2. NVIDIA 8600M GS
  3. ATI HD 2600 (DDR2)
  4. NVIDIA 8600M GT (DDR2)
  5. NVIDIA 9500M GS
  6. ATI HD 2600 (GDDR3)
  7. NVIDIA 8600M GT (GDDR3)
  8. ATI HD 2600 XT
  9. NVIDIA 8700M GT
  10. NVIDIA 9600M GT
Nao sei bem qual a HD2600 que possui (acho que e' ddr2), nem sei se adiferen;a de desempenho e' muito abissal, mas tambem tens de considerar a influencia dos drivers, e embora a Nvidia actualize os drivers muito mais depressa que a ATI, nos portateis os responsaveis pelos mesmos sao as empresas dos portateis, que muitas vezes so disponibilizam os drivers que vem de origem com o portatil.

Para remediar isto existe o ModTool para ATI(converte drivers de graficas desktop para drivers de graficas portateis) e os INFs modificados para Nvidia.

A questao e' que a HD2600 e' compativel com o ModTool, mas a 9500 nao e' compativel com os INFs modificados...


O Toshiba ou muito me engano ou tambem tem 1Gb de Turbo Memory, que so' serve durante o arranque do computador, para o tornar mais rapido.


Eu escolhia o Toshiba, agora so' tens e' de ponderar o que queres escolher :D
 
O Toshiba ou muito me engano ou tambem tem 1Gb de Turbo Memory, que so' serve durante o arranque do computador, para o tornar mais rapido.

O toshiba não tem TM.

Passei hoje na loja onde o devo comprar. Parece que os toshibas estão esgotadíssimos no distribuidor e sem previsão de retoma de stock.
Aconselharam-me a investir um pouco mais e a optar pelo Flyer 7930S. Por 1200€ ficaria com um T9300, 3GB de RAM + 1GB de TM e um disco maior.... mas aquela gráfica é que acho que está a estragar tudo. Este, demoraria, no máximo, 2 dias a aparecer na loja.

Acham que este novo processador (com mais cache) e a maior quantidade de memória consegue "encobrir" a diferença da gráfica??
 
A HD2400XT e' muito mais fraca que a HD2600 e o processador nao compensa nada, ate' porque um PC precisa de ser equilibrado, e se a grafica e' fraquinha, o processador nem sequer chega a ser utilizado na totalidade.

Quanto ao Turbo Memory, ELE NAO E" RAM. Nao podes fazer 3+1.
Considera-o antes como memoria flash que acelera O LIGAR do computador.
Houve inclusive varios mebros do forum que ja testaram portateis com e sem TM e dizem que pouca diferen;a notam na velocidade do arranque.

Eu esperava pelo Toshiba.
 
- o óbvio A200-21T, cujas specs nem vale a pena voltar a repetir
Óbvio porquê? lol
- o A200-21T e o M51SN são bastantes equilibrados, no entanto o ASUS tem um processador um pouco mais lento e o toshiba traz um transformador de 800 gramas.
Acho que não estão assim tão equilibrados. O Asus M51Sn tem uma gráfica claramente superior. E a diferença entre os processadores não se nota.
- Os processadores da série T8*** conseguem ser mais rápidos que a série T7***?? E pergunto isto porque, apesar do FSB ser igual, a cache dos T8*** é mais pequena.
Em termos de desempenho por MHz, os T8xxx são ligeiramente melhores (não se nota a diferença). De qualquer forma, estes aquecem menos e consomem menos que os T7xxx.
- Por ser XT, uma HD 2400 igualará uma HD 2600??
Não, é consideravelmente pior.
E qual é melhor para jogos, uma GeForce 9500 GS ou uma HD 2600??
A 9500M GS, assumindo que estás a falar de uma HD 2600 DDR2, como a do Toshiba A200 (não tenho a certeza se as últimas versões continuam a ser DDR2).
- Por ter Turbo Memory, e apesar de ter menos ram, o tsunami terá um desempenho superior aos restantes??
Que eu saiba, os outros também trazem turbo memory...
Qual o modelo que escolheriam??
O M51Sn parece ser a melhor opção.
Haverá outras soluções melhores??
Talvez o Compal IFL90, se quiseres uma resolução de ecrã mais alta, e um disco de 7200RPM...
E, já agora, valerá esperar pelos novos toshiba A300 (se bem que eu não poderia esperar muito tempo)??
Se não podes esperar, compra agora.
De qualquer forma, a única razão justificável para esperares é o aparecimento de modelos com as gráficas 9600M GS, HD 3670, etc. O Toshiba A300 vem com uma HD 2600...
 
Última edição:
Back
Topo