1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

requisitos para fazer macros

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por patrese, 28 de Julho de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 1300)

1. olá a todos

irei em breve adquirir uma maq. digital tendo como objectivo principal fazer macros mas tenho algumas duvidas relativamente aos requisitos que a mesma deve ter.

1. obtenho maior detalhe e maior aproximação dos objectos fotografados se a maq. tiver zoom optico 18x em vez de 10x?

2.quais sao os requisitos que devo ter em conta para aquirir uma maq. para o fim que referi?

pondero adquirir uma das seguintes:

Olympus SP-560UZ
    Fujifilm FinePix S8000fd

muito obrigado

[email protected]

Última edição: 28 de Julho de 2008
  2. cardosoaac

cardosoaac Power Member

A questão do zoom não tem nada a ver, pelo contrário, só tira qualidade á lente, se não precisas, dispensa!

Para macro deves ter uma lente que consiga focar próximo e ampliar o motivo, de preferência com estabilizador óptico e que não seja muito grande, porque as lentes das compactas não sendo, exclusivamente, lentes de macro não te vão ampliar muito o motivo e a alternativa é focares mais próximo ( mas com cuidado, para não riscares a lente!) o que, sendo a máquina grande vai-te provocar sombras ou cortar a luz directa sobre o motivo o que é chato! A alternativa é mandares com o flash mas "queimas" a foto.

Por isto e por outros motivos não optaria por nenhuma das máquinas que meteste em cima, optaria por:
    1.º Canon A720is (tenho alguns macros, coisas simples, com esta se pretenderes dar uma vista de olhos)
    2.º Canon A650is
    3.º Panasonic FZ8
    4.º Canon SX100

Abraço

3. edumad

edumad I fold therefore I AM

Se quiseres fazer macros a serio, ou o mais perto possivel disso, usa um tripe e faz ajuste ao focus tranquilamente.
    Eu tenho a FZ18, acho que deve ser muito parecida com a FZ8, foca a 1cm no wide angle e a 200cm no tele end.
    Nao acho que estabilizacao seja essencial, claro que se te lembrares de fazer algo e nao trouxeste o tripe da jeito...
    Podes tambem arranjar lentes para adaptar a lente a conseguir mais amplicacao.

4. antonioj

antonioj Power Member

Já vi fotos de macros que são impossiveis de tirar com a proximidade do fotografo, será que não estão a usar uma maquina com objectivas que lhes permite tirar fotos de macros à distância??? tipo uma 50-250 !!!!?para o bicharoco não fugir!!

Obrigado

AJusto

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Só as SLR é que conseguem fazer macros a grandes distâncias. Uma lente de 100mm fixa foca a 1m e já te dá uma ampliação à escala real (1:1).

6. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Depende do dinheiro que se quer gastas...agora não me parece que se consigam milagres, em macro, com o dinheiro de uma S8000 ou de uma SP560. Acho que se tem de ser um bocado realista...

Última edição: 28 de Julho de 2008
  7. antonioj

antonioj Power Member

Já tirei boas macros com a S8000, é necessário é uma grande dose de paciência e persistência.

AJusto

8. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não a grandes distâncias de certeza.

9. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Não conheço a máquina mas já experimentei a S6500, em macro, e tenho a mesma opinião, consegui óptimas fotos com grande dose de paciência e persistência.
    Penso que existem outras opções mais amigáveis e com resultados bons, por ex. na A720 o macro é, sem dúvida, uma mais valia...

10. antonioj

antonioj Power Member

Pois dai eu dizer grande paciência :)

Ajusto

11. Obrigado cardosoaac

fiquei mais elucidado, e não tinha ainda visto as Panasonic mas gostei bastante.

que me dizes da FZ18?

segundo o que li tem um zoom poderoso mas perde um pouco para a FZ8 na qualidade das fotos.

vale a diferença de preço? (cerca de 80 euros)

obrigado!!!!!

12. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Para mim a vantagem da FZ18 é a lente começar nos 28mm que dá muito jeito para paisagens, depois as 18x de zoom acho que já é demais e acaba por comprometer a qualidade final da imagem, para além disso acima dos 200 iso tem um processamento muito agressivo, tal como a FZ8...

A meu, se queres optar pela panasonic e se não tiveres pressa, acho que aguardava pela FZ28, que é uma FZ18 mas com um processador novo e, aparentemente, melhor que o actual! Deve é sair cara...

A SX100 é um bom compromisso entre macro e zoom óptico!

13. Warlord

Warlord [email protected] Member

epah kem gosta de fotografar macro tem a partida alguma paciencia...

14. obrigado pela dica mas acho que vou mesmo ficar pelas Panasonic mas não pela FZ28. será muito cara para a minha bolsa.

agora tenho duvidas entre a FZ8 e FZ18.

já percebi que a a FZ18 é ligeiramente inferior na qualidade de imagem quando se abusa do zoom e em situação de pouca luz.

mas e em termos de macros? consigo o mesmo nível de aproximação e detalhe nas duas?
    qual a melhor neste aspecto?

em fotos de flores ou insectos por exemplo......

como o que mais gosto de fazer são as macros, só quero chegar à conclusão que se obtiver um nivel de detalhe maior com a FZ18 posso "fechar os olhos" à pouca qualidade de fotos em situações que raramente utilizo.

e se este compromisso vale a diferença de preço entre as duas, claro....

obrigado!!!!

15. cardosoaac

cardosoaac Power Member

16. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Sorry o steal do topico, para a Sigma 105mm F/2.8 macro, que filtro recomendam? Riscar a lente desta no way, mas gostaria de saber ideias, até pq macro dedicada a serio nunca usei, nem queria aberrações e etc..

Abraços

17. Warlord

Warlord [email protected] Member

filtro UV de boa qualidade. tipo um Hoya Pro1D...

18. Obrigado a todos pelos esclarecimentos!!!!

já decidi...vai ser a FZ18 que já tá a caminho.

abraço e boa fotos

19. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Última edição: 31 de Julho de 2008

Partilhar esta Página