requisitos para fazer macros

patrese

Membro
olá a todos

irei em breve adquirir uma maq. digital tendo como objectivo principal fazer macros mas tenho algumas duvidas relativamente aos requisitos que a mesma deve ter.

1. obtenho maior detalhe e maior aproximação dos objectos fotografados se a maq. tiver zoom optico 18x em vez de 10x?

2.quais sao os requisitos que devo ter em conta para aquirir uma maq. para o fim que referi?


pondero adquirir uma das seguintes:

Olympus SP-560UZ
Fujifilm FinePix S8000fd



muito obrigado

P@t
 
Última edição:
A questão do zoom não tem nada a ver, pelo contrário, só tira qualidade á lente, se não precisas, dispensa!

Para macro deves ter uma lente que consiga focar próximo e ampliar o motivo, de preferência com estabilizador óptico e que não seja muito grande, porque as lentes das compactas não sendo, exclusivamente, lentes de macro não te vão ampliar muito o motivo e a alternativa é focares mais próximo ( mas com cuidado, para não riscares a lente!) o que, sendo a máquina grande vai-te provocar sombras ou cortar a luz directa sobre o motivo o que é chato! A alternativa é mandares com o flash mas "queimas" a foto.

Por isto e por outros motivos não optaria por nenhuma das máquinas que meteste em cima, optaria por:
1.º Canon A720is (tenho alguns macros, coisas simples, com esta se pretenderes dar uma vista de olhos)
2.º Canon A650is
3.º Panasonic FZ8
4.º Canon SX100

Abraço
 
Se quiseres fazer macros a serio, ou o mais perto possivel disso, usa um tripe e faz ajuste ao focus tranquilamente.
Eu tenho a FZ18, acho que deve ser muito parecida com a FZ8, foca a 1cm no wide angle e a 200cm no tele end.
Nao acho que estabilizacao seja essencial, claro que se te lembrares de fazer algo e nao trouxeste o tripe da jeito...
Podes tambem arranjar lentes para adaptar a lente a conseguir mais amplicacao.
 
Se quiseres fazer macros a serio, ou o mais perto possivel disso, usa um tripe e faz ajuste ao focus tranquilamente.
Eu tenho a FZ18, acho que deve ser muito parecida com a FZ8, foca a 1cm no wide angle e a 200cm no tele end.
Nao acho que estabilizacao seja essencial, claro que se te lembrares de fazer algo e nao trouxeste o tripe da jeito...
Podes tambem arranjar lentes para adaptar a lente a conseguir mais amplicacao.


Já vi fotos de macros que são impossiveis de tirar com a proximidade do fotografo, será que não estão a usar uma maquina com objectivas que lhes permite tirar fotos de macros à distância??? tipo uma 50-250 !!!!?para o bicharoco não fugir!!

Obrigado

AJusto
 
Já vi fotos de macros que são impossiveis de tirar com a proximidade do fotografo, será que não estão a usar uma maquina com objectivas que lhes permite tirar fotos de macros à distância??? tipo uma 50-250 !!!!?para o bicharoco não fugir!!

Obrigado

AJusto

Só as SLR é que conseguem fazer macros a grandes distâncias. Uma lente de 100mm fixa foca a 1m e já te dá uma ampliação à escala real (1:1).
 
Depende do dinheiro que se quer gastas...agora não me parece que se consigam milagres, em macro, com o dinheiro de uma S8000 ou de uma SP560. Acho que se tem de ser um bocado realista...
 
Última edição:
Depende do dinheiro que se quer gastas...agora não me parece que se consigam milagres, em macro, com o dinheiro de uma S8000 ou de uma SP560. Acho que se tem de ser um bocado realista...

Já tirei boas macros com a S8000, é necessário é uma grande dose de paciência e persistência.

AJusto
 
Já tirei boas macros com a S8000, é necessário é uma grande dose de paciência e persistência.

AJusto

Não conheço a máquina mas já experimentei a S6500, em macro, e tenho a mesma opinião, consegui óptimas fotos com grande dose de paciência e persistência.
Penso que existem outras opções mais amigáveis e com resultados bons, por ex. na A720 o macro é, sem dúvida, uma mais valia...
 
A questão do zoom não tem nada a ver, pelo contrário, só tira qualidade á lente, se não precisas, dispensa!

Para macro deves ter uma lente que consiga focar próximo e ampliar o motivo, de preferência com estabilizador óptico e que não seja muito grande, porque as lentes das compactas não sendo, exclusivamente, lentes de macro não te vão ampliar muito o motivo e a alternativa é focares mais próximo ( mas com cuidado, para não riscares a lente!) o que, sendo a máquina grande vai-te provocar sombras ou cortar a luz directa sobre o motivo o que é chato! A alternativa é mandares com o flash mas "queimas" a foto.

Por isto e por outros motivos não optaria por nenhuma das máquinas que meteste em cima, optaria por:
1.º Canon A720is (tenho alguns macros, coisas simples, com esta se pretenderes dar uma vista de olhos)
2.º Canon A650is
3.º Panasonic FZ8
4.º Canon SX100

Abraço


Obrigado cardosoaac


fiquei mais elucidado, e não tinha ainda visto as Panasonic mas gostei bastante.

que me dizes da FZ18?

segundo o que li tem um zoom poderoso mas perde um pouco para a FZ8 na qualidade das fotos.

vale a diferença de preço? (cerca de 80 euros)




obrigado!!!!!
 
Para mim a vantagem da FZ18 é a lente começar nos 28mm que dá muito jeito para paisagens, depois as 18x de zoom acho que já é demais e acaba por comprometer a qualidade final da imagem, para além disso acima dos 200 iso tem um processamento muito agressivo, tal como a FZ8...

A meu, se queres optar pela panasonic e se não tiveres pressa, acho que aguardava pela FZ28, que é uma FZ18 mas com um processador novo e, aparentemente, melhor que o actual! Deve é sair cara...

A SX100 é um bom compromisso entre macro e zoom óptico!
 
Para mim a vantagem da FZ18 é a lente começar nos 28mm que dá muito jeito para paisagens, depois as 18x de zoom acho que já é demais e acaba por comprometer a qualidade final da imagem, para além disso acima dos 200 iso tem um processamento muito agressivo, tal como a FZ8...

A meu, se queres optar pela panasonic e se não tiveres pressa, acho que aguardava pela FZ28, que é uma FZ18 mas com um processador novo e, aparentemente, melhor que o actual! Deve é sair cara...

A SX100 é um bom compromisso entre macro e zoom óptico!


obrigado pela dica mas acho que vou mesmo ficar pelas Panasonic mas não pela FZ28. será muito cara para a minha bolsa.

agora tenho duvidas entre a FZ8 e FZ18.

já percebi que a a FZ18 é ligeiramente inferior na qualidade de imagem quando se abusa do zoom e em situação de pouca luz.

mas e em termos de macros? consigo o mesmo nível de aproximação e detalhe nas duas?
qual a melhor neste aspecto?

em fotos de flores ou insectos por exemplo......


como o que mais gosto de fazer são as macros, só quero chegar à conclusão que se obtiver um nivel de detalhe maior com a FZ18 posso "fechar os olhos" à pouca qualidade de fotos em situações que raramente utilizo.

e se este compromisso vale a diferença de preço entre as duas, claro....



obrigado!!!!
 
já percebi que a a FZ18 é ligeiramente inferior na qualidade de imagem quando se abusa do zoom e em situação de pouca luz.

mas e em termos de macros? consigo o mesmo nível de aproximação e detalhe nas duas?
qual a melhor neste aspecto?

em fotos de flores ou insectos por exemplo......
A FZ18 em termos de qualidade de imagem é pior sempre que a FZ8 sempre e não só quando se abusa do zoom, porque o que faz o zoom é a quantidade de vidro que a lente tem e isso, uses ou não, está lá sempre!

Para macro a FZ18 tem supermacro, foca a 1 cm, a FZ8 foca a 5 cm, não sei qual das 2 tem maior capacidade de ampliação mas à partida, focar mais próximo pode ser uma vantagem...para flores, para insectos é mais complicado porque são mais irrequietos!
 
Sorry o steal do topico, para a Sigma 105mm F/2.8 macro, que filtro recomendam? Riscar a lente desta no way, mas gostaria de saber ideias, até pq macro dedicada a serio nunca usei, nem queria aberrações e etc..

Abraços
 
Back
Topo