[HTPC] Requisitos PC e TV para 4k

eXistenZe

Power Member
Boas.

Alguém me explica resumidamente o que é necessário para um pc e uma TV cumprirem os "standards" 2020? 4k, 60Hz, HDR10, etc.

Sem display port estamos limitados à largura de banda da hdmi, certo? É necessário uma gráfica recente (1060?) Ou uma mais básica também cumpre o trabalho (sem jogos, apenas video).

Fala-se muito so lag das tvs (acima de 70ms, em comparação com os 1-2ms dos bons monitores), mas isto reflete-se na qualidade de vídeo?
 
Bem, esse post está um pouco confuso...Acho mais fácil dizer o que pretendes e o pessoal ajudar.

Não existe nenhum "standard", seja em 2020 ou qualquer outro ano. As exigências variam de pessoa para pessoa, do uso que lhe vão dar e do orçamento disponível. O que para mim é aceitável para ti pode não ser, e vice-versa.

É necessário uma gráfica recente (1060?) Ou uma mais básica também cumpre o trabalho (sem jogos, apenas video).

O mais fácil é ires ao fórum apropriado e dizer o que pretendes, para um orçamento X e aconselham-te melhor.

Fala-se muito so lag das tvs (acima de 70ms, em comparação com os 1-2ms dos bons monitores), mas isto reflete-se na qualidade de vídeo?

O lag é o tempo que a imagem demora desde que é processada até tu a veres. Como tal, não afecta a qualidade mas a velocidade. É importante para jogos online competitivos em que qualquer atraso importa. Noutros casos é maioritariamente irrelevante.
 
Acho que ele se estava à referir ao standard "REC 2020" da mesma maneira que existe o "REC 709".
É só o a norma para o colourspace.
Posto isto qualquer placa gráfica, TV, monitor, etc que seja 4K e tenha certificação HDR10 é obrigada a ter a saturação das cores em REC2020 superior a 60%.
Acho que é isto que perguntaste....
 
Se for hardware, é quiseres ver 4k com alto bitrate, é necessário Gráfica dedicada.
Eu, no Portátil, consegui ver um remux 4k, mas tive de forçar a utilização da Gráfica (gtx970m) e áudio pass-through. Com a intregada, dava uns segundos e ia pausando, quer imagem, quer som. Não sei até que ponto os novos cpu (desktop / mobile) se desenrascam. Mas gráfica ajuda sempre, é permite o uso de filtros para conteúdo de menor resolução (madVR).
 
Se for hardware, é quiseres ver 4k com alto bitrate, é necessário Gráfica dedicada.
Eu, no Portátil, consegui ver um remux 4k, mas tive de forçar a utilização da Gráfica (gtx970m) e áudio pass-through. Com a intregada, dava uns segundos e ia pausando, quer imagem, quer som. Não sei até que ponto os novos cpu (desktop / mobile) se desenrascam. Mas gráfica ajuda sempre, é permite o uso de filtros para conteúdo de menor resolução (madVR).

Não encontro é grande informação sobre isto.
Uma 960 chegará? Ou uma 1030 ou 1050?
 
Desktop, para reprodução deve dar. Lembra que a minha é mobile. Não sei se o facto do som não ser necessário descodificar ajudou.
Filtros não posso ajudar, que o conteúdo que vejo tem resolução suficiente (minha situação, tamanho da tv/distância).
 
Back
Topo