Rescisão de Contrato / Fidelização - ISP

amigo esquece a gravação so com ordem jurídica é que te dão, eles podem recusar se quiserem em não te dar, ninguém fora um tribunal os obriga a dar. e se a tua vontade era saltar fora não tinhas aceito nada. ou aceitavas mas tinhas o contrato em papel aí eles não tinham volta a dar.
 
amigo esquece a gravação so com ordem jurídica é que te dão, eles podem recusar se quiserem em não te dar, ninguém fora um tribunal os obriga a dar. e se a tua vontade era saltar fora não tinhas aceito nada. ou aceitavas mas tinhas o contrato em papel aí eles não tinham volta a dar.
Então voçes acham que não tenho fundamento para seguir com isto?

Amigo, a minha vontade era mudar porque não tinha uma boa oferta, depois de a ter...obviamente aceitei ficar...
 
Como não???

Acham que podem oferecer condições contratuais, eu aceito e depois negam tudo???
Não concordas que esse esquema fez-me ficar pelo menos mais 39 dias com a MEO, porque ao aceitar anulei o pedido de desligamento.


Faz o q entenderes.
Apenas te alerto do seguinte.
Por via judicial nao chegas a tempo de as obter dado q eles so as guardan dueante 30dias.
A reclamacao para um sem numero de entdades tb n vai fazer com que eles te deem a gravacao.
Pelo que segue a tua vida e lembra te para uma proxima exige confirmacao por escrito depoisnde oferecidas por telefone. Eu passei pleo mesmo mas como tinha a ofeeta por escrito dado que o exigi.eles ja nao podiam fazer nada.

Sent from mTalk
 
Faz o q entenderes.
Apenas te alerto do seguinte.
Por via judicial nao chegas a tempo de as obter dado q eles so as guardan dueante 30dias.
A reclamacao para um sem numero de entdades tb n vai fazer com que eles te deem a gravacao.
Pelo que segue a tua vida e lembra te para uma proxima exige confirmacao por escrito depoisnde oferecidas por telefone. Eu passei pleo mesmo mas como tinha a ofeeta por escrito dado que o exigi.eles ja nao podiam fazer nada.

Sent from mTalk
Onde viste que são 30 dias que são obrigados a manter, a ANACOM fala de um prazo bem superior...ao telefone falou-me entre 60 a 90 dias.
 
Bem malta, foi-me sugerido iniciar processo através de "Julgados de Paz", sabem como funciona?? Já li no site a lógica e agrada-me, mas não percebi como devo dar inicio ao processo. Já alguém utilizou??
 
Mas achas que devo esquecer isto??? Nunca, eu vou para todo e qualquer lado em procura de justiça... claro que vou mudar de operadora...no dia 16...para a NOS.

Mas não vou esquecer isto...vou até ao fim...tribunal se for preciso...e nem que seja para chatear os *****.

Já agora, sabes se é legal negarem as gravações?

Moce, és de onde?

Zona, visto que tas a ponderar mudar, caso não tenhas sorte no desligamento

Cumps.
 
Podias explicar para quem possa ter a mesma dúvida.
Portanto o Julgados de Paz de Aljustrel ira enviar par ao meu email uma minuta onde devo explicar toda a situação de forma a dar inicio ao processo. Depois teremos um encontro combinado para uma mediação entre eu e a MEO.

Moce, és de onde?

Zona, visto que tas a ponderar mudar, caso não tenhas sorte no desligamento

Cumps.
Vila Nova de Milfontes
 
Última edição pelo moderador:
Vou aqui fazer repost de uma situação de fidelização minha para com a Zon (NOS) para referência futura:

A minha situação é diferente da tua, mas também estou com um problema de fidelização na Nos.

Em 2014 aderi ao ZON 4i, na altura foram pedidos 2 cartões.

Dois números foram migrados para a Zon (um da Vodafone, e outro da TMN), mas quando estes foram ativos, constatou-se que a rede Optimus na zona era bastante fraca, e no negócio esta era praticamente inexistente.
Como o telemóvel que estava no negócio precisava de ter rede, decidiu-se migrar o antigo número novamente para a TMN.
Passado uns meses (quase um ano até), como um cartão não estava a ser utilizado, telefonei para o apoio da Zon para desativar o mesmo. Quando expus a situação, a única solução era refidelizar por mais 12 meses de modo a baixar a fatura, aceitei.

Passado uns meses telefonei para a Zon por causa de uma situação não relacionada, e fiquei a saber que estava fidelizado por mais 22 meses.
Tentei esclarecer a situação, e depois de muitos telefonemas uma funcionária que se identificou como sendo gestora de conta telefonou para a residência com o intuito de informar que a fidelização sempre era de 12 meses.

Ora, há dois meses atrás voltei a contactar o apoio da Nos por causa outra situação não relacionada e, por curiosidade, perguntei qual era o período de fidelização restante, e para meu espanto eles referiram que o mesmo só terminaria em 2017.
Tentei esclarecer a situação através de vários telefonemas. Sempre que falava com o apoio, os funcionários diziam que iriam verificar a situação e posteriormente retornariam a chamada. Inclusivamente enviavam um SMS a referir que até dia x me contactariam. O problema é que nunca me contactaram e quando telefonava a perguntar a razão de não o terem feito, diziam que já me tinham contactado e fecharam o ticket.
Depois de mais 10 telefonemas, eles referiram que ainda tinha 14 meses de fidelização.

Ora, como eu até já estou a duvidar se ela disse 12 ou 24, vou-me dirigir a uma loja Nos e pedir para ouvir a gravação. Se a funcionária sempre disse 24 meses, terei de os cumprir.
Caso eles não me deixem ouvir a gravação, seja porque motivo for, não existe contrato e deixo a Nos.

Só para dizer que o assunto foi resolvido.

Sábado dirigi-me a uma loja NOS e expus a situação, o funcionário aconselhou-me prontamente a escrever uma reclamação no livro de reclamações.

Hoje recebi um telefonema de uma funcionária da NOS a indicar que como não tinha sido assinado qualquer contrato, não havia fidelização.

Telefonei mesmo agora para o apoio técnico para confirmar que esta não existe, e eles responderam que efectivamente não tem nenhum período de fidelização.

Agora é escolher entre MEO e Vodafone.
 
@RedStar1982 vendo a maior parte a aconselhar a desistir se calhar será melhor. Mas eu não desistia.

Alias, eu estou numa situação idêntica. Não me querem deixar desligar sem indemnização porque se lembraram que o período de fidelização se prolongou. Neste caso eles disseram que vão analisar a situação se eventualmente fazer a audição da chamada.

Ninguém consegue ouvir chamada alguma mas neste caso eles dizem que vão ouvir lol sim claro. Só se lhes desse muito jeito.

Eu já desliguei o débito directo e a partir deste momento já não pago nem um cêntimo. Porque eu já sei que eles vão arrastar isto para iniciar mais ciclos de facturação. Se eles concordarem e desligarem o sinal tanto melhor, se decidirem arrastar isto eu não pago nada a partir deste mês e vou à loja entregar o equipamento.

Isto no fundo é a palavra deles contra a nossa. Se eles tiverem a mais pequena prova que eu concordei com o que quer que seja tenho todo o gosto em pagar. Se não têm, não pago. São uns aldrabões.

Mas o mais importante disto tudo é as lições que nós aprendemos com estas más experiências. A partir de hoje eu próprio vou gravar todas as chamadas que tiver com esta malta e acima de tudo não faço a mais pequena alteração que seja a contrato sem ser por escrito.
 
@RedStar1982 vendo a maior parte a aconselhar a desistir se calhar será melhor. Mas eu não desistia.

Alias, eu estou numa situação idêntica. Não me querem deixar desligar sem indemnização porque se lembraram que o período de fidelização se prolongou. Neste caso eles disseram que vão analisar a situação se eventualmente fazer a audição da chamada.

Ninguém consegue ouvir chamada alguma mas neste caso eles dizem que vão ouvir lol sim claro. Só se lhes desse muito jeito.

Eu já desliguei o débito directo e a partir deste momento já não pago nem um cêntimo. Porque eu já sei que eles vão arrastar isto para iniciar mais ciclos de facturação. Se eles concordarem e desligarem o sinal tanto melhor, se decidirem arrastar isto eu não pago nada a partir deste mês e vou à loja entregar o equipamento.

Isto no fundo é a palavra deles contra a nossa. Se eles tiverem a mais pequena prova que eu concordei com o que quer que seja tenho todo o gosto em pagar. Se não têm, não pago. São uns aldrabões.

Mas o mais importante disto tudo é as lições que nós aprendemos com estas más experiências. A partir de hoje eu próprio vou gravar todas as chamadas que tiver com esta malta e acima de tudo não faço a mais pequena alteração que seja a contrato sem ser por escrito.

O meu advogado disse logo para seguir para os Julgados de Paz...eu vou dando novidades para ajudar outros casos...
 
Bom-dia.

Gostaria da vossa opinião, se já passaram por algo idêntico, sobre o que fazer, uma vez que estou a ficar preocupado.

Eu estava na Cabovisão com um contrato em vigor, só que derivado a muitas avarias num mês, e uma vez que nunca foram rectificadas na totalidade, decidi avançar o corte do serviço.

Enviei um fax a explicar e de forma a evitar que o contrato que vigorava fosse aplicado, pedi uma rescisão amigável sem que fosse necessário pagar o mesmo na totalidade. Só o último mês de utilização. Esse pedido foi aceite pela CV. E recebi uma carta com essa mesma decisão.

Entretanto tenho recebido agora SMSs a dizer que possuo uma dívida enorme (do contrato todo), contacto o departamento específico para estes casos da empresa e dizem-me que está tudo bem, mas visto que estamos num período de férias as coisas atrasaram-se e para ignorar os respectivos SMSs.

A situação é, hoje fui contactado por uma empresa externa/departamento legal da CV (para abate), ou seja, por um advogado a alertar-me da dívida e que o caso iria para tribunal, se não efectuasse o pagamento.

Já não sei o que se passa, tenho uma carta e sempre que liguei dizem-me que a situação está tratada/não tenho fidelização, e no entanto isto está a ir para tribunal, ao que parece.

O que posso fazer para me proteger? É que parece que a CV depois de eu ter rescindido supostamente com o aval deles, voltou com a palavra atrás e quer "tramar-me". Por assim dizer.

E todas as provas que supostamente tenho, e até uma carta deles a confirmar os meus pedidos, já não interessam.

Isto é assim?
 
Última edição:
Bom-dia.

Gostaria da vossa opinião, se já passaram por algo idêntico, sobre o que fazer, uma vez que estou a ficar preocupado.

Eu estava na Cabovisão com um contrato em vigor, só que derivado a muitas avarias num mês, e uma vez que nunca foram rectificadas na totalidade, decidi avançar o corte do serviço.

Enviei um fax a explicar e de forma a evitar que o contrato que vigorava fosse aplicado, pedi uma rescisão amigável sem que fosse necessário pagar o mesmo na totalidade. Só o último mês de utilização. Esse pedido foi aceite pela CV. E recebi uma carta com essa mesma decisão.

Entretanto tenho recebido agora SMSs a dizer que possuo uma dívida enorme (do contrato todo), contacto o departamento específico para estes casos da empresa e dizem-me que está tudo bem, mas visto que estamos num período de férias as coisas atrasaram-se e para ignorar os respectivos SMSs.

A situação é, hoje fui contactado por uma empresa externa/departamento legal da CV (para abate), ou seja, por um advogado a alertar-me da dívida e que o caso iria para tribunal, se não efectuasse o pagamento.

Já não sei o que se passa, tenho uma carta e sempre que liguei dizem-me que a situação está tratada/não tenho fidelização, e no entanto isto está a ir para tribunal, ao que parece.

O que posso fazer para me proteger? É que parece que a CV depois de eu ter rescindido supostamente com o aval deles, voltou com a palavra atrás e quer "tramar-me". Por assim dizer.

E todas as provas que supostamente tenho, e até uma carta deles a confirmar os meus pedidos, já não interessam.

Isto é assim?
Primeiro a rescissão do contrato ocorreu quando? E a alegada divida é de quando? (A Lei prevê seis meses a partir do qual o devedor pode requerer prescrição dos valores em dívida, por isso as datas são relevantes).
Depois, foste formalmente notificado para um Procedimento de Injunção ? Se sim, fizeste oposição ao mesmo? (A morada no contrato com a operadora e a tua morada atual (e associada ao NIF) é a mesma?) (Mais ->Info sobre Procedimento de Injunção)

Recomendações: Para além da óbvia, de consultares um advogado se considerares que não tens condições de acompanhar este tema de forma confortável.
1) Reunires todos os documentos que tenhas e fazeres um resumo/mapa com datas e acontecimentos para te orientares na argumentação.
2) Falares, oficiosamente, com a referida empresa/advogado, e explicares o que se passou e que tens um comprovativo da operadora em como aceitou resolver o contrato antecipadamente sem penalização. (Claro que o que é falado oficiosamente, tem muito pouco valor juridico, se achares depois por bem, responde à referida empresa por carta registada com aviso de receção anexando cópia da referida carta da operadora (é o que eu faria)).
3) O mesmo para com a operadora, carta registada c/ AR.
4) Reclamação na ANACOM.
5) E claro, a Resolução Alternativa de Litígios (no caso da Cabovisão saber mais ->aqui).
Edit: RAL da Cabovisão.
 
Primeiro a rescissão do contrato ocorreu quando? E a alegada divida é de quando? (A Lei prevê seis meses a partir do qual o devedor pode requerer prescrição dos valores em dívida, por isso as datas são relevantes).
Depois, foste formalmente notificado para um Procedimento de Injunção ? Se sim, fizeste oposição ao mesmo? (A morada no contrato com a operadora e a tua morada atual (e associada ao NIF) é a mesma?) (Mais ->Info sobre Procedimento de Injunção)

Recomendações: Para além da óbvia, de consultares um advogado se considerares que não tens condições de acompanhar este tema de forma confortável.
1) Reunires todos os documentos que tenhas e fazeres um resumo/mapa com datas e acontecimentos para te orientares na argumentação.
2) Falares, oficiosamente, com a referida empresa/advogado, e explicares o que se passou e que tens um comprovativo da operadora em como aceitou resolver o contrato antecipadamente sem penalização. (Claro que o que é falado oficiosamente, tem muito pouco valor juridico, se achares depois por bem, responde à referida empresa por carta registada com aviso de receção anexando cópia da referida carta da operadora (é o que eu faria)).
3) O mesmo para com a operadora, carta registada c/ AR.
4) Reclamação na ANACOM.
5) E claro, a Resolução Alternativa de Litígios (no caso da Cabovisão saber mais ->aqui).
Edit: RAL da Cabovisão.

Bom-dia. Em Maio foi pedido a rescisão, em Junho o mesmo foi aceite e o corte efectuado. Estas 'ameaças' começaram no início do mês de Agosto tendo sido contactado hoje, pela tal entidade.

A questão é, a mesma foi aceite pela cabovisão e há uma carta que o prova e no entanto contradizem-se?
 
A questão é, a mesma foi aceite pela cabovisão e há uma carta que o prova e no entanto contradizem-se?
Infelizmente não devia acontecer, mas... Tentar imputar custos e penalizações ao cliente aquando da rescissão antecipada de um contrato ou denúncia do mesmo (por incumprimento do fornecedor do serviço e/ou por acordo entre as partes) é o pão nosso de cada dia. Só se chegar a tribunal é que eventualmente poderá o operador ser acusado de litigância de má fé, e normalmente não vão a tribunal, até lá podem tentar imputar divídas a ver se cola. Motivos, que interessam zero ao cliente: problemas de comunicação interna na empresa; o departamento A não informou o B do acordo; "é politica interna da empresa enviar todos os contratos rescindidos antecipadamente para a unidade xpto que faz a recuperaçõa de dívidas"; Por telefone: "lamentamos muito foi uma falha e poderá ignorar a nossa última carta"= muito bem, passem isso para escrito e enviem-me!; etc e tal
Por isso sugeri para numa primeira fase resolveres a questão diretamente com os envolvidos mas durante ou logo depois fazer a reclamação para a ANACOM, pois sem casos concretos fica ainda mais difícil o regulador intervir.

(Quanto aos prazos, eles estão dentro dos limites. Nesta fase e mesmo que digam que está tudo resolvido, deves estar atento a uma eventual notificação de um processo de injunção, para fazeres logo oposição (usando a mesma carta e documentos que comprovem não haver lugar a essa divída) para evitar que o procedimento se arraste e seja mais complicado e moroso de resolver.)

É realmente lamentável, primeiro por ser ilegal depois pelo desgaste que tudo isto provoca, pelo tempo gasto e pelo stress associado. Por outro lado é bom saber estes casos, traz à memória os casos da NOS relatados na RTP e mais recentemente de uma cliente que decidiu ir a tribunal, a operadora perdeu a causa e agora deverá propor uma ação cível contra a operadora para ressarcimento dos danos patrimoniais e pessoais sofridos.
Houvesse jurisprudência de indeminizações elevadas e prazos de trânsito curtos (ou mesmo sumários) por litigância de má fé nestes casos das operadoras vs clientes, e claro, se fosse permitido em Portugal a promoção do patrocinio jurídico para estes casos e honorários pagos por comissão da indeminização e era ver advogados a colocar anúncios aqui no fórum... lá teria a zwame de abrir uma seção patrocinada :002:
 
Infelizmente não devia acontecer, mas... Tentar imputar custos e penalizações ao cliente aquando da rescissão antecipada de um contrato ou denúncia do mesmo (por incumprimento do fornecedor do serviço e/ou por acordo entre as partes) é o pão nosso de cada dia. Só se chegar a tribunal é que eventualmente poderá o operador ser acusado de litigância de má fé, e normalmente não vão a tribunal, até lá podem tentar imputar divídas a ver se cola. Motivos, que interessam zero ao cliente: problemas de comunicação interna na empresa; o departamento A não informou o B do acordo; "é politica interna da empresa enviar todos os contratos rescindidos antecipadamente para a unidade xpto que faz a recuperaçõa de dívidas"; Por telefone: "lamentamos muito foi uma falha e poderá ignorar a nossa última carta"= muito bem, passem isso para escrito e enviem-me!; etc e tal
Por isso sugeri para numa primeira fase resolveres a questão diretamente com os envolvidos mas durante ou logo depois fazer a reclamação para a ANACOM, pois sem casos concretos fica ainda mais difícil o regulador intervir.

(Quanto aos prazos, eles estão dentro dos limites. Nesta fase e mesmo que digam que está tudo resolvido, deves estar atento a uma eventual notificação de um processo de injunção, para fazeres logo oposição (usando a mesma carta e documentos que comprovem não haver lugar a essa divída) para evitar que o procedimento se arraste e seja mais complicado e moroso de resolver.)

É realmente lamentável, primeiro por ser ilegal depois pelo desgaste que tudo isto provoca, pelo tempo gasto e pelo stress associado. Por outro lado é bom saber estes casos, traz à memória os casos da NOS relatados na RTP e mais recentemente de uma cliente que decidiu ir a tribunal, a operadora perdeu a causa e agora deverá propor uma ação cível contra a operadora para ressarcimento dos danos patrimoniais e pessoais sofridos.
Houvesse jurisprudência de indeminizações elevadas e prazos de trânsito curtos (ou mesmo sumários) por litigância de má fé nestes casos das operadoras vs clientes, e claro, se fosse permitido em Portugal a promoção do patrocinio jurídico para estes casos e honorários pagos por comissão da indeminização e era ver advogados a colocar anúncios aqui no fórum... lá teria a zwame de abrir uma seção patrocinada :002:

É uma vergonha de facto e por sorte tenho a carta da participação deles dando aval à rescisão, imaginemos que a tinha perdido e tendo em conta ao que me dizem telefonicamente estava bem tramado uma vez que voltariam com a palavra atrás e pronto. Cá iria o zé povinho pagar. Irei enviar fotocópia da carta para a entidade que me contactou de forma a provar o tal entendimento e fazer pressão com a CV e em última instância contactar um advogado.

É triste ver as empresas voltarem com a palavra atrás uma vez que já tudo tinha sido acordado para a rescisão e lá se lembram que querem sacar erros quando a perda do cliente foi por culpa deles, uma vez que o problema nunca foi rectificado.

Mas pronto, a honestidade é raro encontrar hoje em dia, só espero não vir a ter problemas uma vez que rescindi com o aval deles. Se soubesse que teria custas teria ficado até à fidelização prescrever.
 
Informação Importante:

Agradecendo desde já toda a ajuda que me deram, o meu caso teve um final feliz, mas no fundo é uma lição para todos.

Não recuei um ponto nas minhas intenções, depois de queixas à provedoria da PT, Anacom, Portal das Queixas, área de cliente e numa fase mais adiantada envio de processo para os Julgados da Paz...

E depois de desligamento do serviço no dia 16 (sem qualquer contacto da PT) eis que no dia 17 recebo um telefonema da MEO para me pedir desculpa, assumir o óbvio erro e falta de ética em todo o processo e por fim cumprir com a oferta comercial que me havia sido feita e aceite no dia 8 de Julho.

Além disso creditaram na fatura de Agosto o valor de 32 euros referentes a pacote que não era o desejado por mim nos 23 dias em que fui prejudicado.

Como tinha feito a adesão por telefone com a NOS no dia 16 (e agendamento de instalação para dia 18) expliquei que teria de conversar primeiro com a NOS, e assim fiz, a NOS foi impecável, compreendendo a situação, anulou o agendamento e corrigiu o tarifário do meu telemóvel para o WTF antigo.

Portanto, fica a ideia de que quando temos razão e lutamos as coisas acontecem...

Abraço e obrigado pelas ajudas.

Já agora, fiquei em zona sem concorrência (só NOS Satelite), sem fibra com o MEO TOTAL 24 ADSL a 31,99 euros.
 
Back
Topo