Rescisão de Contrato / Fidelização - ISP

Boa noite,

@desde99

Como estava a dizer anteriormente, fidelizei-me á relativamente pouco tempo (dia 28 de Fevereiro por telefone, confirmei agora) por 12 meses e adicionei o serviço movel ao meu pacote.

Já estava fidelizado antes, mas a fidelização nova começou agora em Março e termina em Março de 2018.

O que se sucede é o seguinte, no dia 16 de Março a Nowo decide mudar as coisas e todas as chamadas feitas por telemovel ou fixo paga-se 30 centimos ao minuto para o numero de assistencia/apoio ao cliente.

Posso terminar o contrato visto eles terem mudado isto sem aviso prévio e quando me fidelizei as chamadas para o apoio/assistencia eram gratuitas?
(sou cliente desde que a cabovisão abriu a empresa e nunca cobraram este serviço, 17 anos portanto)

O mais irritante é que pelos vistos paga-se na mesma em caso de falha do serviço por parte deles, ou seja a gente não tem culpa e tem de pagar a chamada para resolver a situção...

Na Vodafone sei que não é assim por experiencia propria.

Outra coisa, aderi recentemente ao serviço movel e não me conseguem ativar o serviço de notificação por msg caso o telemovel esteja desligado ou sem rede, algo que todas as operadoras tem isto a funcionar por padrão.

Posso terminar o contrato visto eles não me disponibilizarem um serviço que tem de estar ativo por normal funcionamento da rede movel?

Até me foi dito que podia ser do meu telemovel, mas até vou trocar o cartão para outro telemovel e já tiro isso a limpo.
Sim, tira isso a limpo primeiro. Quanto a poderes ou não rescindir com base nesses motivos, a questão é se esses serviços estão ou não contratualizados e se fundaste ou não a tua decisão de adesão aos serviços (neste caso, a tua refidelização) com base nesses motivos.

De qualquer forma, para rescindires das duas uma: ou chegas a acordo com a Cabovisão (Nowo) ou vai ter de ser um tribunal arbitral a decretar que podes rescindir com base nesse motivos (o que pode muito bem acontecer, mas não é certo).
 
Sim, tira isso a limpo primeiro. Quanto a poderes ou não rescindir com base nesses motivos, a questão é se esses serviços estão ou não contratualizados e se fundaste ou não a tua decisão de adesão aos serviços (neste caso, a tua refidelização) com base nesses motivos.

De qualquer forma, para rescindires das duas uma: ou chegas a acordo com a Cabovisão (Nowo) ou vai ter de ser um tribunal arbitral a decretar que podes rescindir com base nesse motivos (o que pode muito bem acontecer, mas não é certo).

Não vejo porque não, quando me re-fidelizei do zero as chamadas para a assistencia ainda eram gratuitas como sempre foram há 17 anos.

Contava que continuasse a ser assim, não que mudassem as coisas passado 15 dias sem aviso prévio :rolleyes:

Como é que tiro isso a limpo ? No Apoio ao consumidor?
 
Não vejo porque não, quando me re-fidelizei do zero as chamadas para a assistencia ainda eram gratuitas como sempre foram há 17 anos.

Contava que continuasse a ser assim, não que mudassem as coisas passado 15 dias sem aviso prévio :rolleyes:

Como é que tiro isso a limpo ? No Apoio ao consumidor?
Sobre "tirar a limpo" a questão, tem a ver com o que tinhas dito no final do teu post anterior.

Quanto ao resto, não te quero tirar as esperanças. Só te estou a dizer que há perguntas que é difícil responder com um "sim" ou um "não". Depende da boa vontade da operadora (podes também tentar renegociar) e dos argumentos que conseguires fazer valer se depositares a resolução da situação num árbitro. Podes começar por expor o assunto por via de uma reclamação formal (por escrito) à Nowo.

Mas, deixa ver se percebi, o teu objetivo neste momento é sair da Nowo, certo?
 
Sobre "tirar a limpo" a questão, tem a ver com o que tinhas dito no final do teu post anterior.

Quanto ao resto, não te quero tirar as esperanças. Só te estou a dizer que há perguntas que é difícil responder com um "sim" ou um "não". Depende da boa vontade da operadora (podes também tentar renegociar) e dos argumentos que conseguires fazer valer se depositares a resolução da situação num árbitro. Podes começar por expor o assunto por via de uma reclamação formal (por escrito) à Nowo.

Mas, deixa ver se percebi, o teu objetivo neste momento é sair da Nowo, certo?

Ah tinha percebido outra coisa, já tirei a limpo... meti o cartão noutro telemovel e continuo sem receber as msgs de notificação.

Portanto é do cartão/rede movel.

Sim estou a pensar sair por vários motivos:

- Rede movel apanho com uma barra e net "e" , ou seja sinal muito mau

- A net está má, saco a 30kbs/s - net de 1997, tenho net de 100mb, em 17 anos nunca me aconteceu semelhante

- Box da tv está lenta

- Não recebo as mgs de notificação se tiver telemovel desligado

- E agora a mudança de ter que pagar chamadas se ligar para a assistencia, mudaram sem avisar ninguem, quando me fidelizei 15 dias antes de fazerem isto, as chamadas ainda eram gratis.

Liguei para me resolverem o problema das msgs de notificação, no qual gastei 1,85€ na chamada e nada resolveu

Estou a ficar muito chateado com tudo

Há um mes atrás era um cliente feliz na Nowo , já o sou há 17 anos.

Penso que esses motivos todos são suficientes para cessar contrato
 
Última edição:
Novidades @desde99 :

Sobre a notificação por sms de chamadas se o telemovel tiver desligado/sem rede:

Liguei semana passada 16800, sr Hugo já está feito, problema não resolvido e chamada paga 2,74€
Fui á loja, sr Hugo a Nowo tem isso em 24 horas está a funcionar, problema não resolvido e gasolina gasta
Hoje liguei para o 16800 , 2,74€ para o balde do lixo, sr Hugo esse serviço de notificação de msg não está disponivel na Nowo

No total gastei 7 euros com gasolina +/- , para resolver um problema que não existe pois o serviço não existe na Nowo

Penso que pelo menos o serviço de telemovel posso cessar contrato, so o ativei dia 17 de Março, ainda não tem 15 dias
Quanto ao meu pacote normal, eu falei ao telefone com o rapaz dia 28 de Fevereiro, mas penso que a fidelização só entrava em vigor quando o telemovel fica-se activo
Relativamente as chamadas para assistencia serem pagas, mesmo que o problema seja da cabovisao, o cliente paga a chamada - não há mais nenhuma operadora a fazer isto em Portugal senão estou em erro

Visto que o contrato mudou http://www.nowo.pt/pdf/Condicoes-de-Oferta-dos-Servicos.pdf , está la escrito que as chamadas agora são pagas 30 cent ao min, acho que posso cessar contrato visto a minha re-fidelização ter sido negociada 15 dias antes de eles fazerem esta alteração... ou não?
Quem é iria adivinhar que iam começar a cobrar chamadas para a assistencia, após 17 anos ?

Só estou a confirmar estas coisas contigo, porque é natural que eles me vão negar a cessar contrato por todos os meios possiveis, quem é que hoje em dia sai de uma operadora facilmente estando fidelizado?

Fico a aguardar pela tua resposta.
 
Novidades @desde99 :

Sobre a notificação por sms de chamadas se o telemovel tiver desligado/sem rede:

Liguei semana passada 16800, sr Hugo já está feito, problema não resolvido e chamada paga 2,74€
Fui á loja, sr Hugo a Nowo tem isso em 24 horas está a funcionar, problema não resolvido e gasolina gasta
Hoje liguei para o 16800 , 2,74€ para o balde do lixo, sr Hugo esse serviço de notificação de msg não está disponivel na Nowo

No total gastei 7 euros com gasolina +/- , para resolver um problema que não existe pois o serviço não existe na Nowo

Penso que pelo menos o serviço de telemovel posso cessar contrato, so o ativei dia 17 de Março, ainda não tem 15 dias
Quanto ao meu pacote normal, eu falei ao telefone com o rapaz dia 28 de Fevereiro, mas penso que a fidelização só entrava em vigor quando o telemovel fica-se activo
Relativamente as chamadas para assistencia serem pagas, mesmo que o problema seja da cabovisao, o cliente paga a chamada - não há mais nenhuma operadora a fazer isto em Portugal senão estou em erro

Visto que o contrato mudou http://www.nowo.pt/pdf/Condicoes-de-Oferta-dos-Servicos.pdf , está la escrito que as chamadas agora são pagas 30 cent ao min, acho que posso cessar contrato visto a minha re-fidelização ter sido negociada 15 dias antes de eles fazerem esta alteração... ou não?
Quem é iria adivinhar que iam começar a cobrar chamadas para a assistencia, após 17 anos ?

Só estou a confirmar estas coisas contigo, porque é natural que eles me vão negar a cessar contrato por todos os meios possiveis, quem é que hoje em dia sai de uma operadora facilmente estando fidelizado?

Fico a aguardar pela tua resposta.
Tshi... O meu conselho é mesmo primeiro que tentes ver a tua fidelização retirada por reclamação à Nowo e com base nesses argumentos.
 
OK. Estás à vontade.

Primeiro, quero agradecer ao @desde99 , faz parte do leque dos users que realmente valorizam muito a Zwame.

Bem haja !

Fui á loja da Nowo e fui surpreendido:

- A minha fidelização termina afinal em Julho deste ano e em finais de Junho já posso rescindir ou negociar
- O telemovel que adicionei ao pacote não tem fidelização, posso terminar quando quiser e eliminar este serviço do pacote
- A fidelização nova que fiz em Fevereiro, que fiz é afinal para retirar o aumento de Janeiro , é relativo ao desconto dos 2€ , ( estranhei isto )
- A situação da notificação do telemovel, a novela, voltou a empregada a ligar para a assistencia "sr Hugo havia um barramento, já retiramos, teste daqui a 24 horas" :-D

*Fico assim com alguns receios se isto será realmente verdade, posso pedir copia do meu contrato com isto tudo descriminado @desde99 ?

Relativamente ás chamadas pagas:

A empregada insistiu comigo que na NOS paga-se se for culpa da NOS o problema,

- Disse lhe logo que era cliente há 15 anos na Vodafone, e nunca me cobraram a chamada por culpa de problemas deles, e que era 1€ no maximo

De seguida pergunto ao meu colega se na NOS realmente era assim,

WUzl2AQ.jpg


Diz me o meu colega que era 1€ no maximo (na Nowo são 2,70€) e que fez 4 chamadas para o Apoio e devolveram lhe o dinheiro por ser problemas da NOS,

Agora pergunto,

É legal cobrar ao cliente dinheiro por uma chamada para lhe resolver uma avaria/problema que é culpa da operadora?
Ou o mesmo gastar dinheiro em transporte para se deslocar a uma loja da operadora?

A Nowo é mesmoa a unica empresa a fazer isto no mercado de momento.

P.S

Em Junho já posso rescindir ou negociar o pacote, portanto vou aguardar 2 meses e depois vemos.
 
ico assim com alguns receios se isto será realmente verdade, posso pedir copia do meu contrato com isto tudo descriminado @desde99 ?
Começo por agradecer as palavras muito simpáticas.

Dizes com a fidelização discriminada? Claro que sim. Eles estão aliás obrigados a fornecer-te essa informação sempre que a solicitares.
A empregada insistiu comigo que na NOS paga-se se for culpa da NOS o problema,

- Disse lhe logo que era cliente há 15 anos na Vodafone, e nunca me cobraram a chamada por culpa de problemas deles, e que era 1€ no maximo
Exatamente. Eles na NOS devolvem sempre o valor da chamada e até penso que se ligares de uma rede fixa NOS (isto na parte da NOS que antes era "ZON") o apoio técnico é, por norma, gratuito. Além do mais, aqui no fórum conhece-se pelo menos quatro números gratuitos para ligar para a NOS (serviço fixo).
É legal cobrar ao cliente dinheiro por uma chamada para lhe resolver uma avaria/problema que é culpa da operadora?
Ou o mesmo gastar dinheiro em transporte para se deslocar a uma loja da operadora?
Não vou opinar sobre a legalidade (até porque não conheço em detalhe os regulamentos da ANACOM sobre esse particular). O que diz a Lei das Comunicações Electrónicas é que o operador se compromete a assegurar os níveis de qualidade do serviço. É inimaginável por isso para mim que cobrem por uma chamada de avaria técnica. Estaríamos aí perante um caso de dupla faturação (a da mensalidade que per si já tem incluído o valor da prestação do serviço integral + o valor de uma chamada que mais não é do que a forma que o cliente tem para garantir que o serviço está a ser corretamente prestado).

Não obstante, isto é apenas uma opinião. Julgo até que a duração da avaria tem também importância em termos contratuais (mais grave se superior a 48 h).
 
Última edição:
Começo por agradecer as palavras muito simpáticas.

Dizes com a fidelização discriminada? Claro que sim. Eles estão aliás obrigados a fornecer-te essa informação sempre que a solicitares.

Exatamente. Eles na NOS devolvem sempre o valor da chamada e até penso que se ligares de uma rede fixa NOS (isto na parte da NOS que antes era "ZON") o apoio técnico é, por norma, gratuito. Além do mais, aqui no fórum conhece-se pelo menos quatro números gratuitos para ligar para a NOS (serviço fixo).

Não vou opinar sobre a legalidade (até porque não conheço em detalhe os regulamentos da ANACOM sobre esse particular). O que diz a Lei das Comunicações Electrónicas é que o operador se compromete a assegurar os níveis de qualidade do serviço. É inimaginável por isso para mim que cobrem por uma chamada de avaria técnica. Estaríamos aí perante um caso de dupla faturação (a da mensalidade que per si já tem incluído o valor da prestação do serviço integral + o valor de uma chamada que mais não é do que a forma que o cliente tem para garantir que o serviço está a ser corretamente prestado).

Não obstante, isto é apenas uma opinião. Julgo até que a duração tem também importância em termos contratuais (mais grave se superior a 48 h).

Obrigado pela resposta,

Vou pedir a fidelização discriminada/contracto/algo do genero, em papel ou pelo email, quando a moça ligar hoje á tarde por causa da notificação das chamadas.

Para onde recomendas que, exponha esta situação da Nowo estar a cobrar as chamadas para o Apoio, mesmo que seja falha deles?

Não vou pedir para cessar contracto, por agora, só quero mesmo reclamar desta situação para as entidades competentes estarem atentos ao que se passa na Nowo.
 
Para onde recomendas que, exponha esta situação da Nowo estar a cobrar as chamadas para o Apoio, mesmo que seja falha deles?
Para onde? Para a própria e para o regulador. Preenchendo o livro de reclamações externo (o conhecido livro vermelho) tens dois em um; vai o duplicado para o regulador e o triplicado fica com a Nowo (o original para ti).
 
Para onde? Para a própria e para o regulador. Preenchendo o livro de reclamações externo (o conhecido livro vermelho) tens dois em um; vai o duplicado para o regulador e o triplicado fica com a Nowo (o original para ti).

Não vi na loja o livro de reclamações, ou o aviso do mesmo, mas da proxima vez que passar perto da loja trato disso.

Já me disseram que escrever no livro de reclamações, ou aqui no site da asae é igual: http://www.asae.pt/?cn=5591AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA , que dizes?

Ontem acho que já te perguntei, mas independente desta situação da Nowo,
quando se escreve num livro de reclamações dentro de um estabelecimento, depois a resposta á reclamação escrita é obtida por carta ou por telef?
sabes me dizer?
 
Não vi na loja o livro de reclamações, ou o aviso do mesmo, mas da proxima vez que passar perto da loja trato disso.

Já me disseram que escrever no livro de reclamações, ou aqui no site da asae é igual: http://www.asae.pt/?cn=5591AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA , que dizes?

Ontem acho que já te perguntei, mas independente desta situação da Nowo,
quando se escreve num livro de reclamações dentro de um estabelecimento, depois a resposta á reclamação escrita é obtida por carta ou por telef?
sabes me dizer?
 

Obrigado pelas informações , como sempre 5 estrelas!

Não sabia que dava para acompanhar o estado da reclamação.

Mas então @desde99, não fazes ideia como respondem a uma reclamação escrita no livro de reclamações?

Perguntei a um colega meu e ele disse-me que enviaram uma carta para casa.

:beerchug:
 
Última edição:
Obrigado pelas informações , como sempre 5 estrelas!

Não sabia que dava para acompanhar o estado da reclamação.

Mas então @desde99, não fazes ideia como respondem a uma reclamação escrita no livro de reclamações?

Perguntei a um colega meu e ele disse-me que enviaram uma carta para casa.

:beerchug:
Podem enviar uma carta para casa, sim. Isso depende do tratamento de cada empresa. A Lei é omissa nisso.
 
Boas, se um cliente quiser rescindir dentro dos 14 dias(feito por telefone), já com serviço instalado que valores tem de pagar?
 
Back
Topo