Rescisão de Contrato / Fidelização - ISP

Sim, isso infelizmente é o "normal" na MEO, e se não tivesse sido notícia, se calhar ainda andavam às voltas com esses contratos, foi só mesmo para dizer que infelizmente nas outras não é muito melhor. :(
 
Fatura de telecomunicações vai passar a ter data de fidelização e valor dos encargos

A Anacom decidiu que a data do fim da fidelização e os respetivos encargos têm de passar a constar das faturas que as operadoras enviam gratuitamente aos clientes todos os meses.

A data em que termina o período de fidelização e o valor dos encargos que a pessoa terá que suportar se quiser rescindir o contrato antes do fim da fidelização tem que passar a constar das faturas a enviar gratuitamente aos clientes que o solicitem, “seja qual for o suporte e o meio utilizado”, refere a entidade reguladora.
...
https://tek.sapo.pt/noticias/teleco...assar-a-constar-da-fatura-de-telecomunicacoes
 
Fatura de telecomunicações vai passar a ter data de fidelização e valor dos encargos

A Anacom decidiu que a data do fim da fidelização e os respetivos encargos têm de passar a constar das faturas que as operadoras enviam gratuitamente aos clientes todos os meses.

A data em que termina o período de fidelização e o valor dos encargos que a pessoa terá que suportar se quiser rescindir o contrato antes do fim da fidelização tem que passar a constar das faturas a enviar gratuitamente aos clientes que o solicitem, “seja qual for o suporte e o meio utilizado”, refere a entidade reguladora.
...
https://tek.sapo.pt/noticias/teleco...assar-a-constar-da-fatura-de-telecomunicacoes

Finalmente!
 
Fatura de telecomunicações vai passar a ter data de fidelização e valor dos encargos

A Anacom decidiu que a data do fim da fidelização e os respetivos encargos têm de passar a constar das faturas que as operadoras enviam gratuitamente aos clientes todos os meses.

A data em que termina o período de fidelização e o valor dos encargos que a pessoa terá que suportar se quiser rescindir o contrato antes do fim da fidelização tem que passar a constar das faturas a enviar gratuitamente aos clientes que o solicitem, “seja qual for o suporte e o meio utilizado”, refere a entidade reguladora.
...
https://tek.sapo.pt/noticias/teleco...assar-a-constar-da-fatura-de-telecomunicacoes
Fantástico, excelente medida.

Eu, na NOS, não consigo que eles me dêem uma declaração detalhada da penalização por rescisão contratual antes do fim da fidelização.
Só me dizem qual é o valor, não me dizem porquê “oficialmente”. O funcionário da loja lá me mostrou o pc dele, com a penalização dividida por parcelas (custo ativação, promoções, descontos, whatever) mas disse que não podia imprimir, só podia dizer verbalmente qual o valor da rescisão.

Esta ação da NOS torna difícil a vida dos clientes, porque torna-se muito complicado de rebater e contestar o valor da penalização. Por exemplo, no meu caso, não houve qualquer ativação/instalação de serviço aquando da refidelização, mas sei que eles estão a incluir 75 euros disso mesmo, no valor da penalização. Mas, como eles não dão esse valor detalhado de forma oficial, como é que vou rebater?

Já agora... Alguém me sabe dizer como é que posso pedir a gravação da chamada na qual foi feita a refidelização? (E já tem 1 ano e 4 meses)
 
Fantástico, excelente medida.

Eu, na NOS, não consigo que eles me dêem uma declaração detalhada da penalização por rescisão contratual antes do fim da fidelização.
Só me dizem qual é o valor, não me dizem porquê “oficialmente”. O funcionário da loja lá me mostrou o pc dele, com a penalização dividida por parcelas (custo ativação, promoções, descontos, whatever) mas disse que não podia imprimir, só podia dizer verbalmente qual o valor da rescisão.

Esta ação da NOS torna difícil a vida dos clientes, porque torna-se muito complicado de rebater e contestar o valor da penalização. Por exemplo, no meu caso, não houve qualquer ativação/instalação de serviço aquando da refidelização, mas sei que eles estão a incluir 75 euros disso mesmo, no valor da penalização. Mas, como eles não dão esse valor detalhado de forma oficial, como é que vou rebater?

Já agora... Alguém me sabe dizer como é que posso pedir a gravação da chamada na qual foi feita a refidelização? (E já tem 1 ano e 4 meses)

A tua primeira questão é pertinente, sem dúvida, mas olha que se foi refidelização instalação não houve, mas ativação provavelmente houve... Por exemplo, não te fizeram upgrade da velocidade da internet? Se fizeram já te ativaram a nova velocidade. Isto pode não ser o senso comum da ativação do serviço após a instalação mas eles podem alegar isso...

Quanto à tua última questão normalmente nas lojas se pedires a chamada X do dia X eles dão, agora como já é tão antiga não sei se dará.

O meu conselho é para esperares que termine a tua fidelização, sabendo ou não quando tens que pagar a verdade é que se vais rescindir sem nenhuma razão para não teres que pagar uma "multa" vais sempre ter um prejuízo. E pelo que vejo já não te falta muito para poderes denunciar o contrato quando bem te apetecer...
 
Sim, +1 aqui também. A questão de termos mais info nas nossas faturas, particularmente relevante para o cliente, é sem duvida importante. MAS nada disso seria muito importante se a ANACOM já tivesse imposto a sua própria deliberação (será que é mesmo a sua vontade?) e obrigasse os operadores a entregar aos clientes a Ficha de informação simplificada (FIS). Enfim... estamos nisto desde Agosto de 2016... Por que será que os operadores dificultam tanto esta FIS ?! :berlusca:

De um outro post, de uma outra thread e já com algum tempo:
Só para deixar uma nota de que existe o Regulamento n.º 829/2016, publicado a 23 de agosto de 2016, da ANACOM, que obriga a que seja disponibilizado ao cliente/futuro cliente uma Ficha de informação simplificada (FIS). Esta FIS, se corretamente preenchida pelo operador, como se exige, é uma ferramenta muito boa para o cliente perceber claramente o que está a contratar, qualidade do serviço, que ofertas/promoções lhe foram concedidos e quais as eventuais penalizações por rescisão antecipada do contrato. Deverá estar quase tudo lá ;) Eu por acaso não vi ainda ninguém mencionar essa FIS mas acredito que se estivermos informados passará a ser algo relevante neste tópico ;)

A Ficha de informação simplificada (FIS) deverá estar disponível na internet (página dos operadores) para os pacotes base e terá de obrigatoriamente ser entregue ao cliente em papel (ou enviada por email se o cliente aceitar) na altura da celebração de um novo contrato (ou alteração ao existente), fazendo parte das condições particulares do contrato.

Ou seja tudo (mesmo tudo) o que for acordado com o comercial, loja, telefone, retenção,... deverá constar da FIS!!

ANACOM: "Os operadores têm que ajustar os seus procedimentos às novas regras até ao dia 23 de fevereiro de 2017, podendo fazê-lo antes, se assim o pretenderem."
 
Por exemplo, no meu caso, não houve qualquer ativação/instalação de serviço aquando da refidelização, mas sei que eles estão a incluir 75 euros disso mesmo, no valor da penalização. Mas, como eles não dão esse valor detalhado de forma oficial, como é que vou rebater?
@Flex, @JPF1977
Mais uma vez (página anterior), tudo isso tem que estar no contrato celebrado com o fornecedor de serviços.
 
A tua primeira questão é pertinente, sem dúvida, mas olha que se foi refidelização instalação não houve, mas ativação provavelmente houve... Por exemplo, não te fizeram upgrade da velocidade da internet? Se fizeram já te ativaram a nova velocidade. Isto pode não ser o senso comum da ativação do serviço após a instalação mas eles podem alegar isso...

Quanto à tua última questão normalmente nas lojas se pedires a chamada X do dia X eles dão, agora como já é tão antiga não sei se dará.

O meu conselho é para esperares que termine a tua fidelização, sabendo ou não quando tens que pagar a verdade é que se vais rescindir sem nenhuma razão para não teres que pagar uma "multa" vais sempre ter um prejuízo. E pelo que vejo já não te falta muito para poderes denunciar o contrato quando bem te apetecer...
Não, não houve upgrade de velocidade.
Não houve ativação de nada.

Mas a questão parece resolvida, após reclamação no livro de reclamações online e resposta em poucos dias da NOS. Também tinha contactado a ANACOM, mas ainda não responderam.

De qualquer das formas, vou mudar de operador, sem qualquer penalização da NOS.
 
Obrigado desde já aos users que responderam ao meu pedido de ajuda. Bem fiz o seguinte para já fiz o contacto a partir do site da Vodafone na secção e-mail e escrevi que ia mudar de casa, blá blá blá e que tinha ido a uma loja deles verificar se havia cobertura com o mesmo serviço para a futura morada. Como isso não garantem a cobertura solicitei rescisão de contrato a partir de 1 de Outubro ao abrigo do artigo 437 do código civil, anexei a carta de demissão assinada, proposta de contrato para a nova empresa e um print do artigo 437 para mais fácil verificação.

A única parte que não me sinto confortável é que este sistema de contacto deles é meio manhoso, não te envia um e-mail com o registo do teu contacto e nem te diz se a mensagem foi enviada ou não... Conhecem outra forma de contacto que possa registar sem ser por carta ou telefone? Fui ver ao e-mail deles onde eles enviam as faturas mas diz lá para não fazer reply para aquele e-mail...

Mas pronto se continuar sem resposta no final desta semana envio uma carta registada. A ver se me safo! Caso eles não acedam ao pedido então aí parto para o tribunal arbitral ou centro de peritagem.

Update:

Bem fui contactado por um funcionário da Vodafone agora mesmo e ele informou que eles não estão dispostos a rescindir o contrato sem eu pagar a devida indemnização dos meses até ao fim do período de fidelização. Deu-me 3 alternativas: transferir o meu contrato para outra pessoa, mudar para um tarifário pós pago ou aderir a um serviço de internet móvel por 16€ e pouco por mês, que segundo o gajo seria o melhor porque seria mais baixo do que o valor que terei de pagar na indemnização...!!! A estratégia dos gajos está bem montada está.

Bem o próximo passo é então Centro de Arbitragem. Sabem-me dizer se posso abrir processo através do formulário do site deles ou tenho que me deslocar a um centro de arbitragem mais próximo? Já agora espero receber a carta da Vodafone a notificar as intenções deles ou posso já abrir o processo no centro de arbitragem?

O site que encontrei do Centro de Arbitragem é este:

http://www.centroarbitragemlisboa.pt/formulario.php
 
A que cidade e distrito está associada a morada que tens no contrato?

Teres que te deslocar até a um centro de arbitragem ou fazer pela internet vai depender da resposta à questão que fiz em cima.
 
Fatura de telecomunicações vai passar a ter data de fidelização e valor dos encargos

A Anacom decidiu que a data do fim da fidelização e os respetivos encargos têm de passar a constar das faturas que as operadoras enviam gratuitamente aos clientes todos os meses.

A data em que termina o período de fidelização e o valor dos encargos que a pessoa terá que suportar se quiser rescindir o contrato antes do fim da fidelização tem que passar a constar das faturas a enviar gratuitamente aos clientes que o solicitem, “seja qual for o suporte e o meio utilizado”, refere a entidade reguladora.
...
https://tek.sapo.pt/noticias/teleco...assar-a-constar-da-fatura-de-telecomunicacoes
Se não estou em erro, quando era cliente Clix fibra (até set/out 2013) vinha mencionado a data do fim da fidelização e quanto faltava pagar caso rescinsice. Vou ver se tenho alguma fatura...
 
Última edição:
IUPI, acabou a minha fidelização, mas como a MEO, tal como todos os ISP, são uma cambada de interpretadores abusivos da lei, e está demorada a revisão da mesma, aumentaram a mensalidade sem me notificar, e só a baixam (sem instalar fibra, que está a 200 e tal m da minha casa, nem investir em novos equipamentos), mediante nova fidelização.

E a cereja no topo do bolo deste abuso, é que com a atualização de tarifários e "campanhas" durante estes útimos 2 anos, vou ficar com menos 50 canais, e mesmo assim pagar mais 6 €... e isto após insistência minha na linha de retenção, até chegar ao ponto em que o telefonista lá foi tratar de me orientar sobre como suspender o serviço... é ou não é gozar com o consumidor?

Ora, como eu gosto de tratar os outros tal como me tratam a mim, tomei esta decisão: de 2 em 2 anos, em vez de simplesmente ser abusado pacificamente, vou devolver o abuso: suspendo o serviço, mando-os vir buscar o equipamento, e depois telefono para voltarem a instalar. Comigo, se querem re-fidelizações ad-aeternum no serviço ADSL, a partir de agora é assim. O abuso e a ganância vai passar a sair-lhes caro!

Quero só que me digam o que é que aconselham para os dias em que vou ficar sem o serviço? Mais concretamente, que net sem fidelização (4G) é que posso colocar, só para não ficar nenhum dia às escuras?
 
@xiixaz preenche a ficha a dizer que queres denunciar o contrato eles vão ligar te e fazer te uma boa proposta. Eu tinha ADSL fiz isso e agora tenho 200 canais, 200mbps por 28,9€.
 
Update:

Bem fui contactado por um funcionário da Vodafone agora mesmo e ele informou que eles não estão dispostos a rescindir o contrato sem eu pagar a devida indemnização dos meses até ao fim do período de fidelização. Deu-me 3 alternativas: transferir o meu contrato para outra pessoa, mudar para um tarifário pós pago ou aderir a um serviço de internet móvel por 16€ e pouco por mês, que segundo o gajo seria o melhor porque seria mais baixo do que o valor que terei de pagar na indemnização...!!! A estratégia dos gajos está bem montada está.

Bem o próximo passo é então Centro de Arbitragem. Sabem-me dizer se posso abrir processo através do formulário do site deles ou tenho que me deslocar a um centro de arbitragem mais próximo? Já agora espero receber a carta da Vodafone a notificar as intenções deles ou posso já abrir o processo no centro de arbitragem?

O site que encontrei do Centro de Arbitragem é este:

http://www.centroarbitragemlisboa.pt/formulario.php

Utiliza o livro de reclamações online, anexa a prova de demissão e novo contrato, é automaticamente enviado para a Vodafone e para a ANACOM, devem-te contactar em 5 dias uteis. Para garantir envia um novo e-mail pelo fornulario deles com o comprovativo da reclamação e reforça a intenção de rescisão. Acredito que a resposta seja diferente desta vez. Dá update se te lembrares :P
 
Back
Topo